Buscar no site

Em 2015 deve faltar energia e de quebra conta de luz aumentar em 18,7%

"As hidrelétricas estão com baixíssimos níveis de água nos reservatórios", diz Panobianco

Redação AssisCity

  • 18/10/14
  • 10:00
  • Atualizado há 496 semanas

O governo aprovou um reajuste de até 29% nas tarifas deste ano de 2014 na conta de luz dos consumidores, e deve ficar ainda mais salgada em 2015, com um aumento de 18,7%, conforme anunciado.

Com o fenômeno El ninho, que é um vento climático natural que ocorre no Oceano Pacífico, aquecendo suas águas e alterando a distribuição de calor e umidade em várias partes do globo, ou seja, menos chuva e mais calor, o preço da energia vai mexer com o bolso do consumidor e o racionamento entrar em todo o território nacional.

"Tudo isso em decorrência do fenômeno El ninho, em que as Chuvas estão abaixo do normal e estarmos entrando em uma crise hídrica de energia. Estamos à beira de um colapso. E 2015 será muito pior que o ano de 2001 quando sofremos com os apagões", declara Daniel Panobianco, de Echaporã, meteorologista.

Pouca chuva, pouca geração de energia. "As hidrelétricas estão com baixíssimos níveis de água nos reservatórios. E isso só deve ser divulgado depois das eleições", afirma Panobianco.

Se há crise do setor energético, consequentemente há aumento da tarifação. E, sobretudo, problemas com as distribuidoras de energia.

"Mais investimentos públicos e privados podem amenizar a situação e então não teremos apagões", declarou nesta terça-feira, 14, Pietro Erber, diretor do Instituto Nacional de Eficiência Energética (Inee), que apresenta como alternativa o uso do gás natural.

A Empresa de Distribuição de Energia Valeparanapanema foi procurada pela redação do AssisCity para falar sobre o assunto, mas não se manifestou sobre a crise e o racionamento de energia esperados para 2015. Uma solicitação por e-mail foi encaminhada e aguardamos retorno da referida empresa.

Receba nossas notícias em primeira mão!