Buscar no site

Cerca de 50% dos servidores de Paraguaçu Paulista iniciam greve nesta sexta-feira

Apesar da paralisação, funcionários mantêm serviços essenciais. Prefeitura informou que deu o reajuste da inflação aos servidores.

G1 Marília

  • 26/06/15
  • 15:00
  • Atualizado há 461 semanas

Os servidores públicos de Paraguaçu Paulista entraram em greve nesta sexta-feira (26). Aproximadamente 50% dos 1800 funcionários aderiram ao movimento, segundo o sindicato da categoria. Entre as reivindicações, os funcionários pedem aumento no cartão alimentação, incorporação do abono ao salário e a implantação do plano de cargos e carreiras.

"Os serviços básicos, como os atendimentos nos postos de saúde e a coleta de lixo, vão continuar funcionando, porém com apenas um terço dos funcionários pra atender toda população", afirma o presidente do sindicato Plínio Fernandes Martins.

Pela manhã, os servidores se reuniram em frente à prefeitura e cruzaram os braços em adesão à greve geral da categoria. Com apitos, buzinas e cartazes tentaram chamar a atenção. Cartazes afixados nas paredes avisavam que o atendimento seria restrito, mesmo assim, teve gente que foi pega de surpresa na manhã de hoje.

"Nós optamos para continuar com os serviços essenciais e a psiquiatria. Os ambulatoriais aderiram ao movimento", explica a coordenadora do posto de saúde Solange Gonçalves.

Em maio, os funcionários fizeram duas manifestações.

Um documento com as reivindicações foi protocolado a espera de uma negociação, mas segundo os servidores, eles não foram recebidos pelo prefeito Ediney Taveira na época. Segundo o sindicato, os servidores esperam uma negociação. "Nós vamos ficar parado até o executivo atender nossas reivindicações, a greve não tem prazo para encerrar", afirma Plínio.

Em nota a prefeitura de Paraguaçu Paulista informou que reconhece e apoia toda a movimentação democrática e legal feita pelos servidores e entende como legítimas as reivindicações feitas, mas no momento a situação delicada pela qual atravessam os municípios brasileiros e a orientação do Tribunal de Contas, visto que Paraguaçu Paulista está no limite prudencial de gastos com pessoal, impedem o atendimento integral dos pedidos. A prefeitura já deu o reajuste da inflação aos servidores.

Os servidores se reuniram em frente a Prefeitura Municipal.

Receba nossas notícias em primeira mão!