Buscar no site

Cartório Eleitoral convoca mesário para nomeação durante esta semana

São 580 componentes de mesa nos municípios de Borá, Lutécia, Oscar Bressane e Paraguaçu Paulista.

Redação Paraguacity.com

  • 21/07/14
  • 12:00
  • Atualizado há 509 semanas

De 21 a 25 de julho o Cartório Eleitoral de Paraguaçu Paulista fará a nomeação dos mesários para as Eleições 2014. Os convocados deverão comparecer no dia informado na carta de convocação recebida. O horário de atendimento é entre 10h30 e 18h30.

São 580 componentes de mesa nos municípios de Borá, Lutécia, Oscar Bressane e Paraguaçu Paulista. Os cargos na mesa são para presidente, mesários e secretário, totalizando 05 componentes em cada mesa receptora de votos e justificativa.

Na nomeação os eleitores são comunicados da data do treinamento a ser ministrado pela Justiça Eleitoral em setembro. Segundo CládioMarcon, chefe do Cartório Eleitoral, por meio dos mesários é dada transparência á votação, eles são os guardiões da democracia. Cerca de 90 por cento dos eleitores trabalham como voluntários.

Além dos componentes de mesa o cartório está promovendo a nomeação do apoio logístico: são 52 colaboradores atuando como elo entre o local de votação e o Cartório no dia das eleições.

Nessa eleição a competência para recebimento dos registros de candidatura é do Tribunal Regional Eleitoral para candidatos a Deputados, Senador e Governador e do Tribunal Superior Eleitoral para candidatos a Presidente da República. Dia 06 de julhodeu início às campanhas eleitorais.

O cartório eleitoral fica responsável pela nomeação dos mesários e demais providências administrativas necessárias para a votação, inclusive a carga de urnas eletrônicas.

Em relação à propaganda, o Juiz Eleitoral tem poder de polícia, ficando responsável pela fiscalização das propagandas efetuadas em vias públicas, as chamadas propagandas de constatação.

Para saber mais dos candidatos é possível acessar o sistema de registros de candidaturas no site do Tribunal Superior Eleitoral pelo link http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/sistema-de-divulgacao-de-candidaturas.

Por meio do sistema, é possível consultar o quantitativo de candidaturas. Além disso, pode-se verificar a situação do candidato, assim como todos os seus dados, conforme foi informado à Justiça Eleitoral.

Receba nossas notícias em primeira mão!