25 de Junho de 2018
17º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Hospital de Olhos promove Semana de Combate ao Glaucoma, em Assis

Doença atinge mais de 2 milhões de brasileiros e é um problema de saúde pública

O Hospital de Olhos Oeste Paulista (HOOP) realiza até o dia 26 de maio, sábado, a sua Semana de Combate ao Glaucoma, em Assis.

A doença atinge mais de 2 milhões de brasileiros e deve ser alvo de atenção dos pacientes. Por conta disso, os médicos e equipes do HOOP irão realizar uma série de ações para levantar a discussão sobre essa grave patologia.

A doutora Elizabeth Maia faz parte do corpo médico do Hospital de Olhos e fala sobre a importância desta semana de conscientização.

"Quero agradecer a oportunidade de poder comentar sobre essa grave doença e que atinge milhares de pessoas em todo o Brasil. O glaucoma é uma neuropatia, ou seja, uma doença que compromete o nervo ótico dos pacientes. No começo não é possível perceber os sintomas e por isso a consulta ao médico oftalmologista é extremamente importante, para que se possa detectar a doença precocemente e tenha chances de controlá-la, já que ela não tem cura”, afirma.

A médica salienta que o glaucoma atinge pacientes diversos, mas há um grupo de risco que precisa de atenção redobrada.

"Existem casos de glaucoma congênito, ou seja, relacionado a uma herança genética. Porém, o mais comum é o glaucoma primário de ângulo aberto, que acomete especialmente pacientes acima dos 40 anos. Pessoas negras ou orientais, bem como hipertensos arteriais e pessoas que tenham histórico de glaucoma na família compõem o grupo de risco desta doença e precisam passar por consultas anuais, para que o médico possa medir a pressão dos olhos, avaliar o nervo ótico e saber se está tudo bem”, salienta.

O uso de corticoides também pode causar glaucoma como efeito secundário.

"O uso de corticoides, que é uma substância amplamente usada, pode causar glaucoma como efeito secundário. Outras doenças como diabetes ou inflamações oculares também podem causar a doença. O importante é sempre consultar o médico especialista e fazer o exame oftalmológico completo, para que o glaucoma possa ser detectado desde o início e a resposta ao tratamento seja mais efetiva”, ressalta.

Na manhã desta segunda-feira, 21, as equipes do Hospital de Olhos Oeste Paulista soltaram balões na cor verde, para chamar a atenção da população assisense na luta contra o glaucoma.

"A Semana de Combate ao Glaucoma iniciou com a soltura dos balões verdes, cor que simboliza a luta contra a doença. Queremos chamar a atenção da população para este grave problema de saúde pública. Ao longo da semana também estaremos em pontos estratégicos da cidade, para distribuir folhetos informativos sobre a doença. Já no sábado, 26, é o dia da campanha nacional. Realizaremos uma palestra gratuita e aberta à comunidade sobre as doenças oculares. Os interessados podem retirar os convites na recepção do Hospital e todos estão convidados. Obrigada a todos pela iniciativa e preocupação em buscar maneiras de combater essa doença tão séria que é o glaucoma”, conclui.

As vagas para a palestra são limitadas, então garanta já seu lugar. O endereço do HOOP é Avenida Otto Ribeiro, 901, no Centro de Assis. Para mais informações, o telefone de contato é (18) 3402-2020.


Dra. Elizabeth Maia junto a alguns membro da equipe do HOOP


Uma das áreas de destaque da Dra. Elizabeth Maia é glaucoma


Bexigas soltas ao vento para mobilizar a população sobre glaucoma


Confira o vídeo:



Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM