Buscar no site

Cavalos infectados com 'Aids equina' são sacrificados na região de Marília

Doze fazendas foram interditadas e 40 animais sacrificados neste ano. Anemia infecciosa é semelhante à Aids humana, mas só afeta equídeos.

globo.com / Foto: Reprodução / TV TEM

  • 30/06/15
  • 16:00
  • Atualizado há 460 semanas

Uma anemia infecciosa equina, conhecida como "Aids equina", preocupa criadores de cavalos na região de Marília (SP). Doze fazendas já foram interditadas e 40 animais precisaram ser sacrificados neste ano, segundo o Escritório de Defesa Agropecuária.

A doença da mesma família da Aids humana afeta os cavalos e outros equídeos como jumentos e burros. A doença causa fraqueza e perda de peso, mas muitas vezes os sintomas só aparecem depois de dois anos que o vírus está no animal.

Não há cura e nem mesmo tratamento e o animal precisa ser sacrificado para evitar a transmissão da doença, segundo o veterinário da defesa agropecuária Danilo Pozzer. "A transmissão se dá por agulhas, picadas de insetos, uso de freios com resíduos de sangue. No trato reprodutivo se eles tiverem contaminação também."

A doença é transmitida por agulhas infectadas, esporas com sangue contaminado ou por picadas de inseto, mas a anemia só afeta equídeos e não oferece risco para outros animais ou seres humanos.

A defesa agropecuária está fazendo exames na região Centro-Oeste Paulista a cada quarenta dias. As propriedades com animais infectados são interditadas. "Depois de dois exames negativos de todo o rebanho, a propriedade é liberada novamente", explica Pozzer.

Na região de Marília, o Escritório de Defesa Agropecuária já interditou pelo menos 12 propriedades por causa da anemia infecciosa e como a doença não tem cura, investir em prevenção é a melhor maneira de evitar prejuízos.

No haras que Rafael Lisboa administra só entram animais com exames em dia. São mais de 250 cavalos da raça quarto de milha. Eles passam por testes antes e depois de competições. Além disso, a administração cuida da limpeza dos equipamentos de manejo como arreios e esporas e todas as seringas são descartáveis. "Nenhum animal é desembarcado aqui no haras se não tiver com seus exames em dia."

Veja o vídeo aqui.

Propriedades passam a exigir exames

Cavalos com doença precisam ser sacrificados

Receba nossas notícias em primeira mão!