25 de Agosto de 2019
17º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Paraguaçu Paulista comemora 94 anos

A partir das 20h haverá show com o grupo de pagode Ki-Styllo

Nesta terça-feira, 12, a Estância Turística de Paraguaçu Paulista completa 94 anos de idade.

Para celebrar mais esse aniversário, a Prefeitura Municipal preparou um show especial com o grupo de pagode Ki-Styllo. A apresentação ocorreria neste domingo, 10, mas foi adiada por conta da chuva.

O show já está confirmado na Fonte Luminosa e acontecerá a partir das 20h. A entrada é gratuita e todos estão convidados.

História

Paraguaçu Paulista tem suas origens históricas na localidade conhecida, na época, como Conceição de Monte Alegre, fundada por José Teodoro de Souza. Em 1873, ele fez a doação de áreas de 193 hectares para a fundação de um novo patrimônio, marcando assim a chegada dos primeiros povoadores.

Em 1891, Conceição de Monte Alegre foi elevada à categoria de distrito, cujo território se estendia entre os rios Paranapanema e Peixe, até as barrancas do Rio Paraná.

José Teodoro Filho, Manoel Pereira Alvim e José Antônio de Paiva foram os primeiros povoadores da região e se instalaram nas margens do Ribeirão Alegre e do Rio São Matheus, posteriormente sendo seguidos pelas famílias Moreira, Carvalho, Vieira, entre outras.

A ocupação não foi pacífica. Choques, alguns deles extremamente violentos, ocorreram entre os pioneiros vindos de Minas Gerais e os habitantes da região, os índios Caigangs.

Foi a partir de 1910 que Domingos Paulino Vieira, conhecido como Minguta, realizou o loteamento de suas próprias terras em torno da estação de Monte Alegre e que ficou conhecida como Moita Bonita.

Moita Bonita, nome que se atribui como o primeiro nome dado à cidade, não corresponde propriamente ao núcleo urbano que viria a ser mais tarde Paraguaçu Paulista. Um pouco mais acima deste ponto de referência havia um pequeno bosque, localizado no meio de um campo, a cerca de 400 metros de onde até hoje está instalada a Estação Ferroviária.

Em 1916, o tráfego ferroviário foi aberto, o que possibilitou o desenvolvimento das propriedades rurais e, por consequência, de toda a produção agrícola. Isso expandiu de forma significativa as áreas cultivadas e, dessa forma, atraiu novos povoadores, novas famílias, provocando assim um rápido crescimento demográfico e econômico do novo povoado.

Com toda esta franca expansão em diversas as áreas, em 30 de dezembro de 1924 Paraguaçu Paulista torna-se unidade político-administrativa independente, com a sua elevação à categoria de município tendo sido instalada em 12 de março de 1925.

Em 5 de março de 1997, graças a visão idealista e moderna do prefeito Carlos Arruda Garms, Paraguaçu Paulista foi transformada em Estância Turística, através da Lei Estadual 9.646 sancionada pelo saudoso governador Mário Covas.

Atualmente, com uma população estimada em 45.455, segundo o IBGE, que ocupa uma área territorial de 1.000 km² e uma densidade de 43,35 hab/km², a Estância Turística de Paraguaçu Paulista é uma cidade tranquila e que serve de opção para muitos que a escolhem para viver e investir.


Estância de Paraguaçu Paulista atrai turistas e moradores


Redação AssisCity com informações da Prefeitura de Paraguaçu Paulista
+ VEJA TAMBÉM