20 de Junho de 2019
17º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Temporal causa alagamentos e enxurrada invade casas em Paraguaçu Paulista

Há mais alerta para chuva forte neste fim de semana na região. Segundo os bombeiros e a Defesa Civil, apesar dos transtornos, não houve feridos e nem desabrigados.

Este sábado (5) começou com um alerta para chuvas intensas neste fim de semana em Paraguaçu Paulista (SP) e cidades da região. A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, e do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet.

O alerta é preocupante porque na sexta-feira (4), Paraguaçu Paulista já foi atingida por um forte temporal, que provocou um grande volume de enxurrada em ruas e estradas rurais e inundou casas e prédios públicos.

De acordo com as informações da Defesa Civil de Paraguaçu, não houve registro de queda de árvores e ninguém ficou desalojado ou ferido.

Segundo o Inpe, como já ocorreu em Paraguaçu Paulista nesta sexta-feira, a chuva poderá ser intensa em curto período de tempo e poderá vir acompanhada de rajadas de vento. Em poucos minutos pode chover o esperado para o mês todo de janeiro.

Para este fim de semana, de acordo com o Inmet, a chuva deverá ser entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos com velocidade entre 40 e 60 Km/h. Porém, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Defesa Civil e o Departamento de Obras já intensificaram o atendimento à população, no caso de estradas rurais que ficaram intransitáveis, ruas que foram inundadas e de casas nos bairros Barra Funda e Vila Nova que foram invadidas pela enxurrada.

Alerta
Como o alerta para chuvas intensas e para vendavais permanece para este final de semana, a Defesa Civil divulgou algumas orientações para população para evitar incidentes.

Por exemplo, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. E, em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Temporal causa alagamentos e enxurrada invade casas em Paraguaçu Paulista


G1
+ VEJA TAMBÉM