Buscar no site

Trem Turístico de Paraguaçu é destaque no site Fator Brasil

O site fez um relato do atrativo turístico, enaltecendo as qualidades do trem e da cidade.

Assessoria de Comunicação

  • 04/07/15
  • 11:00
  • Atualizado há 459 semanas

O Trem Turístico e Cultural "Moita Bonita" da Estância Turística de Paraguaçu Paulista foi destaque nessa semana no site Revista Fator Brasil (revistafatorbrasil.com.br), uma conexão da rede mundial, sediada no Rio de Janeiro e que apresenta aspectos da economia e negócios no País, inclusive na área de turismo.

Na matéria o site destaca que, para quem gosta de um programa diferente, movimentado e com ótimas condições de conforto, uma boa indicação é um passeio no Trem Turístico e Cultural "Moita Bonita", que tem como atração uma locomotiva a vapor fabricada em Bristol - Inglaterra, no ano de 1879, (136 anos), que veio para o Brasil num lote de 10 locomotivas, sendo que esta foi adquirida pela Estrada de Ferro Sorocabana na construção da ferrovia no trecho entre Botucatu até Avaré que, mais tarde, levaria a mesma de Assis até Presidente Epitácio.

Em Paraguaçu Paulista a Estrada de Ferro Sorocabana chegou em 1915, sendo aberta ao tráfego em 1916. No término da construção da ferrovia, a locomotiva a vapor foi adquirida pelo Comendador José Giorgi, e utilizada na época em sua fazenda denominada de "Fazenda Santa Lina", localizada próxima ao município de Quatá-SP. Esta locomotiva a vapor trabalhou por muitos anos no transporte das safras do café, algodão e açúcar, sendo mais tarde aposentada e mantida por pelo menos 60 anos em terras da Fazenda Santa Lina.

No ano de 1998, a Estância Turística recebeu como doação da senhora Lina Giorgi Leuzzi, a histórica locomotiva. Com a chegada da locomotiva em Paraguaçu Paulista, o que se pensava era manter preservada sua memória cultural com a máquina em exposição estática, ficando por alguns anos a céu aberto na Praça da Fonte Luminosa. Depois foi removida para o recém criado Museu Ferroviário para exposição e visitação pública. Mas em 2005, com o início de uma nova administração, foi solicitada a visita de um técnico que assegurou que a máquina estava em boas condições e era possível ser totalmente recuperada. Com isso, iniciou-se o processo para o início do Projeto do Trem Turístico, intitulado de "Estação Paraguaçu" que fez rodar a Maria Fumaça e, inicialmente, uma vagão de 45 lugares. De lá para cá houve o incremento do projeto e hoje o trem possui dois vagões e 96 lugares.

O Trem Turístico e Cultural Moita Bonita faz parte do projeto Trem é Turismo lançado pela ABOTTC— Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais e o Sebrae em 2014, que tem como objetivo aprimorar o atendimento dos clientes, fortalecer a governança e a cooperação com os pequenos negócios do entorno das estações e realizar a promoção no mercado para ampliar o volume de negócios realizados por esses empreendimentos, através do crescimento de fluxo de turistas e usuários dos trens turísticos e culturais. Para maiores informações sobre os passeios ligue (18) 3361-6165 ou consulte www.eparaguacu.sp.gov.br.

O site fez um relato do atrativo turístico, enaltecendo as qualidades do trem e da cidade

Receba nossas notícias em primeira mão!