Buscar no site

Prefeitura de Maracaí é multada por usar aterro sanitário sem capacidade

Lixo está sendo jogado em aterro de forma irregular por três anos. Secretaria do Meio Ambiente diz que lixo será levado para aterro em Quatá.

http://g1.globo.com/

  • 10/07/15
  • 08:00
  • Atualizado há 458 semanas

A Prefeitura de Maracaí (SP) foi multada em R$ 6 mil pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) por jogar o lixo em um aterro sanitário que está com a capacidade esgotada desde 2012. São três anos operando o aterro de forma irregular, segundo a companhia, e isso gerou uma advertência à prefeitura, que foi aplicada em março.

No entanto o lixo continua sendo depositado no aterro, mesmo sem a licença ambiental adequada pra isso. A alternativa encontrada foi mandar o lixo pra Quatá, em um aterro particular.

Para fazer isso, o lixo é depositado provisoriamente no aterro da cidade, até ser coletado pelos caminhões responsáveis pelo transporte, mas esse serviço tem um preço alto. o contrato de um ano custa ao município trezentos mil reais, segundo o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Maracaí, Luiz Augusto de Souza.

O custo é mais elevado a longo prazo, fazendo o custo do tempo, em relação ao aterro, o custo fica mais caro para o município, e ai a gente também esta fazendo estudos, concretizando a desapropriação de uma área para estar seguindo a regra para construção de um aterro sanitário."

Para continuar fazendo o serviço sem levar uma nova advertência, é necessário construir uma plataforma sobre o terreno, para impedir que o lixo entre em contato com o solo e também coletar todo chorume produzido, que é aquele líquido resultante da decomposição do material. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Augusto de Souza disse que o município também tem pressa.

"A licença já foi solicitada está em vias de liberação do local, o lixo nós já estávamos levando para Quatá e transportando todos os dias as caçambas que as empresas deixam no local. A plataforma vamos construir o mais rápido possível, porque o lixo está em uma situação que não pode. E a gente vai fazer o mais rápido possível, porque a liberação já foi solicitada."

Os municípios com menos de 50 mil habitantes, como Maracaí, podem ganhar mais tempo para utilizar os lixões. O Senado aprovou nesta quarta-feira (8) uma emenda que prorroga até 2021 o prazo para que essas cidades acabem com os lixões e construam os aterros sanitários. Agora o projeto vai para a Câmara dos Deputados.

Aterro está com a capacidade esgotada desde 2012 (Foto: Reprodução / TV TEM)

Receba nossas notícias em primeira mão!