Buscar no site

UPA cria ala especial COVID e 5 pacientes aguardam vaga em UTI

A UPA está acolhendo pacientes com COVID até que consigam vagas em Assis ou na região

Redação AssisCity

  • 24/03/21
  • 13:00
  • Atualizado há 161 semanas

Às 9h48 dessa quarta-feira, 24, cinco pessoas estão na UPA aguardando uma vaga em UTI. Duas pessoas morreram na UPA, nas últimas 24 horas, na mesma situação.

A Secretaria de Saúde e a UPA se mobilizaram e criaram uma ala especial para acolher pacientes graves de COVID-19, que aguardam por leitos de UTI nos hospitais de referência, visto a lotação nos hospitais de Assis.

Em nota emitida ao Portal AssisCity, a Unidade de Pronto Atendimento de Assis explicou que no momento dispõe de 7 respiradores, sendo 2 deles emprestados de municípios vizinhos, para pacientes intubados, que aguardam vaga de UTI, que só é liberada através da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).

De acordo com a UPA, este é um número flutuante, ao mesmo tempo que existem 5 podem chegar mais pessoas e ocuparem os respiradores disponíveis.

Março é de longe o pior mês da pandemia da COVID-19 na cidade de Assis com muitos infectados e muitas mortes registradas diariamente.

A situação não é somente de Assis e se estende para outras 64 cidades que integram a DRS-9 de Marília, em 12 hospitais que dispõem de 155 leitos de UTI.

Na segunda-feira, 22, o Portal AssisCity publicou uma matéria sobre o anúncio do início do funcionamento de 24 leitos de enfermarias na Santa Casa de Assis, porém, a cidade ainda aguarda a chegada de 10 leitos UTI que serão implantados no AME.

É importante ressaltar que pacientes intubados precisam ser encaminhados para Unidades de Terapia Intensiva e não para os leitos de enfermaria.

Em nota, a UPA declara: "A equipe da UPA Assis está fazendo tudo que está ao seu alcance para atender aos pacientes que precisam, dentro da ética médica e melhor atendimento, lutando pelo bem mais precioso, a vida".

Receba nossas notícias em primeira mão!