Buscar no site

Projeto de Empresa Júnior da Unesp participa de Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite

A partir do dia 24 de setembro a Unesp será um ponto de coleta de esponjas

Redação AssisCity/Foto: Divulgação

  • 20/09/18
  • 14:00
  • Atualizado há 292 semanas

Um projeto de alunos da Unesp - Universidade Estadual Paulista de Assis está participando de Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite.

A partir do dia 24 de setembro, será iniciada na Unesp uma campanha de reciclagem organizada pela CiBi Jr. - Empresa Júnior de Ciências Biológicas da universidade.

De acordo com Beatriz Catto Rezende, atual presidente da CiBi Jr. - Empresa Júnior de Ciências Biológicas da Unesp de Assis, a campanha tem como foco a coleta de esponjas de uso doméstico.

"São as tradicionais verdes e amarelas, que possuem em sua composição um material difícil de ser reciclado e degradado, sendo geralmente descartados em lixos comuns e indo parar nos lixões e aterros, prejudicando assim o meio ambiente", explica.

Ela explica que a CiBi Jr., preocupada com essa vertente ambiental, está iniciando sua campanha em parceria com a empresa de reciclagem TerraCycle, líder global em soluções para resíduos de difícil reciclabilidade. "A cada esponja coletada e enviada à empresa, é acumulado um valor que posteriormente será revertido a uma instituição sem fins lucrativos ou a uma escola, contribuindo positivamente para desenvolvimento social e ambiental de jovens e adolescentes", acrescentou.

Ela informa ainda que as esponjas sintéticas são feitas de um material chamado poliuretano, que geralmente é utilizado para se fabricar uma série de outros produtos, como espuma, colchões, travesseiros, estofados, etc.

"Esse tipo de plástico é de difícil reciclagem, mas ela pode ser feita e é possível reutilizar os rejeitos desse produto, por exemplo, na composição de pisos, pistas de atletismo, entre outros", explicou.

"A importância dessa campanha traz consigo um valor ambiental à comunidade estudantil, uma alternativa de informar a população que o descarte incorreto de uma simples esponja de uso doméstico não significa apenas um ato danoso ao meio ambiente, mas também uma oportunidade desperdiçada de reutilização desse produto como matéria-prima para outros compostos", finalizou.

Para sua concretização, a CiBi Jr. espalhou bombonas para coleta em dois pontos estratégicos da UNESP Assis, na Biblioteca e no Setor de Comunicações (Prédio I - Letras), em que poderão ser depositadas esponjas de limpeza seca e limpa, independente de sua marca.

Curiosidade:

Você sabia que a esponja de uso doméstico é um dos objetos mais sujos da sua cozinha? Pesquisadores de Campinas (SP) descobriram que 15 dias de uso de uma esponja de lavar louça são suficientes para deixá-la com 680 milhões de fungos e bactérias, que podem causar de diarreia e febre a problemas pulmonares. Logo, por se tratar de um material perecível, o seu descarte é inevitável, e a melhor forma para se jogar fora não é no lixo comum de casa.

A CiBi Jr., preocupada com essa vertente ambiental, está iniciando esta campanha

Receba nossas notícias em primeira mão!