Buscar no site

Programa de qualificação profissional "RenovAção" forma 70 trabalhadores da Cocal

Formatura aconteceu na última quinta-feira, com entrega de certificados e coquetel para os formandos dos cursos viabilizados por meio de uma parceria com a usina

Comunicação Cocal

  • 09/08/11
  • 00:00
  • Atualizado há 663 semanas

Com muita alegria, realização pessoal e novas perspectivas de vida, os cursos foram encerrados em clima de comemoração

Na última quinta-feira aconteceu a cerimônia de formatura de trabalhadores rurais que concluíram cursos de requalificação profissional para atuar em funções como tratoristas, mecânicos de manutenção automotiva e eletricistas de manutenção automotiva. Os cursos foram ministrados por professores do Serviço Nacional da Indústria (Senai) de Marília, entre os meses de junho e julho deste ano.

Para muitos trabalhadores do corte de cana, os cursos oferecidos pelo Programa RenovAção, coordenado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), representam uma grande oportunidade de crescimento, não só profissional, mas especialmente, pessoal.

É o caso do cortador de cana Júlio Valentim (33), que se formou no curso de Mecânico de Manutenção Automotiva. Ele trabalha na Cocal há cinco meses apenas e não perdeu tempo quando apareceu a oportunidade de fazer o curso. "Era uma área que eu não conhecia nada e hoje eu sei muito sobre o assunto, graças às aulas teóricas, mas principalmente por conta das aulas práticas que tivemos na oficina da Cocal. Esta profissão nunca tinha me passado pela cabeça, mas hoje posso dizer que o meu sonho é ser mecânico. Estou muito feliz por esta oportunidade de aprender e se eu conseguir uma vaga, com certeza volto a estudar, porque aí o trabalho vai ser mais leve", diz o formando, que até então só cursou até a sexta série do ensino médio.

Este depoimento traduz o pensamento da maioria dos trabalhadores formados pelo programa RenovAção, que conta com o patrocínio das empresas John Deere, CASE IH, Syngenta, Fundação Solidaridad - uma das mais importantes organizações internacionais para o apoio ao desenvolvimento de cadeias de produção sustentáveis, com sede na Holanda -, além do apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O programa tem como objetivo requalificar cerca de 3.500 trabalhadores por ano, funcionários e ex-funcionários do corte manual de cana, atividade que está sendo substituída com o avanço da mecanização nas lavouras.

A gerente de Responsabilidade Social Corporativa da UNICA, Iza Barbosa, comentou durante a solenidade de formatura, realizada no Ponto de Apoio da Cocal, em Paraguaçu Paulista, que logo no início do programa, há quatro anos, havia um medo muito grande de desemprego em massa. "Mas hoje verificamos que a Cocal está com o mesmo número de trabalhadores de 2007 e já mecanizou 83% do corte de cana", disse. Segundo ela, os cursos estão tendo resultados positivos e atingem plenamente os objetivos previstos. "O sucesso da iniciativa pode ser medido pelo aproveitamento que os alunos apresentam, pela multiplicação que promovem do conhecimento e experiência adquirida nas atividades", observa.

Representantes da John Deere, CASE IH, Fundação Solidaridad, Unica, Senai, Cocal e Agroterenas compuseram a mesa

Receba nossas notícias em primeira mão!