20 de Abril de 2019
17º/33º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Sindicato questiona interesse do Governo em privatizar a Caixa

Opinião - Por Fábio Escobar, secretário geral do Sindicato dos Bancário de Assis

Uma carta aberta ao presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, foi entregue essa semana pelos empregados da instituição financeira, hoje 100% pública. Os trabalhadores questionam o interesse do Governo em privatizar o banco que completou em janeiro 158 anos de história.

A defesa do banco público de qualidade é uma bandeira histórica do movimento sindical bancário. O Sindicato dos Bancários de Assis e região segue na luta pela manutenção dos bancos públicos, não só pela garantia dos empregos, mas também pelo papel que essas instituições desempenham na economia e nos programas sociais do país.

"Já enfrentamos inúmeras tentativas de transferir o patrimônio do povo brasileiro aos bancos privados. E resistimos a todas elas porque o desenvolvimento do Brasil e a Caixa são duas faces da mesma moeda. A Caixa é o banco da casa própria porque é responsável por quase 70% do crédito habitacional total e por 90% do crédito para habitação popular de baixa renda”, ressalta o diretor do Sindicato, Fabio Escobar.

"A Caixa é o banco do trabalhador: paga o Seguro-Desemprego, o Abono-Salarial e o PIS, entre outros benefícios. A Caixa é o banco da poupança: milhares de brasileiros poupam na Caixa porque sabem que podem confiar em um banco público, forte e social. É o banco da infraestrutura e o único que leva saneamento básico, energia e infraestrutura urbana aos municípios mais distantes, ao financiar investimentos nesses setores”, destaca.

O Sindicato questiona o ‘por que’ de se privatizar um banco que é responsável não só pela distribuição de renda, mas também pelo financiamento do crescimento do Brasil, através de incentivos de crédito a micro e pequenas empresas que são maiores geradoras de empregos no país. Quem realmente ganha com a privatização são os bancos privados e os grandes investidores internacionais.

Ello Assessoria
+ VEJA TAMBÉM