Buscar no site

Associação Alvorada proporciona grande transformação para moradora da Vila Progresso

Iniciativa faz parte do Projeto Eureca e busca o empoderamento das famílias e comunidade

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 26/05/18
  • 08:00
  • Atualizado há 308 semanas

O mês de maio é especial para muitas mães em todo o Brasil. Seja mãe, avó, tia ou qualquer figura que represente esse papel tão especial, elas são sempre lembradas no segundo domingo do mês.

Em Assis, a Associação Filantrópica Alvorada realiza diversos trabalhos por meio do Projeto Eureca, que atende as comunidades dos bairros Jardim Alvorada e Vila Progresso, além de famílias que também moram em bairros próximos.

Para celebrar o Dia das Mães de maneira especial, a equipe preparou um dia de transformação para Patrícia Barbosa. Em parceria com a escola CENAIC, ela passou por um dia de beleza que vai além somente da estética.

Segundo Leila Bastos, assistente social do projeto, o principal objetivo foi estimular a autoestima e o empoderamento feminino.

"A nossa linha de atendimento é a convivência e o fortalecimento de vínculos entre as famílias, crianças e adolescentes atendidas pelo projeto. A Patrícia está conosco há quase um ano e, neste Dia das Mães, quisemos dar para ela a oportunidade de passar por essa transformação. As mudanças vão além apenas da estética, porque na verdade vemos o empoderamento feminino através da transformação da beleza. As mulheres, quando estão com a autoestima alta, se sentem mais confiantes. Mais confiante de que ela pode trabalhar, estudar, cuidar dos filhos e ser a dona de sua própria vida", afirma.

Leila acredita que a sensação de acolhimento pode mudar um cenário de conflitos.

"Nosso projeto se desenvolve em basicamente duas etapas. A primeira delas é o acolhimento, já que temos uma rede de apoio em parceria com o CRAS II, Casa da Criança, Conselho Tutelar, Projeto Eureka, Escola Francisca Ribeiro, UBS da Vila Vitória e da Prefeitura Municipal de Assis. Todos nós nos movimentamos para dar assistência às famílias recepcionadas e vermos quais são as demandas de cada pessoa. É um trabalho conjunto e que pode mudar as perspectivas delas. O projeto também promove ações solidárias, como esta que fizemos com a Patrícia. É importante porque agora ela poderá conquistar novas oportunidades de emprego, acreditar em si mesma e mudar de vida, tentando afastar as inseguranças e fragilidades para dar lugar à confiança para novos caminhos", salienta.

Com a ajuda das professoras do CENAIC, Patrícia passou por manicure, pedicure, tratamentos de beleza, maquiagem, além de cortar e tingir os cabelos. Apesar da timidez, ela quer inspirar outras mulheres a darem a volta por cima.

"Eu estou muito feliz com essa oportunidade e espero que outras mulheres também possam se inspirar. Essa é uma oportunidade para deixar de lado o que não nos faz bem e seguir adiante, agora com a autoestima melhor. Obrigada a todos e agora vou correr para casa ver meus filhos", conclui.

Patrícia (ao centro), com colaboradora do CENAIC (à esquerda) e Leila Bastos (à direita)

Confira as fotos desta bela transformação:

Receba nossas notícias em primeira mão!