Buscar no site

Quaresma: tempo de reflexão e penitência se inicia nesta quarta-feira

Fiéis de todo o mundo dão início à Quaresma, período de introspecção e penitência que antecede a Páscoa, seguindo tradições ancestrais

Redação AssisCity

  • 14/02/24
  • 16:00
  • Atualizado há 10 semanas

Nesta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de reflexão e penitência observado pelos fiéis cristãos em preparação para a Páscoa. Na Igreja Nossa Senhora das Graças, em Assis, o Padre Neto, pároco, conduzirá os ritos religiosos que marcam esse período especial. Durante a Quaresma, os fiéis são convidados a praticar penitências e reflexões mais profundas sobre suas vidas espirituais, buscando uma renovação interior e um crescimento na fé.

A Quaresma

A Quaresma é um período litúrgico que se inicia na Quarta-feira de Cinzas e se estende até o Domingo de Ramos, anterior à Páscoa. Ela representa os 40 dias que Jesus passou no deserto, em jejum e oração, antes de iniciar seu ministério público. Durante esse tempo, os cristãos são chamados a se absterem de certos prazeres mundanos, praticarem a caridade e se dedicarem à oração e à reflexão sobre suas vidas espirituais.

Reprodução/Pixabay - Quaresma: tempo de reflexão e penitência se inicia nesta quarta-feira - Foto: Reprodução/Pixabay
Quaresma: tempo de reflexão e penitência se inicia nesta quarta-feira - Foto: Reprodução/Pixabay

"A Quaresma é um momento especial para os fiéis, uma oportunidade de se aproximarem de Deus através da reflexão, do arrependimento e da renúncia", diz Padre Neto. "É um tempo de conversão interior, de nos desapegarmos do que nos afasta de Deus e nos aproximarmos da sua graça e misericórdia."

Penitências

As penitências durante a Quaresma variam de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem abstinência de carne em certos dias, como as sextas-feiras, jejum, oração intensificada e práticas de caridade. Essas penitências são realizadas com o propósito de purificar a alma, fortalecer a disciplina espiritual e cultivar uma maior proximidade com Deus.

"As penitências durante a Quaresma nos ajudam a nos desapegar do supérfluo e a nos concentrar no essencial: nosso relacionamento com Deus e com o próximo", explica Padre Neto. "Ao jejuar, abster-se e praticar a caridade, estamos seguindo o exemplo de Jesus e nos preparando para celebrar a sua ressurreição."

Uma das práticas mais comuns durante a Quaresma é a abstinência de carne, especialmente às quartas e sextas-feiras. Essa tradição remonta aos primeiros séculos do cristianismo e é uma forma de os fiéis se identificarem com o sacrifício de Jesus na cruz.

"A abstinência de carne às quartas e sextas-feiras é uma forma tangível de expressarmos nosso arrependimento e nossa solidariedade com Cristo", destaca Padre Neto. "Ao renunciarmos a algo tão básico como a carne, estamos lembrando do sacrifício de Jesus e nos unindo à sua paixão e morte para alcançarmos a vida eterna."

Receba nossas notícias em primeira mão!