Buscar no site

Prefeitura de Paraguaçu comemora o Dia do Agricultor Familiar

Data foi celebrada nesta quarta-feira, 25 de julho

Assessoria de Comunicação da Prefeitura - Silvana Paiva

  • 26/07/18
  • 11:00
  • Atualizado há 300 semanas

A prefeita Almira Garms parabeniza os mais 500 de agricultores familiares cadastrados no município de Paraguaçu Paulista.

"É visível a importância desse setor na disponibilidade dos produtos hortifrutigranjeiros, principalmente no comércio local", afirma a prefeita Almira fazendo referência ao Dia Internacional do Agricultor Familiar, comemorado neste dia 25 de julho.

Ainda que seja uma atividade muito importante para o sustento de diversas famílias que vivem na zona rural, dados apontam que cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são fruto da agricultura familiar. A agricultura familiar colabora para a geração de renda e emprego no campo e ainda, melhora o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola.

"Visto priorizar práticas tradicionais de cultivo e de baixo impacto ambiental, a agricultura familiar tem sido grande aliada da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental", salienta a prefeita Almira Garms.

Ela destacou que é importante mencionar que a Prefeitura, por meio do Departamento de Agricultura, reconhece as dificuldades que esses produtores enfrentam para atuar no setor. Uma delas, de acordo com a prefeita, é a carência de máquinas e implementos que são necessários para as atividades da agricultura familiar, principalmente nas etapas de preparo e conservação do solo e plantio.

De acordo com a engenheira agrônoma da Prefeitura, Priscilla Ruiz, existem projetos que objetivam amenizar as dificuldades advindas das atividades de preparo e conservação do solo e da água. A Prefeitura, através de Termos de Permissão de Uso, disponibiliza máquinas e implementos às associações de Produtores da Agricultura Familiar. O projeto é conhecido como Patrulha Agrícola Mecanizada e, apesar de não conter todos os implementos necessários para a execução das atividades de preparo do solo, plantio e colheita, é disponibilizada para os agricultores familiares do município por meio das associações. Além disso, foram executados projetos de adequação e melhoria em estradas vicinais do município, o que contribui para facilitar o escoamento da produção e agregar valor aos produtos através da economia com os custos de transporte.

Ainda, o Departamento de Agricultura, por meio da equipe técnica, tem cadastrado propostas pleiteando, junto a programas do Governo Federal, verba para implantar projetos que visam incentivar e desenvolver a agricultura familiar local. Entre os projetos, merecem destaque a instalação de módulo mínimo de abatedouro de bovinos e suínos, a aquisição de máquinas necessárias para a adequação de estradas rurais, a ampliação do Projeto Patrulha Agrícola Mecanizada e a construção de um Mercado do Produtor.

De acordo com Sérgio Pascoal, diretor do Departamento de Agricultura, todos esses projetos são de custos relativamente altos. "O município sozinho não consegue implantar, existem programas junto ao Governo Federal que podem nos auxiliar e estamos atentos para o período de cadastro de propostas e, por meio do estudo técnico de viabilização e implantação, conseguimos elaborar propostas que, se contempladas, poderão beneficiar os produtores da agricultura familiar de Paraguaçu Paulista", informou Sérgio Páscoal.

Priscilla Ruiz também declarou que toda a equipe do departamento tem trabalhado para a busca de melhorias e desenvolvimento para o setor. "Parabenizo todos os grandes homens e mulheres que lutam diariamente para resistir às dificuldades e continuar produzindo, contribuindo para o sustento das famílias no nosso município", afirma a engenheira agrônoma.

Cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são fruto da agricultura familiar

Receba nossas notícias em primeira mão!