Buscar no site

Cavalos soltos nas ruas causam transtornos e geram reclamações de moradores em Assis

Segundo a Defesa Civil, os proprietários podem ser multados e terem os animais recolhidos

Redação AssisCity

  • 22/04/24
  • 11:00
  • Atualizado há 1 semana

Moradores do bairro Vila Bela em Assis estão reclamando da presença frequente de cavalos soltos pelas ruas. Os animais, além de representarem um risco para o trânsito, também estão causando sujeira nas vias ao rasgarem os sacos de lixos que ficam dispostos para a coleta em busca de comida.

Um morador relatou ao Portal AssisCity que na manhã desta segunda-feira, 22 de abril, cerca de sete animais estavam soltos pelo bairro, causando sujeira pelas vias. "Tem um pasto próximo ao bairro, mas todos os dias eles estão nas ruas. Não está fácil, os lixos ficam todos rasgados, aí a coleta passa e não tem como levar, fica tudo jogado nas calçadas", relata.

Reprodução - Morador flagrou os animais soltos nas vias do bairro Vida Bela nesta segunda-feira, 22 - Foto: Reprodução
Morador flagrou os animais soltos nas vias do bairro Vida Bela nesta segunda-feira, 22 - Foto: Reprodução

O coordenador executivo da Defesa Civil, Ítalo Nizoli, explica que o problema com os cavalos soltos é algo muito frequente no município e relata que as autoridades muitas vezes encontram resistência da própria população no momento de realizar a apreensão desses animais. "Em alguns bairros da cidade, principalmente no Parque Colinas, há uma cultura onde a população acaba adquirindo esses animais, mas não tem condições de abriga-los. Então há muitos animais soltos pelas ruas e quando nós vamos até lá para realizar a apreensão, a população rapidamente aparece e dificulta o nosso trabalho, por vezes nos pressionando. Quando conseguimos capturar o animal, muitas vezes aparece alguém, que não é necessariamente o dono, e se responsabiliza pelo animal. Então não conseguimos leva-lo, porque não conseguimos comprovar que o animal não é da pessoa que se responsabilizou", explica.

Com relação ao procedimento adequado para comunicar a presença dos animais soltos na via, Ítalo explica que o melhor sistema para denúncia é pelo WhatsApp da Prefeitura pelo número (18) 3302-3300. "O Zap da Prefeitura oferece uma caixa especifica para avisar sobre animais de grande porte, onde a pessoa pode descrever o animal, anexar uma foto e enviar a localização. Uma vez feita essa denúncia, ela chega diretamente até mim, onde procuramos uma forma de resolver o problema", disse.

Reprodução - Segundo a Defesa Civil, os proprietários podem ser multados e terem os animais recolhidos - Foto: Reprodução
Segundo a Defesa Civil, os proprietários podem ser multados e terem os animais recolhidos - Foto: Reprodução

Os animais apreendidos são levados para o Posto de Monta Municipal, onde, se for necessário, são avaliados por médicos veterinários e permanecem pelo prazo máximo de sete dias uteis. "Inicialmente há o valor de seis UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) pelo transporte do animal e esse valor aumenta em dois UFESP por dia, ao máximo de sete dias. Ou seja, a multa totaliza 20 UFESP. Pelo valor atualizado da tabela em 2024, a multa ficaria em torno de R$710. Para retirar o animal, o proprietário precisa ir até a Secretaria de Obras, munindo documentos, CNH ou RG, e comprovante de residência atualizado de no máximo três meses, onde ela irá assinar um termo de responsabilidade de cuidados do animal e receber a guia de recolhimento para realizar o pagamento da multa. O animal só é liberado após o proprietário nos entregar a guia de recolhimento paga. Se o proprietário não aparecer nesse prazo de sete dias uteis, nós efetuamos a doação do animal, preferencialmente para instituições com fins sociais", disse Ítalo.

A Defesa Civil informa que a posse de um animal é de responsabilidade de seu proprietário, sendo de suma importância que os donos de cavalos tomem as medidas necessárias para garantir a segurança dos animais e das pessoas, evitando que eles circulem livremente pelas ruas.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais