Buscar no site

Paraguaçu possui Escola de Hipismo e alunos já competem na região

Redação ParaguaCity.com

  • 29/08/14
  • 10:00
  • Atualizado há 503 semanas

Em Paraguaçu Paulista alguns alunos já estão disputando o hipismo, que é um esporte pouco conhecido no município, mas que está tendo representantes inclusive em competições fora da cidade.

De acordo com o instrutor de equitação, Marcelo Vergílio, há mais de dois anos a modalidade esportiva é praticada no município.

"Viemos de Jundiaí, próximo a São Paulo, e montamos a escola aqui em Paraguaçu, quando começamos a lapidar a criançada que foi aparecendo e até os adultos, enfim, não tem idade para a prática do esporte", explicou.

Segundo Marcelo, foi necessária a criação de um campeonato interno para capacitar e preparar os alunos que se interessavam pelas competições esportivas.

"Alguns alunos começaram a despontar, há dois meses atrás estreamos em competição, que foi uma em Rio Claro, onde fomos com uma aluna, e daí foi um pontapé inicial, foi um marco, porque a criançada toda queria ir, e começaram a se empenhar um pouco mais", afirmou o instrutor.

A primeira competição do grupo foi disputada por cinco alunos na cidade de Jau, na categoria Escola. Para o instrutor, o resultado foi surpreendente, com um aluno já conquistando uma boa colocação.

"Por ter sido a primeira competição, a gente esperava um bom resultado, mas não tão bom quanto foi o do João Victor, todos os alunos se apresentaram muito bem, tiveram excelentes performances, mas pegar um pódio não é uma missão muito fácil e o João Victor é um garoto de 10 anos, muito equilibrado e que tem muito talento", destacou.

Segundo Marcelo, existem três tipos de equitação, sendo a clássica, de origem europeia, a western, de origem americana, que é integrada por provas de tambor e laço e a equitação de passeio, praticada livremente em todo o mundo e que consiste apenas por passeios a cavalo.

Ele explicou ainda que quando o aluno ingressa na escola de hipismo, aprende a equitação básica, depois passa para a avançada, com inclusão dos saltos e depois ir evoluindo na prática do esporte. Para começar a praticar, é aconselhável a idade a partir de dois anos.

Receba nossas notícias em primeira mão!