Buscar no site

MP investiga se crise no complexo Famema em Marília foi 'orquestrada'

Objetivo seria abastecer o esquema de fraude, segundo procurador. Complexo hospitalar recebe verba de R$ 200 milhões por ano.

g1.globo.com / Foto: Reprodução / TV TEM

  • 27/07/15
  • 13:00
  • Atualizado há 456 semanas

O Ministério Público Federal está analisando os documentos apreendidos no complexo Famema, em Marília (SP), para identificar responsáveis por possíveis crimes de fraude, desvio de dinheiro e improbidade administrativa. O procurador da república Jefferson Dias fala em crise orquestrada na Famema.

Segundo Dias, o objetivo seria conseguir mais dinheiro público para abastecer o esquema de fraude. "Já está claro para nós que algumas atividades desempenhadas, algumas estratégias usadas podem representar desvio de recursos públicos. Não só em superfaturamento de serviços, mas em fraudes em algumas licitações. O que estamos buscando é saber quem são os responsáveis e a partir dai adotar as medidas cabíveis."

O Complexo Famema recebe R$ 200 milhões por ano para aplicar nas unidades de saúde, que incluem três hospitais e um ambulatório em Marília. O valor é quase o dobro do que era recebido pela instituição até 2012. As suspeitas de fraude e de mau uso do dinheiro público levaram os Ministérios Públicos Estadual e Federal e a Polícia Federal a apreender documentos e computadores no Hospital das Clínicas, na Fundação de Apoio à Faculdade, em clínicas médicas e na casa de funcionários.

Os documentos estão sendo periciados para verificar possíveis irregularidades e propor ações criminais e de improbidade administrativa. O Ministério Público também trabalha com a hipótese de que a crise financeira da instituição é artificial. Ela teria sido criada com o objetivo de conseguir mais dinheiro público.

"O que nós vemos hoje é um caos, uma situação de crise trazendo grande dificulde pra população. Nós investigamos se essa crise se dá por uma falta de repasse, má aplicação desses recursos ou a prática de atos ilícitos."

Sobre a informação do MP de que o dinheiro repassado à instituição dobrou, a assessoria da Famema informou que o aumento foi de 23% de 2012 para 2014. E que no período houve reajuste salarial de funcionários, a inauguração de uma unidade de saúde e aumento no preço dos insumos hospitalares.

Veja o vídeo aqui.

Procurador fala em crise orquestrada

Famema está com salários atrasados

Receba nossas notícias em primeira mão!