Buscar no site

Espetáculo "Casa de Bonecas" será apresentado em Maracaí

A entrada é gratuita, porém os ingressos devem ser retirados pelo menos uma hora antes do início da atração.

Assessoria

  • 21/08/14
  • 09:00
  • Atualizado há 505 semanas

Os Bárbaros Cia de Teatro sobem ao palco do Centro Cultural Marinha de Andrade Rocha, no sábado (23), às 20h, em Maracaí. A entrada é gratuita, porém os ingressos devem ser retirados pelo menos uma hora antes do início da atração. O espetáculo é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural (ProAC) e apoio da Prefeitura Municipal de Maracaí.

A peça, estrelada por Antonio Junior, Nilka Costa e Renan Antunes, adaptada, orientada e dirigida pelo dramaturgo paulista Cássio Pires, através do Projeto Ademar Guerra, é uma adaptação do texto original de Henrik Ibsen de 1879. Apesar do nome, não se trata de um espetáculo infantil. O drama original, que se passa na Noruega, ganhou notoriedade por impactar as pessoas da época, gerando uma grande discussão sobre a exclusão das mulheres na sociedade burguesa. A peça correu o mundo, virou sucesso internacional e, até hoje, é objeto intenso de debate.

A Companhia, que é da cidade de Presidente Prudente, introduziu ao texto original de Ibsen uma perspectiva mais contemporânea. Casa de Bonecas caiu no gosto do público e já se apresentou, inclusive, no Festival de Teatro de Curitiba (Fringe). Recentemente a companhia esteve em Junqueirópolis e Bernardino de Campos. Além de Maracaí, outras seis cidades da região receberão o espetáculo.

A peça

"Casa de Bonecas" se passa na Noruega e trata da história de Nora Helmer, esposa de Torvald, alto funcionário de um banco. A forma cuidadosa como ele a trata esconde a sujeição que ele estabelece sobre ela e revela diversos mecanismos que nos mostram o funcionamento da sociedade patriarcal. A peça mostra o desenvolvimento de um gesto de recusa de Nora em relação a esse estado de coisas, o que a levará a tomar uma atitude radical no desfecho da trama.

A montagem da Cia "Os Bárbaros" procura dar uma resposta contemporânea para a peça, aproximando-se da história de Ibsen a partir de uma dinâmica criada pelo ato de dizer as rubricas do texto de Ibsen.

Premiações

Em 2013 o grupo foi contemplado pelo edital ProAC promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, programa responsável por promover a ampliação e a diversificação da produção artística.

Em maio de 2014, na cidade de Tupã, o "Casa de Bonecas" conquistou o 3º lugar na categoria Melhor Espetáculo, do 13º Festival de Teatro Prêmio Nacional de Artes da Estância Turística, além das indicações pelas categorias: Melhor Cenografia, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz e Melhor Diretor.

No mês de julho de 2014 a Companhia foi premiada em três categorias na 10º Edição do Festival de Teatro de Benardino de Campos (FESTAR). As categorias conquistadas foram de: 2º Melhor Espetáculo, Melhor Atriz, para Nilka Costa e Melhor Texto Adaptado, para Cássio Pires.

SAIBA MAIS

Quando: Sábado, dia 23 de agosto, às 20h

Onde: Centro Cultural Marinha Andrade Rocha. Rua Jose Pinto da Silva, 386.

Ingressos:GRATUITOS. Devem ser retirados pelo menos uma hora antes do início espetáculo.

Receba nossas notícias em primeira mão!