Buscar no site

Alunos do Carolina Burali realizam Acolhimento em Assis e Paraguaçu Paulista

O diferencial desta atividade é que todas as atividades são coordenadas por jovens alunos ou ex-alunos do Ensino Integral

Divulgação/Fernanda Fazano

  • 01/03/18
  • 12:00
  • Atualizado há 321 semanas

Desde 2014, quando foi implantado o Programa Ensino Integral na E.E. Dona Carolina Francini Burali, todo início de ano é realizado o Acolhimento de Alunos. Segundo o vice-diretor e responsável por esta área, Antônio Beluco Neto, trata-se da primeira etapa da construção do projeto de vida dos alunos, sempre dos 6º anos do Ensino Fundamental, do 1º ano do Ensino Médio e os novos em geral que ingressam neste novo programa, tanto no primeiro quanto no segundo semestre.

"Nesta atividade, os alunos são recebidos na escola não apenas pela equipe escolar, mas sim por um grupo de jovens alunos que já passaram por este processo e, portanto, já vivenciaram os quatro pilares da educação e os conceitos e metodologias tanto do Protagonismo Juvenil quanto do Projeto de Vida. A novidade deste ano foi que nossos alunos além de participarem desta atividade em nossa unidade escolar, foram convidados a irem até o município de Paraguaçu Paulista para realizarem lá o primeiro acolhimento dos alunos da E.E. Profa. Maria Ângela Batista Dias que iniciou 2018 com a oferta de educação em tempo integral para adolescentes, que estarão cursando o Ensino Médio", explicou o vice-diretor.

O diferencial desta atividade é que todas as atividades são coordenadas por jovens alunos ou ex-alunos do Ensino Integral, como é o caso de Beatriz Coelho, hoje já formada em Educação Física, que acompanha este trabalho há pelo menos três anos. Ela descreve que como esta é a primeira etapa da construção do projeto de vida dos alunos que ingressam é também a primeira atividade pedagógica do ano letivo: "Este contato jovens com jovens é muito gratificante. Nós apresentamos a eles a equipe escolar, os ambientes e todo o funcionamento da escola, sempre destacando nas dinâmicas o despertar dos estudantes dos valores e bases para sua formação como cidadão autônomo, solidário, competente e participativo, bem como a construção de seus projetos de vida", concluiu.

Receba nossas notícias em primeira mão!