Buscar no site

Projeto de Lei busca reconhecer Palmital como Capital Nacional da Folia de Reis

Desde abril, projeto está sob análise da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasília

Divulgação - Ramon Barbosa Franco

  • 20/08/18
  • 12:00
  • Atualizado há 296 semanas

Tradição herdada pelos portugueses católicos, a Folia de Reis é uma manifestação cultural presente na região de Marília. Entoando versos que remetem a jornada feita pelos três magos do Oriente até a visita ao Menino Jesus na manjedoura de Belém, as companhias de santos reis percorrem bairros, sítios e distritos executando suas danças e angariando doações.

O Projeto de Lei n.º 9.866, de 2018, que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, quer conceder o título de Capital Nacional da Folia de Reis ao município de Palmital. De autoria do deputado federal Walter Ihoshi (PSD), de Marília, o PL n.º 9.866 foi protocolado na secretaria no final de março deste ano e desde abril está sob análise da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, tendo como relatora a deputada federal por Minas Gerais, Raquel Muniz (PSD-MG).

"Esta bela manifestação tradicional e cultural da nossa região encontra grande ressonância em Palmital, município que preserva uma das maiores festas de reis de todo o Brasil", considerou o autor do projeto, o parlamentar federal Walter Ihoshi.

O encontro de bandeiras realizado em Palmital reúne milhares de pessoas e concentra companhias de reis de várias cidades e distritos no entorno.

Palmital fica a 100 quilômetros de Marília e a tramitação do PL nº 9.9866 vem sendo acompanhada atentamente pelas lideranças da cidade, incluindo o prefeito municipal José Roberto Ronqui (PSD).

Os santos reis em Palmital é uma tradição de quase um século: são 80 anos de história, sendo o maior evento da cidade. Palmital realiza anualmente, em janeiro, o grande encontro de bandeiras, concentrando as companhias Anhumas, Faceiros e Três Ilhas, que levam violeiros e devotos acompanhados dos tradicionais e coloridos palhaços.

A visibilidade nacional de Palmital refletirá em outra importante cidade da região que mantém fortemente a tradição das folias: Maracaí. Neste mês de agosto, por conta da manifestação religiosa em homenagem ao Menino da Tábua, o município de Maracaí realizará encontro de bandeiras de reis entre 25 e 26 de agosto.

Companhia de reis da região de Marília: tradição herdada de Portugal

Receba nossas notícias em primeira mão!