Buscar no site

Prefeitura e Sabesp alertam para economia de água em Assis

Devido à escassez de chuvas nos últimos meses, a represa de captação de água na região encontra-se abaixo dos níveis normais

Assessoria de Comunicação

  • 08/02/24
  • 15:00
  • Atualizado há 11 semanas

Na tarde da última quarta-feira, dia 07, o superintendente regional da SABESP, Augusto César Marques Leme, juntamente com o gerente de Divisão Regional, José Ronaldo Piotto, esteve no Gabinete do Prefeito de Assis, José Fernandes. O motivo da visita foi comunicar ao prefeito que a represa de captação de água na região está abaixo dos níveis normais. Em resposta a essa situação, um alerta foi emitido à população para que economize água e evite o desabastecimento.

A SABESP orienta os moradores de Assis sobre o uso consciente da água devido ao período de estiagem. O superintendente alertou que os índices pluviométricos estão significativamente abaixo do esperado para esta época do ano, resultando na redução do nível da barragem na captação do Cervo. Como resposta a essa emergência, a Sabesp realizará uma operação de captação emergencial no córrego do Cervo.

Reprodução/Departamento de Comunicação - José Ronaldo Piotto, gerente regional da Sabesp, Augusto César Marques Leme, superintendente regional e o prefeito José Fernandes - Foto: Reprodução/Departamento de Comunicação
José Ronaldo Piotto, gerente regional da Sabesp, Augusto César Marques Leme, superintendente regional e o prefeito José Fernandes - Foto: Reprodução/Departamento de Comunicação

José Ronaldo Piotto, gerente da Divisão Regional, explica que os equipamentos necessários para a realização da captação emergencial estão sendo montados. A previsão é que, já na próxima semana, após o carnaval, eles estejam em plena operação.

O prefeito José Fernandes reforça a importância da participação da população nesse momento crítico, solicitando que evitem desperdícios. "Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos breves e não lavar calçadas com mangueiras, já fazem uma grande diferença", ressalta o prefeito.

As medidas emergenciais adotadas pela Sabesp e pela Prefeitura, juntamente com o uso racional da água pela população, são ações fundamentais para garantir o abastecimento até que as chuvas voltem a ocorrer em volume suficiente para a reposição dos estoques de água.

Reprodução/Imagens Cedidas - Barragem na captação da Água do Cervo - Foto: Reprodução/Departamento de Comunicação
Barragem na captação da Água do Cervo - Foto: Reprodução/Departamento de Comunicação

A população de Assis também é incentivada a adotar práticas mais conscientes no uso da água. Algumas dicas incluem o uso de vassoura e balde para lavar áreas como garagem e corredores, evitando o uso de mangueiras. Além disso, é recomendado não dar descarga à toa, não utilizar o sanitário como lixeira e não utilizar água corrente para descongelar alimentos. A atenção a possíveis vazamentos também é crucial, pois podem passar despercebidos e contribuir significativamente para o desperdício de água.

Para saber mais, clique aqui.

Receba nossas notícias em primeira mão!