Buscar no site

Quem teve o maior recorde de espectadores da Twitch Brasil?

  • 22/02/24
  • 07:00
  • Atualizado há 10 semanas

"A pergunta no título tem uma simples resposta: Gaules, que em 2022 teve 710 mil espectadores em sua live transmitindo um jogo de CS:GO, mas será apresentado abaixo a análise de como os números chegaram a tal patamar e o valor de cada espectador."

Gaules, streamer brasileiro, esse é um nome que não se quer esquecer se o assunto é inscritos e espectadores nas lives da Twitch. Em 2020 já era o recordista de pico de audiência em lives da plataforma, com um número de 393 mil pessoas simultaneamente e esse foi o recorde até o ano de 2022 quando a coisa pegou fogo de vez.

Assim foi 2022: iniciou-se com o recorde mencionado e, em janeiro, o streamer Casimiro, transmitindo o primeiro episódio da série da Netflix estrelada por Neymar Jr., atingiu a marca de 540 mil espectadores simultâneos. Então, em maio do mesmo ano, Gaules ultrapassou a marca e reconquistou o recorde com uma stream durante o primeiro mapa de Imperial e Cloud9 no PGL Major Antwerp 2022. Então o famoso influencer Felipe Neto fez uma live na qual atingiu novo recorde de 600 mil espectadores, apenas para vê-lo ser quebrado, por ele: Gaules, que até hoje detém o recorde de 710 mil espectadores.

Mensurado o tamanho que essa plataforma de streaming, deve-se entender as formas de ganhar dinheiro na Twitch, plataforma que pode ser muito rentável com as estratégias corretas, como: escolher o nicho certo para seus videos, considerando o público alvo que acessa o site, bem como adotando metas alcançáveis e ainda considerando comprar espectadores Twitch.

Fazendo chover na Terra das Live Streamings, a Twitch

"Claro que a opção de monetizar pela própria plataforma é uma das intenções de qualquer Criador de Conteúdo da Plataforma, no entanto há outros meios até mais rentáveis."

Para monetizar na Twitch, as regras não são tão complicadas, conforme explica o site da própria plataforma, para que se possa monetizar com vídeos da Twitch, é necessário ser afiliado da empresa, o que pode ser requisitado após o canal atingir algumas metas: 50 seguidores e ter feito 500 minutos de stream nos últimos 30 dias (divididas em, no mínimo, sete transmissões separadas) com uma média de +3 espectadores simultâneos. Parece pouco, e realmente não é a meta mais desafiadora, se compararmos com as do YouTube: alcançar 10 mil visualizações totais nos vídeos do canal e manter, pelo menos, 1.000 inscritos no canal. Mas, por ter um público mais restrito e menor aderência popular, é um desafio a ser superado.

Entretanto não é só de monetização que vive streamer, conforme informa o site TechTudo, conexões são necessárias para que o conteudista seja bem sucedido nesse meio, como, por exemplo, com empresas do nicho do produtor de conteúdo que queiram maior visibilidade em uma plataforma ainda não completamente explorada no Brasil, pois de acordo com o site Forbes Brasil, o crescimento de criadores de conteúdo monetizados cresce de forma grandiosa.

A exemplo de parceria com empresários locais, o produtor de conteúdo pode buscar, a princípio, lojas e comércio local, como uma assistência técnica para "PC gamer" da região, para aparecer em um canal de streaming de "games" em geral.

Além dessas opções, a Twitch disponibiliza os meios de "subs" e "donations", que são formas dos usuários da plataforma apoiar diretamente os produtores de conteúdo que gostam, inscrevendo-se no canal deles, que gera um valor mensal, ou doando diretamente ao canal.

Por fim, ainda é possível a parceria direta com a Twitch e lucrar com "ads", mas esse é o caso de poucos que conseguem ter seus convites aceitos pela empresa.

A importância dos números

"Em uma época em que qualquer um pode fazer qualquer coisa, ter confiabilidade é um diferencial importante para se destacar dos demais"

Uma das estratégias bastante aplicadas por aqueles que buscam um desenvolvimento acelerado e sucessivo de seus empreendimentos nas redes sociais é a aquisição de views e espectadores, nos casos das plataformas de vídeo.

O motivo é simples: números geram confiança. Não é necessário ir atrás de sofisticados estudos para entender o conceito, basta pensar em quantos perfis de Instagram e canais de streamings com poucos seguidores e inscritos cada pessoa segue e qual é mais fácil de realizar vendas ou deixar impressões mais profundas.

Investir num sonho de monetizar ou de atingir a fama, pode ser algo positivo e rentável, em um médio e longo prazo, desde que o investimento seja em fontes seguras e a níveis que compreendam suas expectativas.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais