Buscar no site

Biotecnologia e odontologia: parceria infalível contra os problemas bucais

  • 01/09/14
  • 09:00
  • Atualizado há 503 semanas

A engenharia genética é o conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de genes de um determinado organismo, geralmente de forma artificial. Essa manipulação abrange duplicação, transferência e isolamento de genes, com o objetivo de produzir organismos geneticamente melhorados para atuar de maneira mais eficaz em suas funções, com o intuito de produzir substâncias úteis ao ser humano em diversas áreas de interesse, desde a produção de medicamentos até o controle de pragas responsáveis por devastar lavouras e cultivo de grãos.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, responsável pela redução da glicemia (taxa de glicose no sangue), esta por se tratar de um polipeptídio de estrutura química plenamente conhecida pode ser sintetizada a partir de diversos animais. Mais recentemente, surgiram os medicamentos análogos de insulina, que não se tratam da insulina propriamente dita, mas de moléculas de insulina modificadas em laboratório por técnicas previamente relatadas de manipulação genética.

Na odontologia, a engenharia genética passou, a partir do final da década de 1990, a ser estudada com finalidade de aplicação a essa área, principalmente na predição de diagnóstico, para a modificação de microorganismos causadores da cárie dentária e para a criação de elementos dentários a partir de células-tronco, para a substituição aos perdidos, entre outras aplicações.

Em experimentos específicos, visando á prevenção da cárie, foram desenvolvidas cepas - grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas ou fisiológicas - geneticamente modificadas de Streptococcusmutans, que consiste em uma alteração do genoma do microorganismo, que é o mais encontrado na flora microbiana bucal e o mais nocivo para os dentes. Essa cepa é incapaz de produzir ácido láctico, subproduto bacteriano responsável pela dissolução dos prismas de esmalte, que resultam na sua corrosão. Esse microorganismo uma vez introduzido na cavidade bucal substitui agressivamente a flora nativa resultando na incapacidade dos nativos de produzir a doença. A tecnologia empregada é de DNA recombinante suprimindo o lactato de hidrogenase da codificação do gene, que o faz inteiramente deficiente na produção do ácido.

A manipulação das células-tronco - células com capacidade de diferenciação não estabelecida - com o intuito de reprodução dentária é outro possível caminho que a engenharia genética busca trilhar para solucionar problemas nessa área. A partir das células-tronco adultas na polpa dental, com capacidade de se diferenciar em fibroblastos, componentes do tecido conjuntivo, e dos odontoblastos, envolvidos na formação de dentina, corrobora a idéia de que é possível reproduzir dentes a partir das células-tronco.

Após a colocação das células-tronco em um modelo para desenvolvimento, a estrutura decorrente, geneticamente desenvolvida, pode ser implantada no local desejado. A partir desse estágio, o órgão dentário pode desenvolver-se como um elemento jovem até a sua erupção no sítio desejado. Assim, ele seria implantado na forma de um germe dentário, que contenha todos os tecidos que compõem o dente e que desenvolva igualmente os ligamentos periodontais, da mesma forma que o elemento dentário natural.

Neste artigo são retratadas a história da engenharia genética e sua contribuição para a odontologia, assim como algumas técnicas estudas e outras ainda em estudo para aplicação. Asaúde bucal é importantíssima, pois é através da boca que os alimentos são triturados, justamente pelos dentes, e sofrem as primeiras reações químicas decorrentes do início da digestão. Portanto a manipulação de genes em prol da saúde bucal é essencial para complementar e potencializar o tratamento de doenças que venham a afetar essa região, tendo que ser empregue tecnologia de ponta. Entretanto, o Brasil continua carente da aplicação de políticas públicas eficazes que possam ofertar soluções mais simples e elevar o nível de saúde bucal da população.

Por Shuri Ito

Diretor do departamento de Projetos da empresa Biotec Júnior

Empresa Júnior Biotec Jr. - Gestão 2014

www.biotecjr.com.br

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também