Buscar no site

Faça chuva ou faça sol o combate a dengue não pode parar, alerta Departamento de Saúde

Foto: Denise Moreira

  • 05/07/14
  • 07:00
  • Atualizado há 511 semanas

O Departamento Municipal de Saúde, por meio das equipes de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores e Zoonoses e Vigilância Sanitária, se reunirá no inicio da próxima semana a fim de definir estratégias para combater a dengue em Paraguaçu Paulista.

A doença continua fazendo vitimas na cidade, sendo que desde a semana passada já foram 12 notificações e dois novos casos positivados, totalizando 41 casos positivos de dengue no ano de 2014.

O que preocupa o Departamento de Saúde é a transmissão estar ocorrendo mesmo nesta época do ano, onde não há incidência de chuvas e o clima é impróprio para o mosquito. Além disso, a transmissão está acontecendo em cidades de toda a região.

A preocupação é que o município chegue a próxima estação do ano com epidemia. Por isso, o Departamento de Saúde alerta a população para que, com chuva ou sol, promovam o combate a dengue.

A recomendação é que pelo menos uma vez por semana os moradores eliminem os criadouros de sua residência, impedindo a proliferação do mosquito aedes. Qualquer objeto que possa acumular água, como potes, frascos, latas, garrafas, pneus, calhas e caixas d` água devem ficar devidamente tampados para não servir como depósito da dengue. Manter a atenção com vasinhos de plantas e bebedouros de animais é fundamental, já que o mosquito da dengue pode depositar seus ovos nesses locais.

Diante de qualquer sintoma de dengue, como febre, dores pelo corpo, dor nas articulações e manchas avermelhadas na pele, a orientação é procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa ou a Santa Casa de Misericórdia.

Faça chuva ou faça sol o combate a dengue continua com as equipes do Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista

Receba nossas notícias em primeira mão!