Buscar no site

Acessa SP de Paraguaçu abre inscrições para projetos "Acesso às Palavras" e "Xô Estresse"

O Acessa SP de Paraguaçu Paulista fica localizado na Avenida Siqueira Campos, 599, no centro de Paraguaçu Paulista, no mesmo prédio onde funciona a Biblioteca Municipal Dr. Mitsuo Marubayashi.

Redação Paraguacity.com

  • 01/06/15
  • 14:00
  • Atualizado há 464 semanas

O Acessa SP de Paraguaçu Paulista está com inscrições abertas para o Projeto Acesso Às Palavras, que terá inicio no dia 9 de junho e também para o Projeto Xô Estresse, que começará no dia 8.

O Projeto "Xô Estresse" consiste na prática de colorir, enxergada como terapia antiestresse, além de ferramenta para aprimorar algumas habilidades cognitivas, como concentração e precisão. A técnica ajuda a diminuir a ansiedade, estabiliza o humor, aumenta a capacidade de atenção, é extremamente relaxante e pode até servir como um auxílio para dormir.

Canetinha, giz de cera, lápis de cor e desenhos em branco deixaram de ser uma brincadeira exclusiva de crianças. Uma tendência que só chegou ao Brasil agora começou em 2013, na França, quando Johanna Basford lançou a série "Secret Garden", uma coleção de livros para colorir destinado aos adultos. Foi sucesso quase instantâneo, e agora cada vez mais popular no mundo. Baseado nesses estudos é que foi criado o Projeto Xô Estresse.

O projeto será desenvolvido na sala do Acessa São Paulo de Paraguaçu Paulista, todas as segundas-feiras, das 8h30 às 11h. Os alunos, de 5 em 5, utilizarão o computador para pintar desenhos online, depois irão imprimir os desenhos para pintura no Acessa SP e um desenho para pintar em casa.

Qualquer pessoa acima dos 20 anos pode se inscrever. A ideia é ter um publico maior de adultos e idosos. Idade em que muitos tem problemas com depressão, Alzheimer, Parkinson, e outras doenças que abale o sistema nervoso. É aberto também para pessoas que queiram passar horas prazerosas e divertidas, fazendo o cérebro trabalhar ao mesmo tempo em que se divertem, esquecendo assim do nervosismo que a vida moderna dá.

Já o projeto Acesso às Palavras tem como objetivo estimular a criatividade de crianças, adolescentes, adultos e até idosos, por meio da leitura e escrita, atraindo-os para a Biblioteca Municipal e Acessa SP.

A finalidade é desenvolver atividades de leitura e escrita com o público que frequenta o Acessa SP, reunindo criações literárias desse público para a criação de um blog ou fanpage literária, denominada Acesso às Palavras, onde os leitores terão acesso a poesias, artigos, contos, crônicas, entrevistas e muitos outros tipos de textos produzidos pelos alunos do projeto.

O público-alvo são as pessoas que gostam de ler e escrever e também de acessar a internet ou que tenham interesse em aprender mais sobre o assunto.

As aulas terão duração de uma hora e serão realizadas uma vez por semana, todas as terças-feiras, das 14h às 15h. Como forma de despertar o ócio criativo, será realizado o debate de um tema e escolha de um gênero literário para a produção dos textos a serem publicados semanalmente no blog ou fanpage.

O Projeto Acesso às Palavras será desenvolvido por meio de parceria entre a Biblioteca Municipal, o Acessa SP e a APEP (Associação Paraguaçuense de Escritores e Poetas).

O Acessa SP de Paraguaçu Paulista fica localizado na Avenida Siqueira Campos, 599, no centro de Paraguaçu Paulista, no mesmo prédio onde funciona a Biblioteca municipal Dr. Mitsuo Marubayashi.

Receba nossas notícias em primeira mão!