Buscar no site

Médicos cubanos que estão em Paraguaçu afirmam estarem adaptados ao município

Para se locomover, os médicos usam bicicletas elétricas.

Redação ParaguaCity.com

  • 21/08/14
  • 10:00
  • Atualizado há 505 semanas

Há aproximadamente quatro meses três médicos cubanos estão atendendo em postos de saúde de Paraguaçu Paulista e estão praticamente adaptados ao município.

Um desses médicos, que atende na Unidade de Saúde da Barra Funda I é o Dr. Jorge Luiz, que afirma que está acostumado com sua rotina de vida na cidade, mesmo com a grande mudança de um novo país, um novo idioma e uma nova cultura.

"A adaptação é muito boa, já estamos aqui mais ou menos quatro meses trabalhando e a adaptação foi muito rápida, muito boa, ainda temos alguma dificuldade com o idioma, com a língua, mas a população entende muito bem a nós e nós também podemos entender", destacou.

O médico afirmou ainda que a população aparentemente está gostando da relação com os profissionais estrangeiros e a comunicação tem sido boa.

"O português ainda não é bom, mas a população entende quando se fala devagar, quando se fala com tranquilidade, quando se atende a população com tempo, eles nos entendem bem e nós também entendemos", disse.

Dr. Jorge ressaltou ainda que o atendimento vem sendo satisfatório, que os paraguaçuenses estão gostando de ter um médico disponível o dia todo na Unidade de Saúde, oferecendo atenção e carinho aos pacientes.

"Trabalho temos bastante, atendemos de manhã mais ou menos 18 pacientes e a tarde a mesma quantidade, pacientes agendados, não agendados e pacientes de livre demanda, sendo assim gestantes, atenção a criança, atenção aos idosos, atenção a problemas especiais como hipertensão arterial e diabetes melittus", afirmou.

O profissional declarou ainda que em relação a nomes de medicamentos não está enfrentando problemas, já que utiliza medicamentos genéricos, que utilizam a mesma nomenclatura em outros países.

"As doenças mudam um pouco, os nomes mudam um pouco, mas geralmente tem os mesmos nomes, na linguagem popular muda, mas o nome cientifico não muda, tem os mesmos nomes", disse.

A única mulher cubana atendendo em Paraguaçu é a médica Maribel Ivargogim. Ela ressalta que a adaptação às vezes é complicada, mas já fez inclusive amigos no município.

"Da cidade ainda falta muito para conhecer, porque durante a semana estamos trabalhando, mas no fim de semana temos muita amizade e estão nos levando pela cidade e por outras cidades também", disse.

A médica também disse que a demanda diária é grande, com atendimento de mais de 30 pacientes por dia, de segunda a sexta-feira.

"Muitos pacientes estão falando que estão contentes com o atendimento, alguns falam que não entendem muito bem a língua, mas a maioria entende, porque os sintomas e sinais das doenças, tanto em português quanto em espanhol, são muito parecidos", disse.

Para Maribel, a distância de casa e da família são uma grande dificuldade. Porém, a médica já está providenciando a vinda de sua família ao país para vier junto com ela.

"Dentro do programa está a possibilidade de nossa família vir para cá, então estou fazendo os tramites para trazer minha mãe para cá e vou ficar mais tranquila", afirmou.

Dr. Jorge Luiz, que afirma que está acostumado com sua rotina de vida na cidade

A médica Maribel Ivargogim

Receba nossas notícias em primeira mão!