Buscar no site

Saúde Municipal encerra Novembro Azul em Paraguaçu

No Brasil, o "Novembro Azul" foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

Assessoria de Comunicação

  • 28/11/15
  • 10:00
  • Atualizado há 438 semanas

O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista está encerrando nessa semana o "Novembro Azul", uma realização especial que busca dar atenção exclusiva à população masculina da cidade no combate ao câncer de próstata.

Várias ações foram programadas e realizadas ao longo do ano para dedicar atendimentos ainda mais intensos aos homens paraguaçuenses na estratégia de possibilitar a todos a possibilidade de realizar os exames preventivos e ao mesmo tempo, detectadas alguma anormalidade, encaminhar para o atendimento na própria rede ou em locais especializados.

"Novembro Azul" é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No Brasil, o "Novembro Azul" foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas, modelo assumido pelos municípios para o desenvolvimento do trabalho preventivo local.

Essa semana, a exemplo do que aconteceu durante todo o mês na rede municipal de saúde, foi a vez da unidade de saúde 7 da Barra Funda promover orientações e encaminhamentos dentro do "Novembro Azul"

Receba nossas notícias em primeira mão!