19 de Janeiro de 2021
20º/30º
Entretenimento - Blog
Bem-Estar

Verão: pele infantil precisa de atenção redobrada em dias quentes

Confira as dicas para proteger a pele dos raios solares e evitar o ressecamento em bebês e crianças durante as férias

A estação mais esperada do ano chegou! E o verão traz dias escaldantes e diversão para toda a família. Mas a época merece atenção especial com os bebês e crianças, pois a pele infantil é mais sensível e pode sofrer com a exposição solar (queimaduras e acúmulo de danos devido aos raios ultravioletas), ressecamento e irritação por causa do contato com a água salgada e/ou com o cloro, além de possíveis lesões pruriginosas causadas por picadas de insetos.

Durante este período, é comum a mudança na rotina das crianças e as brincadeiras ao ar livre tornam-se frequentes, acompanhadas de uma exposição solar mais prolongada. ?O cuidado com a exposição solar infantil deve ser redobrado, pois, além das queimaduras solares que costumamos ver, os danos que os raios ultravioletas causam são cumulativos, para o resto da vida. Por isso, a fotoproteção adequada é extremamente necessária na hora de deixar as crianças brincarem ao ar livre, principalmente nos dias mais ensolarados.?, comenta Dr. Andre? Cherubim, especialista em dermatologia pediátrica.

Sabe-se que, por mais que o sol traga benefícios à saúde, como a síntese de vitamina D, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) é na infância que os cuidados e precauções devem ser tomados para se evitar a evolução de um câncer de pele durante a idade adulta. ?De acordo com a literatura, cerca de 80% da radiação ultravioleta que recebemos ao longo da vida ocorre até os 18 anos de idade?, diz o Dr. André.

A pele infantil é mais suscetível aos raios UV do que a de um adulto, sendo mais frágil na hora de tolerar os malefícios do sol. Por isso, é indicado o uso de um bom filtro solar, a partir dos seis meses de idade, para que se crie uma camada protetora na pele dos pequenos.

Segundo o Dr. Cherubim, antes dos seis meses, os bebês não podem usar protetor solar, mesmo os indicados ao público infantil, pois a pele nessa fase ainda é muito fina e sensível. ?Deve-se evitar expor a raios solares os bebês com menos de 6 meses. E mesmo com a utilização do protetor solar nos bebês com mais de 6 meses, devemos evitar a exposição deliberada, principalmente nos horários de pico de incidência solar, entre 10h e 16h. Se está com seu filho na praia ou na piscina, é essencial mantê-lo na sombra e usar, além do protetor solar, roupas adequadas com proteção UV e chapéus?, aconselha o especialista.

Outro alerta do especialista para os dias quentes é sobre o aumento do número de machucadinhos causados por picada de inseto. ?E as crianças são vítimas frequentes, provocando contusão pruriginosas e eventualmente o aparecimento de lesões mais inflamatórias, vermelhas e quentes. Em alguns casos, pode ocorrer uma reação de hipersensibilidade, como se fosse uma alergia à própria picada, com o aparecimento de diversas feridas pelo corpo.?

O conselho, segundo o médico, é aumentar a hidratação para que a pele infantil fique mais resistente, além de evitar a coceira para diminuir a chance de cicatrizes no futuro. Além disso, os pais e mães também precisam proteger a casa, principalmente os quartos, com a colocação de telas nas janelas para evitar a entrada de insetos.

Os banhos mais frequentes de mar e de piscina deixam a pele mais ressecada e sensível. A aplicação de um hidratante adequado, após o banho, é fundamental. ?Este cuidado fortalece a barreira cutânea, evitando o ressecamento, possíveis coceiras e outros tipos de sensibilidade?, explica.

PREVENÇÃO E CUIDADOS

E para as picadas de insetos e pequenos machucados, arranhões e outros dodóis comuns nas férias, Mustela® desenvolveu o Cicastela® Creme Reparador Hidratante. Multiuso, seguro e eficaz para ser aplicado diretamente na pele limpa e seca com pequenas lesões e ressecamentos. Promove reparação da pele acalmando o desconforto e ajudando na recuperação da área afetada desde a primeira aplicação. Preço sugerido: R$ 55,00 (40 ml).
Culinária

3 receitas com panetone de dar água na boca

Sobremesas que levam panetone para consumir sem medo da balança

Quem disse que não dá para aproveitar um dos sabores mais clássicos do Natal mesmo depois da data? O panetone já faz parte da tradição em família e é o queridinho das comemorações de final de ano. Mas, o fim das festividades não é desculpa para deixar de saborear a iguaria!

Quem não abre mão do produto, pode apostar em receitas diferentes para inovar e variar no consumo. Pensando nisso, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, ensina o passo a passo de rabanada, rocambole e docinho, tendo o panetone como ingrediente principal.

Na hora de levar à mesa, a especialista orienta: ?as sobremesas podem ser acrescentadas em um momento de refeição mais livre, como aos finais de semana. Dentro de um contexto alimentar equilibrado e um estilo de vida saudável, com prática regular de atividades físicas, podemos comer de tudo! Quando falamos da ingestão de alimentos com maior valor calórico, o importante é ter moderação?.

Confira o passo a passo das receitas sugeridas por Renata!

RABANADA ASSADA DE PANETONE

Divulgação


1 panetone de 1 kg
500mL de leite
3 ovos
2 col de sopa de açúcar
Canela em pó a gosto

Preparo:
1) Corte o panetone em tiras.
2) Misture o leite com o açúcar.
3) Passe cada tira do panetone no leite adoçado.
4) Em seguida, passe cada tira no ovo batido e acomode em uma assadeira.
5) Quando todas as tiras estiverem na assadeira, despeje o restante do leite e polvilhe a canela em pó.
6) Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que o panetone comece a ficar sequinho na forma.


ROCAMBOLE DE PANETONE

Divulgação


1 panetone de 1kg
1 lata de leite condensado
1 col de sopa de manteiga
2 col de sopa de cacau em pó

Opcional: 200g de chocolate amargo ralado.

Preparo:
1) Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente o leite condensado e o cacau em pó.
2) Cozinhe em fogo baixo, até que se forme um brigadeiro de colher.
3) Corte o panetone em tiras e amasse com a ajuda de um rolo de massa.
4) Recheie as tiras com o brigadeiro e faça rolinhos. Se preferir rolos maiores, emende uma tira na outra.
5) Quem quiser, pode acrescentar o chocolate amargo ralado por cima.
6) Também é possível levar à geladeira por mais 10 minutos para servir gelado.

DOCINHO DE PANETONE

Divulgação


½ panetone de 1kg
1 xícara de creme de leite
2 col de sopa de vinho branco
400g de chocolate ao leite

Preparo:
1) Derreta o chocolate e misture o vinho e o creme de leite, até formar um creme homogêneo.
2) Esfarele o panetone e misture com o creme.
3) Faça bolinhas e leve à geladeira.
4) Se desejar, enrole no cacau em pó, em castanha de caju triturada, chocolate granulado, frutas secas.
Bem-Estar

O segredo da longevidade: a receita para viver mais e melhor

O aumento da expectativa de vida é realidade. Especialista mostra como chegar à velhice com qualidade

Cerca de 30% dos idosos com mais de 60 anos têm problemas de sarcopenia, entendida como a perda de massa, força e desempenho da musculatura. A boa notícia é que esse mal pode ter seu impacto reduzido ou postergado com cuidados simples ao longo da vida.

?Por volta dos 30 anos, começamos a perder massa muscular, num processo natural, mas a velocidade dessa perda e o impacto que ela causa na qualidade de vida do paciente decorrem diretamente da quantidade de massa magra que as pessoas têm no corpo: quanto menos massa magra tivermos mais riscos corremos?, diz o dr. Roberto Miranda, cardiologista e geriatra.

Segundo dados do IBGE (2018), a expectativa de vida ao nascer dos brasileiros aumenta ano após ano e já atinge 72 anos para os homens e 79 anos para as mulheres, além de ser cada vez mais comum, pessoas comemorem mais de 100 anos de idade. Mas esses números são superados quando pensamos por faixa etária, ainda segundo o IBGE uma mulher com 60 anos, por exemplo, em média viverá mais 22,9 anos, ultrapassando assim o número estimado no nascimento.

Muito se fala em como o país está ou não preparado para cuidar dessas pessoas e pouco sobre como a população está se preparando para viver mais e melhor.

Dr. Roberto Miranda explica que o indivíduo com pouca massa magra torna-se ?fraco? e o quadro pode ser agravado com a incidência de uma doença aguda. Por exemplo: um idoso com boa quantidade de massa magra tende a se recuperar melhor de uma pneumonia, pois o organismo usa esse recurso para auxiliar a recuperação. Com o quadro estabilizado, ainda sobra massa para ele se recuperar e voltar para suas atividades rotineiras. O mesmo não acontece com o idoso com pouca massa magra. Ele tem as chances de morte ou dependência ampliadas, pois o seu organismo pode não ter a força necessária para se recuperar completamente de uma enfermidade pontual.

?Outro problema é a perda de massa e de tecido ósseo (osteoporose), que também é comum e aumentam o risco de fraturas, as quais são extremamente complicadas para lidar e recuperar os pacientes?, ressalta o geriatra.

Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 10 milhões de brasileiros têm osteoporose, o que causa 1 milhão de fraturas por ano. Esses graves problemas podem ser minimizados (ou adiados) com mudanças simples no cotidiano: ter estilo de vida ativo, o que significa no mínimo 5 mil passos por dia, ou fazer meia hora de caminhada; ter alimentação balanceada, que não restrinja os alimentos, mas reduza a ingestão daqueles que não contribuem com a saúde; ter equilíbrio emocional, para que o corpo não sofra as consequências de problemas menores; evitar o excesso de álcool e não fumar.

Outra ferramenta importante é a suplementação, que proporciona ao organismo os nutrientes essenciais quando eles não são aportados por meio da dieta nutricional padrão. Um exemplo clássico é a ingesta de proteínas, que na maioria das vezes não atinge a recomendação diária. Uma ótima fonte de proteínas são os peptídeos de colágenos que são isentos de alérgenos, como a proteína do leite, soja e glúten. Uma combinação adequada e balanceada de proteínas associada a vitaminas, minerais e aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA´s) são indispensáveis para a síntese muscular auxiliando na prevenção da sarcopenia.

Já para a saúde dos ossos e contra a osteoporose é necessária uma ingesta adequada cálcio, vitamina D, K e magnésio. Lembrando que os ossos não são formados apenas por cálcio e que o aporte de proteína para os ossos, além da vitamina D e magnésio, é fundamental para a formação de um composto ósseo de qualidade, não esquecendo o papel da vitamina K2 como um carreador do cálcio para os ossos evitando que ele se acumule nas artérias e rins. Vale mencionar que existem diversas fontes de cálcio, e que o Cálcio Citrato Malato, dentre os compostos de cálcio é o melhor absorvido pelo nosso organismo, chegando a ser quase 2 vezes mais absorvido do que o carbonato de cálcio.

Uma alimentação balanceada, seja via dieta nutricional padrão ou suplementada, e a prática de atividade física regular são a chave para manter o organismo em condição de oferecer a melhor resposta frente às necessidades habituais, promovendo um envelhecimento mais saudável e longevo.

?Nada disso é fácil, mas os resultados são evidentes e comprovados por inúmeros estudos. Por isso, minha dica para todos é: parem de procrastinar. Comecem hoje a fazer a diferença, independente da sua idade?, completa dr. Roberto Miranda.
Bem-Estar

Vinagre de maçã, um elixir da boa saúde

Antioxidante, anti-inflamatório e antimicrobiano, o alimento fermentado contribui para a perda de peso e a beleza da pele e dos cabelos, entre inúmeros benefícios

O vinagre de maçã, ingrediente indispensável no tempero de saladas e na preparação de molhos agridoces, é também um elixir da boa saúde. Hipócrates, o pai da medicina moderna, receitava oxymel aos seus pacientes, uma mistura de vinagre, água e mel, como forma de prevenir doenças e rejuvenescer o corpo. Além de contribuir para a plenitude física, o vinagre de maçã mostra sua versatilidade no tratamento dos cabelos e da pele.

Alimento fermentado, o vinagre de maçã tem propriedades anti-inflamatória e antimicrobiana. O consumo como alimento ou em pequeninas doses diárias diluídas em água ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle do diabetes, melhora a digestão e diminui a pressão arterial, entre outros benefícios. Alguns compostos encontrados no vinagre de maçã agem dificultando a absorção de carboidratos no intestino e, com isso, favorecem a perda de peso. A presença de antioxidantes atua para retardar o envelhecimento.

Rodrigo Margoni, especialista em vinagres, destaca entre as substâncias presentes no vinagre de maçã a pectina. ?Esta é uma fibra solúvel que contribui para diminuir a fome?, afirma. Consumidor regular do alimento fermentado, Margoni costuma ingerir 10ml (uma tampinha) diluídos em um copo de água pelo menos três vezes ao dia. ?A sensação de saciedade é incrível, justamente pela presença da pectina?, diz.

Como sócio-proprietário da Almaromi Viccino, empresa pioneira na produção natural de vinagre de maçã no Brasil, Margoni explica a diferença entre o produto natural e o orgânico. ?Tanto um quanto o outro são obtidos sem o uso de conservantes. O vinagre orgânico tem a certificação de que foram utilizadas maçãs produzidas sem o uso de defensivos agrícolas?, afirma. ?Nosso vinagre natural tem como matérias-primas as variedades fuji e gala, que resultam em um produto de altíssima qualidade?, completa.

Pele e cabelos

Os ácidos acético, cítrico, lático e succínico, presentes no vinagre de maçã, têm ação antimicrobiana contra a bactéria causadora da acne na pele.

Nunca, no entanto, deve ser aplicado puro sobe a pele, pois pode causar queimaduras. Recomenda-se diluir uma colher de vinagre de maçã em um copo de água e só então passar na pele, removendo a mistura alguns segundos depois.

Cabelos quebradiços e oleosos têm no vinagre de maçã um poderoso aliado. Para obter bons resultados, deve-se misturar uma colher de vinagre em um copo de água e depois borrifar nos fios. Na sequência, aplica-se, mecha a mecha, um creme de tratamento indicado para cada tipo de cabelo. É preciso esperar por três a cinco minutos com touca térmica ou toalha umedecida em água quente para agir. A seguir, os cabelos devem ser enxaguados.

Seja ingerindo ou aplicando para melhorar a saúde da pele e dos cabelos, qualquer uso que se pretenda fazer deve ter indicação médica, pois cada organismo reage de uma forma às substâncias presentes no vinagre de maçã.

Vinagre na história

- Na Roma antiga, as legiões de soldados tomavam o cuidado de transportar o vinagre em odres, pois sabiam de sua importância para o preparado da Posca (vinagre misturado com água e ervas aromatizantes). A bebida fortalecia os guerreiros e combatia a fadiga.

- Na China, era comum o uso do vinagre para evitar doenças e curar feridas. No Japão, os samurais utilizavam o vinagre de maçã como um potente tônico para dar força e saúde.

- Em Paris, na Idade Média, o vinagre de maçã era vendido como desodorante corporal.

- Atualmente, há várias teses de doutorado e muitas dissertações de mestrado sobre os usos medicinais do vinagre. Há mais 300 publicações catalogadas sobre o tema em várias línguas, além de vários sites na internet que tratam do assunto.
Bem-Estar

7 sinais de alerta para quem usa lentes de contato

Embora possam parecer práticas e cômodas, as lentes de contato podem causar alguns problemas oculares

As lentes de contato podem ser a solução para quem não gosta de usar óculos ou ainda para aqueles que querem praticar atividades esportivas que não comportam o uso do acessório. Mas, embora possam parecer práticas e cômodas, as lentes de contato podem causar alguns problemas oculares.

As complicações relacionadas ao uso das lentes de contato são comuns na prática clínica, de acordo com a oftalmologista Dra. Tatiana Nahas, Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de São Paulo.

?A prescrição das lentes de contato deve ser feita por um oftalmologista, bem como o acompanhamento contínuo do processo de adaptação às lentes. Isso porque, independentemente do material, forma de uso ou tecnologia, o fato é que a lentes de contato alteram a fisiologia dos olhos?, diz a oftalmologista.

?Essas mudanças, no geral, não são importantes. Mas, em certas situações podem levar a quadros potencialmente graves. Mesmo que a pessoa seja usuária há muitos anos, precisamos levar em conta que há fatores ambientais e físicos interagindo constantemente?, explica Dra. Tatiana.

Um dos conselhos mais importantes para quem usa lentes de contato é ficar atento aos sinais e sintomas oculares que podem ser um alerta de que é preciso procurar o oftalmologista.

Com a ajuda da Dra. Tatiana Nahas, preparamos uma lista desses sinais e sintomas. Confira.

1- Vermelhidão

As lentes de contato podem capturar facilmente substâncias irritantes como fumaça, pólen, poeira, poluição e maquiagem. O acúmulo desses agentes pode causar vermelhidão, coceira ou ardor nos olhos ou até mesmo uma conjuntivite. Vermelhidão é, normalmente, um sinal de irritação!

Vale lembrar ainda que a vermelhidão pode ser o primeiro sinal de que há problemas de adaptação das lentes. O primeiro passo é ter certeza de que a limpeza das lentes está sendo realizada corretamente, bem o tempo de uso está sendo respeitado.

2- Queimação e coceira

Quando a vermelhidão vem acompanhada de coceira e/ou ardência, após o uso de lentes de contato, é possível que haja algum tipo de reação alérgica ocular, como uma conjuntivite alérgica. A alergia pode estar relacionada ao material das lentes, bem como aos produtos usados para sua limpeza.

3- Acúmulo de secreção ou pus

Ardência ou coceira, isoladamente, podem apenas estar relacionadas a uma reação alérgica. Entretanto, se juntamente como esses sintomas houver acúmulo de secreção, é preciso procurar o oftalmologista o mais rápido possível. Esses sintomas podem indicar uma conjuntivite bacteriana ou viral.

4- Sensação de areia

A falta de limpeza e hábitos nocivos, como não tirar as lentes de contato para dormir, por exemplo, são as principais causas de problemas oculares relacionados ao uso das lentes.

A sensação de areia nos olhos, quando a pessoa está de lentes, pode significar que algum tipo de substância está agregado às lentes, como partículas de metal, sujeira etc. A pior consequência, nesses casos, podem ser uma lesão na córnea.

5- Sensibilidade à luz

A fotofobia é uma condição muito comum e tem diversas origens. Mas, deve ser um sinal de alerta para quem usa lentes de contato há muitos anos, pois pode estar relacionado a problemas na córnea.

6- Visão embaçada

Lentes de contato sujas ou danificadas podem deixar a visão embaçada. Essa condição pode ainda ser decorrente do uso excessivo de lentes de contato que leva à diminuição do nível de oxigênio na córnea. Para manter o filme lacrimal saudável, a córnea necessita de um bom aporte de oxigênio.

A principal recomendação é tirar as lentes de contato para dormir, além de realizar limpeza adequada diariamente.

7- Olho seco

Quem usa lentes de contato por muitos anos, pode desenvolver a síndrome do olho seco. Isso porque as lentes de contato interferem na hidratação natural e na limpeza dos olhos. A dica é pedir ao oftalmologista a recomendação de um colírio lubrificante.

O uso de lentes de contato tem riscos. Por isso, é importante que as lentes sejam prescritas por um oftalmologista. O uso consciente impõe um compromisso por parte do paciente de realizar um acompanhamento periódico, além de assumir com responsabilidade os devidos cuidados de limpeza e recomendações médicas.

Tutora oferece recompensa para quem encontrar cachorra em Cândido Mota

Pretinha tem apenas 9 meses

Júlia Guiotti, tutora da cachorra Pretinha, está à sua procura e oferece recompensa para quem encontrar ou indicar onde está Pretinha.

Júlia explica que Pretinha escapou da casa onde moram na terça-feira, 12 de janeiro, na Rua Irineu Antônio Luchini, nas proximidades do Clube CRB em Cândido Mota.

Pretinha tem apenas 9 meses, é muito dócil e muito apegada à sua filha.

O telefone de contato é (18) 996978821.

divulgação - Cachorra Pretinha
Cachorra Pretinha

Bem-Estar

Cuidados com a pele negra no verão

Tipo de pele costuma ser mais oleoso e requer diferentes necessidades na hora de tratar

Sabemos que a quantidade de melanina diferencia um tom de pele de outro, mas não é apenas isso. As peles mais escuras também têm maior número de glândulas sudoríparas, que produzem suor, e de sebáceas, responsáveis pelo sebo. Por conta disso, elas tendem a ser oleosas e com os poros dilatados, e mais propensas à acne, além de também mancharem com mais facilidade.

Por outro lado, a pele negra costuma ser ?jovem? por mais tempo que as demais, por ser mais resistente aos efeitos do tempo, retardando o aparecimento das rugas.

Mas esse tipo de pele necessita de cuidados especiais, por isso, separamos as principais dúvidas e respondemos para vocês:

Devo usar protetor solar todos os dias?

Sim! Apesar da pele negra ter mais proteção natural contra os raios UVA e UVB, ela também é mais propensa a manchas. O melasma e a melanina que protege e dá cor também escurece a pele se estimulada em excesso pelo sol. O ideal é usar um protetor com FPS 30, no mínimo.

Quais substâncias são melhores para a minha pele?

Para esse tipo de pele, produtos livres de óleo são os ideais, pois mantém a pele sequinha e ajudam a evitar a acne. Texturas matte e gel oil free são as mais indicadas.

Preciso hidratar?

Para todos os tipos de pele, o cuidado é essencial. De manhã, logo após a higienização, é imprescindível. Mas na hora de escolher o hidratante, vale a dica de escolher produtos também livres de óleo e com textura em gel, a fim de não causar mais cravos e espinhas. Existem várias opções no mercado de sabonetes com essas características específicas.

Como uniformizar o tom com os produtos?

Alguns produtos no mercado ajudam a prevenir e tratar manchas. Use os com base em ativos, como o ácido fítico, ácido kojico e vitamina C. Essa última, em especial, já está bastante popular no mercado, pelos seus visíveis benefícios para a pele. Géis de limpeza, protetor solar, tônicos e séruns com esse ativo são facilmente encontrados. Geralmente são usados à noite, após a limpeza. Mas cuidado! Evite usar produtos com hidroquinona, pois ela despigmenta demais a pele.

E com o corpo? Precisa desses mesmos cuidados?

A hidratação corporal nunca deve ser deixada de lado. Além dos cuidados internos que agem de dentro pra fora, como tomar muita água e manter o consumo de frutas e verduras na alimentação, cuidados externos também ajudam. Cotovelos e joelhos são áreas bastante ressecadas, portanto, uma esfoliação de uma a duas vezes por semana é ideal, além do uso de cremes hidratantes diariamente. A esfoliação também ajuda a prevenir a foliculite, uma inflamação da raiz do pelo que é muito comum em peles negras.

Criança adoece após desaparecimento de cachorra em Assis

A cachorrinha atende pelo nome de Lesse e está perdida há uma semana

Há quase uma semana desaparecida, os tutores de Lesse estão desesperados em busca da cachorrinha que sumiu no dia 5 de janeiro, próximo ao Camelô em Assis.

A cachorrinha é uma mistura de vira-lata e lhasa apso e tem um olho preto e o outro azul. A tutora Rosilene conta que a cachorrinha era muito querida e apela para a população ajuda-la a encontrar Lesse. "Me ajudem a encontrar a nossa cachorrinha, minha filha está doente, sentindo falta da Lesse".

Para entrar em contato com a família basta ligar para o número de telefone (18) 99797-0716.
Divulgação - Cachorrinha atende por nome de Lesse
Cachorrinha atende por nome de Lesse

Bem-Estar

5 dicas para planejar a carreira para 2021

Traçar metas e objetivos podem ser os diferenciais para quem almeja outros rumos profissionais

A reta final de 2020 pode ser um momento perfeito para quem deseja planejar sua carreira profissional para o ano que vem. Seja para conseguir um emprego, trocar de empresa ou mudar de carreira, traçar metas e objetivos é fundamental para aumentar a chance de êxito. Ainda com vagas de emprego sendo fechadas e com organizações cortando custos por conta da crise econômica, buscar uma graduação, pós-graduação ou especialização podem ser alternativas para uma recolocação mais rápida.

"Basicamente, o planejamento de carreira e sucesso profissional são guias que vão nortear suas metas para uma trajetória a curto, médio e longo prazo. A partir disso, será possível saber quais etapas devem ser cumpridas para cada conquista, como ser admitido por uma empresa, conseguir uma promoção ou, até mesmo, abrir o próprio negócio", explica Celson Hupfer, Doutor em Psicologia Social e CEO da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital.

Para ajudar quem planeja executar um plano de carreira para 2021, o especialista elencou cinco dicas:

1) Seja qual for o objetivo, fazer acontecer o seu planejamento de carreira e sucesso profissional não é difícil, mas vai exigir dedicação, capacidade de se comunicar e planejamento

2) O primeiro passo para em um planejamento de carreira é a busca pelo autoconhecimento. Mapear seus valores, interesses e talentos será primordial para elaborar esse planejamento.

3) Trace metas e defina prazos. Busque entender suas competências, limitações e quais áreas deseja seguir.

4) É fundamental estabelecer estratégias para o desenvolvimento profissional. Seja buscando uma especialização ou focando em técnicas de inovação no mercado de atuação para atingir o sucesso na carreira, as técnicas não podem ser deixadas em segundo plano.

5) Por mais que façamos planos, nem sempre eles saem como desejamos. Por isso, é importante estar atento às mudanças que surgem no processo. É necessário analisar diferentes possibilidades e a hora que é melhor optar por outro caminho.

Faça o teste e descubra se você tem refluxo

Infelizmente, esse mal é mais comum do que deveria. Afeta cerca de 50 milhões de brasileiros - 30% da população adulta do Brasil. Frequentemente confundido com azia, o refluxo pode virar câncer se não tratado devidamente

Sensação de azia e náusea persistente, mesmo quando você toma um antiácido; excesso de peso e má qualidade do sono; dor no tórax, muitas vezes intensa; tosse e rouquidão contínuas, mesmo sem estar resfriado; e aftas bucais recorrentes. Esses sintomas registrados de forma isolada e de vez em quando não representam o risco grave a sua saúde, mas se um ou dois desses problemas estiverem ocorrendo com certa frequência, isso pode ser um indicativo de que você está sofrendo da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), um mal que atinge 30% da população adulta do Brasil, segundo dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

Para ajudar as pessoas que têm registrado alguns dos sintomas citados anteriormente, a Top Med elaborou um teste de autoavaliação para quem deseja descobrir se tem a doença. É só acessar os endereços eletrônicos www.centroderefluxobr.com ou linktr.ee/centroderefluxo. A empresa é responsável pela distribuição exclusiva no Brasil do Esophyx, dispositivo médico recém-aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento do refluxo.

"O teste não tem o objetivo de substituir a consulta médica. Ao contrário, ele pode ser um alerta de que é hora de procurar o médico. Muitos pacientes ignoram os sintomas durante muito tempo, o que pode levar a agravar o problema", diz a Simone Arins, representante em toda América Latina da Endogastric Solutions, fabricante do Esophyx.

Frequentemente confundido com episódios de azia, o refluxo quando não tratado, compromete em muito a qualidade de vida da pessoa. Afeta o sono, agrava doenças pulmonares como pneumonias, bronquites e asma, ocasiona úlcera do esôfago, causa alteração celular no esôfago, o que pode evoluir para um câncer de esôfago. Outras complicações da doença são inflamação das cordas vocais, engasgos frequentes e noturnos e dificuldades para engolir, entre outras.

O cirurgião do aparelho digestivo e membro titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Eduardo Grecco, explica que o refluxo ocorre quando o esfíncter esofágico inferior, presente na região entre o esôfago e o estômago, não funciona de maneira apropriada, fazendo com que o conteúdo estomacal, seja líquido ou sólido, volte para o esôfago, ocasionando uma série de sintomas.

"Naqueles pacientes que têm a forma crônica da doença, há episódios frequentes de dor e queimação, constantes tosses à noite, fazendo com que o indivíduo não durma direito. Então é um problema que afeta muito a qualidade de vida desses pacientes. São pacientes que não conseguem trabalhar adequadamente, ou deixam de trabalhar, começam a se privar de vários alimentos para evitar os sintomas. Portanto, é uma doença que pode interferir em todos os âmbitos da vida do paciente, seja ele familiar, social e profissional", alerta o médico.

Alternativa

Conforme dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), do total de pacientes que sofrem de refluxo no País, 40% não têm resultados efetivos apenas com o tratamento medicamentoso e precisam apelar para um tratamento cirúrgico. O Esophyx é a nova alternativa para os brasileiros. Implantado por meio de um procedimento endoscópico, é minimamente invasivo, e pode acabar sendo um substituto à cirurgia e libertar o paciente do uso contínuo de medicamentos.

Amplamente usado nos Estados Unidos (aprovado pelo FDA em 2007) e Europa, foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final de 2020. Médicos já estão passando por treinamento pela equipe técnica da americana Endogastric Solutions, fabricante do dispositivo, para começarem a utilizá-lo no final de janeiro de 2021.

"Naqueles pacientes que têm a forma crônica da doença, há episódios frequentes de dor e queimação, constantes tosses à noite, fazendo com que o indivíduo não durma direito. Então é um problema que afeta muito a qualidade de vida desses pacientes. São pacientes que não conseguem trabalhar adequadamente, ou deixam de trabalhar, começam a se privar de vários alimentos para evitar os sintomas. Portanto, é uma doença que pode interferir em todos os âmbitos da vida do paciente, seja ele familiar, social e profissional", alerta o médico.

Alternativa

Conforme dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), do total de pacientes que sofrem de refluxo no País, 40% não têm resultados efetivos apenas com o tratamento medicamentoso e precisam apelar para um tratamento cirúrgico. O Esophyx é a nova alternativa para os brasileiros. Implantado por meio de um procedimento endoscópico, é minimamente invasivo, e pode acabar sendo um substituto à cirurgia e libertar o paciente do uso contínuo de medicamentos.

Amplamente usado nos Estados Unidos (aprovado pelo FDA em 2007) e Europa, foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final de 2020. Médicos já estão passando por treinamento pela equipe técnica da americana Endogastric Solutions, fabricante do dispositivo, para começarem a utilizá-lo no final de janeiro de 2021.
Bem-Estar

Janeiro Branco: sinal de alerta para a saúde mental

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) destaca relevância do tema e importância dos cuidados, especialmente no contexto da pandemia

Janeiro é o mês dedicado à conscientização a respeito da saúde mental, cada vez mais reconhecida como uma prioridade global de saúde e desenvolvimento econômico. Para chamar a atenção sobre o tema e reforçar a importância dos cuidados, em especial no contexto vivido em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) destaca informações relevantes.

De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8%). A saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores causas – os quais respondem, respectivamente, pela 5ª e 6ª causas de anos de vida vividos com incapacidade no Brasil. Ainda segundo a OPAS, entre 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais em países de alta renda não recebem tratamento adequado e, nos países de baixa e média renda, o percentual é ainda maior, ficando entre 76% e 85%.

A saúde mental também causa reflexos no desenvolvimento econômico, sendo a segunda causa de afastamento laboral, gerando ainda grande estigma pessoal de incapacidade – especialmente com o advento da pandemia do novo Coronavírus. Pesquisa da UERJ demonstrou que casos de depressão dobraram no período de quarentena e que ocorrências de ansiedade e estresse tiveram aumento de 80%, causadas pelas incertezas com o novo Coronavírus e as mudanças impostas pelo isolamento social.

Esses dados demonstram a relevância de se ampliar o debate e as estratégias para enfrentamento desse panorama, sendo também um desafio para a saúde suplementar. No Brasil, em 2019, os beneficiários de planos de saúde realizaram cerca de 29 milhões de procedimentos relacionados ao cuidado em saúde mental - um crescimento de aproximadamente 167% em relação ao número realizado em 2011. Confira abaixo os dados extraídos do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar:

A ansiedade e depressão provocadas pela pandemia foram tema de discussão no I Simpósio Virtual ANS, realizado em setembro, quando houve um amplo debate e troca de experiências de operadoras de planos de saúde e de contratantes empresariais sobre a integração dessa linha de cuidado na gestão de saúde corporativa. Na ocasião, a ANS apresentou um painel sobre a importância do cuidado em saúde mental para a promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças, a evolução do número de iniciativas em saúde mental nos programas de Promoprev e abordagens em saúde mental na Atenção Primária.

Através de parceria e sob coordenação do SESI, a Agência também está desenvolvendo uma pesquisa quantitativa junto a empresas contratantes de planos de saúde para abordar, dentre outros temas, as ações para cuidados com a saúde mental dos trabalhadores da indústria durante e no pós-pandemia.

Saúde mental na pandemia

Em contexto de pandemia, é recorrente o aumento de sofrimento psíquico na população, principalmente em quem já tinha fatores preexistentes. É esperado que o frequente estado de alerta, preocupação, solidão e sentimento de falta de controle frente às incertezas do momento, aumente o estresse e sofrimento psíquico. Além disso, as medidas de isolamento social, embora baseadas em evidências científicas e essenciais para a proteção da saúde da população, podem impactar a saúde mental daqueles que as experienciam. Devido ao período de distanciamento social, quarentena ou isolamento, a redução de estímulos, perda de renda pela impossibilidade de trabalhar e alterações significativas na rotina geram forte impacto na vida das pessoas.

Os fatores que influenciam o impacto psicossocial estão relacionados à magnitude da epidemia e ao grau de vulnerabilidade em que a pessoa se encontra no momento. Entretanto, é importante destacar que nem todos os problemas psicológicos e sociais apresentados poderão ser qualificados como doenças. A maioria será classificada como reações normais diante de uma situação anormal. Reações comuns diante deste contexto englobam sentimento de impotência e desamparo perante os acontecimentos, solidão, irritabilidade, angústia, tristeza, raiva.

É importando ainda considerar que, tendo em vista a instabilidade dos cenários em decorrência da pandemia, o volume de informações e as mudanças constantes experimentadas, é esperado que as pessoas apresentem queda na capacidade de concentração, bem como sensação de letargia, o que muitas vezes leva à diminuição do interesse para realizar atividades cotidianas. Adicionalmente, o medo de ser acometido por uma doença potencialmente fatal, cuja causa e progressão ainda são pouco conhecidas, afeta o bem-estar psicológico das pessoas. Em certa medida, quando experienciadas de maneira leve, essas reações podem atuar como fatores de proteção, pois levam a comportamentos mais cautelosos no que diz respeito à exposição aos riscos de contágio.

Em caso de sofrimento intenso, a procura por ajuda especializada é primordial. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, estima-se que entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia pode vir a sofrer alguma manifestação psicopatológica, caso não seja feita nenhuma intervenção de cuidado específico para as reações e sintomas manifestados. A rápida mudança nos modos de vida habituais pode contribuir para o desencadeamento de reações e sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Observa-se também, maior probabilidade de ocorrência de distúrbios do sono, abuso de substâncias psicoativas e ideação suicida, bem como agravamento de transtornos mentais preexistentes.

Além disso, a experiência de confinamento tende a trazer consequências e implicações para as relações interpessoais. As restrições a deslocamentos, a suspensão de atividades em escolas, locais de trabalho ou de convívio comunitário intensificam o contato entre as pessoas residentes no mesmo domicílio. Em alguns casos, essa condição amplifica a exposição a situações de violência, principalmente para pessoas que ficam expostas à presença de agressor no domicílio.

Por todas essas razões, é fundamental que as pessoas que vivem com condições de saúde mental tenham acesso contínuo ao tratamento durante a pandemia. Segundo a OMS, mudanças nas abordagens da prestação de assistência à saúde mental (telessaúde) e apoio psicossocial estão mostrando sinais de sucesso em alguns países. O atendimento remoto apresenta vantagens para a oferta de suporte psicossocial durante a Covid-19, uma vez que corrobora com as recomendações de distanciamento social, quarentena e/ou isolamento domiciliar. Dessa forma é possível evitar a circulação desnecessária e, ao mesmo tempo, garantir atendimento psicossocial e/ou psicoterápico de qualidade.

Cuidados e recomendações

A Fiocruz lançou uma série de cartilhas com recomendações para o enfrentamento dos desafios à saúde mental e atenção psicossocial no contexto da pandemia. Nas publicações, destinadas a grupos específicos como trabalhadores dos serviços de saúde, gestores, psicólogos hospitalares, crianças, cuidadores de idosos, são descritas, por exemplo, reações comportamentais mais frequentes, danos psicológicos oriundos do confinamento e apresentam dicas sobre o uso de medicamentos e consumo excessivo de informações. Confira aqui algumas recomendações:

• Reconheça e acolha seus receios e medos, procurando pessoas de confiança para conversar;
• Retome estratégias e ferramentas de cuidado que tenha usado em momentos de crise ou sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional;
• Invista em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, leitura, exercícios de respiração, habilidades manuais);
• Se você estiver trabalhando durante a epidemia, fique atento a suas necessidades básicas, garantindo pausas sistemáticas durante o trabalho (se possível em um local calmo e relaxante) e entre os turnos.
• Invista e estimule ações compartilhadas de cuidado, evocando a sensação de pertencimento social (como as ações solidárias e de cuidado familiar e comunitário)
• Mantenha ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas;
• Evite o uso do cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções;
• Busque um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional;
• Busque fontes confiáveis de informação e reduza o tempo que passa assistindo ou ouvindo coberturas midiáticas.

Por que Janeiro Branco?

A campanha foi criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG), em alusão às tradicionais comemorações das festas de fim de ano, quando as pessoas costumam realizar balanços das ações individuais e planejar, para o próximo ciclo de 12 meses, novas resoluções e metas. De acordo com os idealizadores, de maneira simbólica, o primeiro mês do ano é reservado como uma "página em branco” para que novas práticas sejam reescritas, objetivando o bem estar da saúde mental.

Quando se fala em saúde mental, muitos relacionam à ausência de doenças, como ansiedade e depressão, por exemplo. Entretanto, a OMS conceitua saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou demais enfermidades.
Bem-Estar

Resoluções de ano novo: a saúde está na sua lista?

Em 2020, milhares de pessoas deixaram de ir ao médico por medo da pandemia

Chegou o momento de fazer planos para este ano. E, não tem jeito, toda vez prometemos muita coisa que sabemos que não iremos cumprir. Entre as resoluções de ano novo, estão as promessas ligadas ao campo do estudo, do trabalho, do lazer e a única que não deveria ser esquecida: a saúde.

2020 foi um ano atípico, em que milhares de pessoas deixaram de ir ao médico por causa da pandemia do novo Coronavírus. Segundo a empresa de pesquisas Demanda, quatro, em cada dez brasileiros, deixaram de ir ao médico para investigar qualquer tipo de sintoma. E, segundo o Instituto Nacional do Câncer, mais de 50 mil brasileiros deixaram de diagnosticar algum tipo de câncer em 2020.

Apesar disso, ficou claro o quanto a saúde é importante. Para a radio-oncologista Bruna Bonaccorsi, do Instituto de Radioterapia São Francisco, em 2021, o primeiro item da lista de promessas deveria ser avaliar a saúde. "Avaliar como um todo ou mesmo não adiar a busca por um diagnóstico relacionado a algum sintoma que o incomoda há meses”, diz.

"Se você sabe que algo está errado com seu organismo, não postergue a busca por diagnóstico! Pode ser muito pior, muito mais doloroso e penoso, podendo ser fatal!”, alerta a médica.

Exames de rotina

Sabemos que diversas doenças, tais como o câncer, são descobertas em exames de rotina. E a maior parte dos cânceres tem grandes chances de cura quando tratados no estágio inicial. Durante o ano, campanhas de conscientização são promovidas pelas entidades médicas a fim de despertar a atenção para determinada doença. "Mas não é necessário esperar o mês de campanha para realizar um exame imprescindível naquele momento”, pondera Bruna.

Segundo a médica, mulheres devem manter consultas regulares ao ginecologista para estar em dia com o exame de colo de útero, conhecido como Papanicolau, a partir dos 25 anos, e mamografia, após os 40 anos, ambos rastreadores de câncer. Enquanto homens acima de 50 anos devem estar em dia com exame de próstata.

E ambos, quando maiores de 45 anos, devem realizar a colonoscopia, pelo menos uma vez, para rastrear e prevenir o câncer colorretal. Porém, a frequência desse exame vai depender, entre outros fatores, da idade do paciente e da sua predisposição para a doença - como a presença de casos de câncer de intestino na família.

Check Up

É importante lembrar que, para muitos exames, não é necessária a regularidade anual. "Porém, um check up para avaliar colesterol, pressão arterial e glicose, por exemplo, pode ser muito interessante para avaliar a saúde como um todo”, avalia a médica. "Além disso, alguns exames físicos também podem sugerir alguns tipos de cânceres, como o de pele, que se manifesta a partir de manchas ou outras lesões com características bem específicas”, completa.

Portanto, lembre-se: uma doença, principalmente um câncer, não vai esperar até que se tome uma atitude. "Se você sente algum tipo de dor, desconforto ou algum sintoma recorrente. Ou mesmo que não tenha sintoma algum mas há muito tempo não vai à uma consulta e tem um caso muito próximo de câncer na família, coloque na lista, em primeiro lugar, a busca por saúde em 2021”, orienta.

Tutores oferecem recompensa para quem achar cachorrinho desaparecido em Assis

Neném sumiu nos arredores do Jardim Paraná

Nesta quinta-feira, 7 de janeiro, a família do cachorrinho Neném informam seu desaparecimento nas proximidades do Jardim Paraná em Assis e oferecem recompensa para quem encontrar o pet.

Neném é branco com manchas pretas no rosto e no corpo.

Divulgação - Cachorrinha atende por nome de Neném
Cachorrinha atende por nome de Neném


Os tutores oferecem recompensa para quem a tenha encontrado ou resgatado, pois na casa as crianças estão sofrendo pela falta de Neném e até os outros animais estão amuados e sem comer.

Para entrar em contato com a família de Neném é só ligar no número de telefone (18) 99612-1405 e falar com Hellen ou Emídio.
Bem-Estar

Dia da gratidão: Aprenda 5 preces poderosas para atrair energias positivas e realizações

Fazer uma oração de gratidão todos os dias pode fazer muito mais por você do que você pode imaginar

E se você tivesse acordado hoje apenas com as coisas pelas quais você agradeceu ontem, o que você teria? Já parou para pensar nisso? Fazer uma oração de gratidão todos os dias pode fazer muito mais por você do que você pode imaginar. "Todas as vezes que somos gratos por algo, o Universo recebe essa energia positiva que enviamos e nos manda ainda mais daquilo” – afirma o astrólogo do Astrocentro, Brendan Orin.

De acordo com o especialista se você é grato por sua saúde, o Universo irá te enviar ainda mais saúde. Se você é grato por ter um trabalho, mesmo que não seja o dos seus sonhos, o Universo vai fazer com que o emprego perfeito chegue até você porque sente a sua energia de gratidão e amor por tudo o que você faz. "Ver a vida com gratidão nos dá mais clareza até mesmo para resolver nossos problemas e encontrar os caminhos para o sucesso e a realização” – pontua.

Por isso, no dia da gratidão Brendan separou cinco orações de agradecimento para te ajudar a estabelecer o hábito de agradecer todos os dias por todas as bênçãos que você recebe.

Oração de Gratidão

"Deus Pai, eterno e todo poderoso! Quero vos agradecer pelo meu dia que agora chega ao seu final.
Obrigada, Pai, por tudo que me destes e por tudo o que sou.
Obrigada pelo dia de hoje, por tudo de bom que me aconteceu, por todos os desafios que me permitistes enfrentar, por tudo o que consegui com a vossa graça (diga uma ou mais coisas que aconteceram no seu dia pelas quais você se sente grata).

Obrigada pelas pessoas com quem tive contato neste dia.
Ofereço-vos todo o meu dia, todo o meu cansaço, frustrações, injustiças, decepções e alegrias; todo o meu esforço de levar aos meus irmãos, pela palavra e, principalmente, pelo testemunho, os ensinamentos vivos de Jesus.

Obrigada, Pai, pela vida que me destes! Obrigada por tudo: pela família, pelo trabalho, pela saúde, pelo alimento, pela vossa proteção e até mesmo pelas coisas que deram errado, pois só Vós sabeis o porquê de cada uma das minhas experiências.

(Converse com Deus, conte a ele o que aprendeu com as experiências do seu dia).

Seja feita, Pai amado, sempre e por amor, a vossa vontade.
Obrigado por tudo!
Amém.”

Oração de Agradecimento – Salmo 30

"Eu vos exaltarei, Senhor, porque me livrastes;
não permitistes que exultassem
sobre mim meus inimigos.

Senhor, meu Deus,
clamei a vós e fui curado.

Senhor, minha alma foi tirada por vós
da habitação dos mortos;
dentre os que descem para o túmulo,
Vós me salvastes.

Ó vós, fiéis do Senhor,
cantai sua glória, dai graças
ao Seu Santo nome.
Porque a sua indignação dura
apenas um momento,
enquanto sua benevolência é para toda a vida.

Pela tarde, vem o pranto, mas
de manhã, volta a alegria.
Eu, porém, disse, seguro de mim:
‘Não serei jamais abalado’.

Senhor foi, por favor, que me destes honra e poder,
mas quando escondestes vossa face
fiquei aterrado.

A Vós, Senhor, eu clamo,
e imploro a misericórdia de meu Deus.
‘Que proveito vos resultará
de retomar-me a vida,
de minha descida ao túmulo?
Porventura vos louvará o meu pó?
Apregoará ele a vossa fidelidade?
Ouvi-me Senhor, e tende piedade de mim;
Senhor, vem em minha ajuda’.

Vós convertestes o meu pranto em prazer,
tirastes minhas vestes de penitência
e me cingistes de alegria.
Assim, minha alma Vos louvará sem calar jamais.
Senhor, meu Deus,
eu Vos bendirei eternamente.”

Oração de Gratidão a Deus

"Senhor meu Deus e meu Pai eu Te agradeço
por tudo o que tens feito em minha vida:

pela alegria de viver, por minha família,
pelos meus amigos, pelo ar que respiro,
pelos dons que me deste, pelos relacionamentos
que possibilitam que eu cresça a cada dia,

Por tudo.

Obrigado, Pai, pelas oportunidades que me tens dado
de testemunhar o Amor com que amas
a mim e a todas as pessoas.

Obrigado Pai, por Teu perdão e
por dar-me uma vida plena e abundante.

Senhor, a Ti,
que és o Criador de tudo
o que sou e o que possuo,
dedico a minha vida,
clamando para que eu veja e faça
sempre a Tua vontade, e que minhas
obras Honrem e Glorifiquem o Teu nome. Amém!”

(Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai)

Oração de Gratidão ao Universo

"Universo misterioso e perfeito que tudo pode ver, pela benção que possuo em minha vida, atraio a saúde do meu corpo, o verdadeiro amor, o emprego dos meus sonhos e tudo que eu almeje!

Sou grato pelo que possuo e o que vou alcançar, acredito, confio, entrego e realizo. Pela minha fé do dia a dia, me aproximo da luz, do bem e do amor. Minha energia atrai o poder de todas as coisas, pois posso tudo naquele que me fortalece.

Dou o devido respeito à natureza, na qual me conecto e através da qual me sinto equilibrado. Posso sentir a vida de todas as coisas, que vibram em meu coração e minhas veias. Grito aos quatro cantos que estou vivo!

Torno meus dias cada vez mais coloridos, atraindo pessoa verdadeiras, sentimentos sinceros, momentos inesquecíveis. Sei que sou capaz de fazer isso! Oh! Universo que sou grato, Deus que tudo vê, eu o invoco!

Os objetivos diários aos quais me proponho alcançar, fazem parte da minha caminhada, a qual enfrentarei facilmente. A luta da rotina serve para alimentar minha vontade de querer cada vez mais.

Meus desejos são propósitos, ordeno que todos cheguem até mim. Nas pequenas coisas me fortifico, dou valor ao que sou, tenho gratidão e enxergo a majestade que existe em mim. Sou um ser humano único e não preciso de nada e ninguém para me sentir assim. Possuo garra, força e amor dentro de mim.

Me reinvento e me descubro diariamente. Busco a evolução, aprofundo minha conexão com meu eu espiritual. Corpo, alma, saúde e realidade. Eu vivo no amor, sou amor próprio e respiro amor. Vou atrair tudo que houver de positivo, pois os meus pensamentos irão materializar meus objetivos e eu penso e vivo na positividade.

Meu passado não me define. Como a borboleta, estou em constante mudança. Envio meus pedidos ao Universo e afirmo que serei ouvido. Acredito, peço e recebo! Não cairei em locais obscuros, pois a luz celestial me acompanha. Ela acende em minha cabeça e me livra de vendas que impeçam de sentir e ver o amor de Deus.

Sempre estou no lugar certo e atraio os atributos corretos para ser cada vez mais uma pessoa melhor. Sou grato pelo amor que me cerca, pelo bem que me rodeia, por aqueles que se importam comigo. Entrego minha vida às bênçãos do Universo, para todo o sempre. Gratidão, gratidão, gratidão!

Amém!”

Ho’oponopono – Oração da Gratidão

"Divino Criador, Pai, Mãe, Filho!

Se eu, minha família, meus parentes e antepassados ofendemos você, sua família, parentes ou antepassados, em pensamentos, atos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente momento, nós pedimos o seu perdão.

Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura Luz. E assim é. SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente. SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada. SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente. SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Por este espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável, SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins, SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e no que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para a minha escassez. SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim. SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados… TE AMO. Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento. SINTO MUITO, TE AMO.”
Bem-Estar

Saiba como diminuir a ansiedade por meio da alimentação saudável

A alimentação saudável pode ser definida com a ajuda de um bom nutricionista ou nutrólogo

Neste mês é celebrado o "Janeiro Branco”, campanha voltada a conscientização sobre a importância da saúde mental. Assunto que se mostra ainda mais relevante para o nosso país, que possui a maior taxa de pessoas com ansiedade do mundo e é o quinto em casos de depressão. Cerca de 9,3% dos brasileiros possuem algum tipo de transtorno de ansiedade e 5,8% convive com a depressão. Os fatores que impulsionam o desenvolvimento destes distúrbios em nossa população são vários, indo da preocupação com a pandemia de covid-19 até a apreensão gerada pelas turbulências econômicas e políticas. Até mesmo a virada de ano acaba estimulando o surgimento das sensações de inquietude e agonia, que geralmente estão relacionadas as frustrações do ano anterior e as expectativas e incertezas quanto ao ano que se iniciará.

Segundo o clínico geral e CEO da Clínica Penchel, Lucas Penchel, alguns dos sintomas causados pela ansiedade como, por exemplo, o estresse, insônia, fadiga e irritação podem levar as pessoas a comerem de forma desregrada e exagerada, o que na maioria das vezes, resulta no aparecimento de outros problemas de saúde. "O consumo de açúcar e gordura estimula a liberação dos hormônios da endorfina e serotonina nas correntes sanguíneas, proporcionando bem-estar e relaxamento quase que imediato a nossos organismos. Com o passar dos anos, esse tipo de alimentação pode influenciar no aumento de peso e na construção de quadros de hipertensão, diabetes, gastrite, obesidade, refluxo, entre outros. Por estes motivos é essencial que os pacientes entendam a relação entre alimentação e ansiedade e assim adotem novos hábitos, introduzindo em suas dietas pratos saudáveis e nutritivos, que tragam boas sensações e ajudem a minimizar os sinais do distúrbio”, destaca.

Uma alternativa para os fãs de doces é fazer a substituição por alfarroba, um fruto do qual é possível fazer barrinhas ou creme com aroma e sabor semelhantes aos do chocolate. "É uma opção pouco calórica e rica em magnésio, polifenóis e antioxidantes que auxiliam na prevenção ao envelhecimento precoce. Outros alimentos que possuem magnésio e cálcio e ajudam a acalmar o nosso organismo, assim como a alfarroba, são a soja, nozes, iogurte desnatado, sardinha, salmão, brócolis e couve”, recomenda.

Outro nutriente que colabora no controle da ansiedade é a vitamina C, presente em frutas cítricas, como a laranja, tangerina e limão. "Elas contribuem para a diminuição da produção do hormônio cortisol, que é liberado em situações de estresse, promovem o funcionamento eficiente do sistema nervoso e elevam a sensação de bem-estar”, indica.

De um modo geral, os alimentos ricos em ômega 3, fibras, vitamina D, probióticos e triptofano – aminoácido encontrado em carnes, frango, peixes, ovos e também no chocolate – são essenciais para aperfeiçoar a função cerebral, aumentar a produção de serotonina, melhorar o humor, regular a flora intestinal e os níveis de açúcar no sangue, dar energia e disposição, majorar a sensação de saciedade e controlar os níveis de ansiedade. "Também recomendo o consumo dos chás verde, camomila, erva-doce, cidreira e hortelã, que cooperam no processo de digestão e são calmantes naturais. Eles devem ser consumidos sem a adição de açúcar”, ressalta.

De acordo com Lucas Penchel, a alimentação saudável pode ser definida com a ajuda de um bom nutricionista ou nutrólogo. "Ela também deve ser combinada a prática de atividades físicas e ao acompanhamento psicológico e psiquiátrico. A ansiedade em excesso demanda o auxílio de profissionais capacitados, pois somente eles poderão fazer o diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para cada paciente, podendo abarcar o uso de medicamentos específicos e terapias distintas”, conclui.

Criança sofre por cachorra que desapareceu na véspera de Ano Novo em Assis

Leoa ficou assustada por conta dos fogos de artifícios

Os tutores de Leoa estão em busca da cachorra que despareceu na noite da véspera de Ano Novo no dia 31 de dezembro, no Parque Colinas em Assis. Uma criança de nove anos está muito abalada pelo sumiço do animal.

Vera Rodrigues conta que Leoa se desesperou com os fogos de artifícios e em um momento de muito medo, pulou o muro da vizinha. "Quando a minha vizinha chegou em casa e abriu o portão, a Leoa saiu correndo e desapareceu".

Divulgação - Criança está sofrendo com o sumiço da cachorra
Criança está sofrendo com o sumiço da cachorra


Leoa foi resgatada da rua há anos, estava doente e a família de Vera cuidou da cachorra, que estava saudável.

Leoa fugiu da Rua Cabo PM João Carlos Moreira, no Parque Colinas.

Para entrar em contato com a família basta ligar ou mandar mensagem para o número (18) 99672-3748
Bem-Estar

Você sabe qual é o corpo ideal para o verão? O SEU!

O importante é se sentir bem consigo mesmo e ser feliz

Todos os dias, somos bombardeados na mídia e nas redes sociais com imagens idealizadas de corpos magros, sem estrias ou celulites. Isso nos leva a focar na forma do corpo e não em sua funcionalidade. Além disso, abre caminho para comparações e julgamentos sobre como lidamos com nossa autoimagem, tendo como base padrões inatingíveis – algo injusto e cruel. Hoje somos condicionados a escolher entre bonito ou feio, mas estes são conceitos relativos, que variam conforme a percepção de cada um.

Então, quando se trata do seu corpo, se possível, direcione seu foco para sua funcionalidade, e seja muito grato se tudo funcionar. Expresse amor e gratidão por todas as partes do seu corpo e deixe os padrões de lado. Aceite a sua aparência e, claro, se você quiser procurar meios para melhorá-la com exercícios físicos, tratamentos, dieta – tudo bem, vá em frente.

O importante é se sentir bem consigo mesmo e ser feliz! Mas sempre expresse gratidão pelas coisas incríveis que seu corpo produz todos os dias. Este é um dos maiores segredos da autoestima: desafiar-se, procurar melhorar, mas sem deixar de expressar amor, afeto, carinho e gratidão por quem você é e por tudo que já conquistou.

Se, mesmo depois de praticar o autoamor e a gratidão, você ainda acreditar que seu corpo não é perfeito, lembre-se: o melhor corpo é e sempre será o SEU, que está com você todos os dias e o sustenta. O corpo ideal para o verão, ou para qualquer estação do ano, é o seu!

A falta de aceitação pode gerar muito sofrimento, e nenhuma cirurgia plástica vai conseguir mudar a autoimagem que você projetou de si mesmo. Se você tem algo fixo na mente e se enxerga de uma forma distorcida, não é um bisturi que vai corrigir isso, mas a mudança dos seus pensamentos e paradigmas. Portanto, a autoestima não está apenas no corpo físico. Por isso, a partir de agora, se olhe no espelho e se ame. Recupere o poder que é seu por direito.

Divulgação - Patrícia Cândido é Filósofa e pesquisadora na área da espiritualidade há quase 30 anos
Patrícia Cândido é Filósofa e pesquisadora na área da espiritualidade há quase 30 anos

Bem-Estar

Transforme o Ano Novo com 21 dicas para renovar as energias

Benzedeira e terapeuta holística, Jacqueline Naylah traça um plano de três semanas para começar 2021 com novos hábitos

A neurociência explica que 21 dias é o tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança. Com base nisso, a escritora, bióloga, benzedeira e terapeuta holística, Jacqueline Naylah traçou um plano de três semanas para começar o ano de 2021 com novos hábitos. São 21 técnicas simples que vão transformar a vida de quem quer cumprir os objetivos.

Um ano inteiro está para surgir e é chegada a hora da mudança. Então, veja 21 dicas e comece 2021 com o pé direito:

Dia 1 - Sopre canela: existe um ritual do sopro de canela no 1º dia de cada mês, mas você também pode definir o início de cada ciclo de sua vida. O sopro da canela é muito simples: basta colocar um punhado de canela em pó em suas mãos e soprar em sua porta de entrada, de fora para dentro, pedindo prosperidade e abundância.

Dia 2 - Organize seus armários e gavetas: separe uma caixa para o que deve ser jogado fora e outra para doações. Remova o pó, crie caixas com rótulos para melhor visualização. Otimize! Facilite o manuseio, deixe ao seu alcance o que você utiliza com frequência. Desapegue, priorize o seu tempo e libere espaços para novas energias.

Dia 3 – Cuide da sua saúde: se você ainda vibra na energia da preguiça, podemos selar um trato agora: vamos começar por algo bem simples? Uma caminhada de 15 minutos por dia, pode ser? Tenho certeza de que aos poucos você sentirá vontade de caminhar mais e mais.

Dia 4 - Eu amo meu cantinho: organize um canto SÓ SEU, seja um espaço para meditar, orar, estudar e refletir. Esse "canto” deve se tornar uma rotina no tempo e espaço. Reserve no mínimo uns 5 minutos do seu dia para esse momento. O cantinho "SÓ SEU” é um cuidado para sua saúde espiritual, física, emocional e mental.

Dia 5 – Limpeza das crenças: no momento do banho, imagine-se em uma cascata e essa água tem o poder de remover todas as crenças que limitam sua prosperidade. Deixe que a água caia sobre sua nuca e sinta essa fonte limpando seus medos, ansiedades e tristezas. Saia do seu banho confiante de que a água cumpriu o papel.

Dia 6 – Autocuidado: há quanto tempo você não tira um momento para cuidar de si? Autocuidado também está relacionado com saúde, equilíbrio, bem-estar e amor. Vou deixar aqui algumas dicas fáceis: um escalda pés com manjericão e bolinhas de gude; um banho de ervas; uma máscara facial de argila; ou uma hidratação capilar.

Dia 7 -
Vida Social: como está sua vida social? Hoje é um ótimo dia para conversar com aquela pessoa que você adora dar boas risadas. Aquela que sintoniza com você? Então, liga pra ela! Sem falar sobre problemas, claro!

Dia 8 - Você já elogiou alguém hoje? A sensação de receber um elogio é prazerosa, inigualável. Quando nosso trabalho é valorizado, reconhecido e elogiado também nos impulsiona a aprimorar e continuar. Elogie o trabalho de alguém de modo gentil, sorrindo, com o coração tranquilo e confiante!

Dia 9 – Adquira conhecimento: reflita nesse momento sobre alguma área em sua vida que você deseja transformação. Busque por pessoas que sejam inspiração e o que elas podem oferecer para que você adquira mais conhecimento: livros, e-books, cursos, vídeos, palestras.

Dia 10 - Respiração Consciente: rotina muito corrida, estresse, insônia, cansaço? Separe um tempo no seu dia, busque um lugar para si e perceba-se: o simples exercício de inspirar e expirar de forma lenta e profunda tem o enorme poder de oxigenar a mente e acalmar o coração.

Dia 11 – Escolha uma música para esse momento da sua vida: ouça a canção todos os dias até seu sonho sair do plano da energia e ser cocriado. Algumas opções: The Piano Guys (Beethoven’s 5 Secrets) The Piano Guys (Titanium) Simply Three (Counting Stars) Viva La Vida (Coldplay) e Brooklyn Duo (Hallelujah).

Dia 12 – Trate o dinheiro como energia: dinheiro não é algo ruim. Existem inúmeras crenças que até hoje nos limitam a alcançar prosperidade. Está na hora de ressignificar o simbolismo do dinheiro. Fazer as pazes com ele.

Dia 13 - Espelho, espelho Meu: faça um teste: durante 21 dias, olhe-se no espelho e repita para você mesmo "eu sou maravilhosa(o) e a vida é maravilhosa(o). Diga com firmeza, convicção, alegria e tenho certeza absoluta que algo em você e ao seu redor irá mudar!

Dia 14 - Sabedoria de Cura: uma das técnicas que podemos utilizar para limpeza de nossos bloqueios e conexão com nossa essência divina é a prática de Ho’oponopono. A prática havaiana antiga, com vista ao perdão, é composta pelas frases: Sinto muito; Me perdoe; Eu te amo; Sou grato. Diga essas frases sempre que tiver um problema. É mágico.

Dia 15 - Carta de Decreto: escreva a seguinte frase: No dia XX/XX/XXXX terei em meu poder R$ XXX que chegarão até mim de tempos em tempos nesse ínterim. Em troca desse dinheiro, prestarei o serviço mais eficiente de que sou capaz, entregarei a melhor qualidade e a maior quantidade de serviço como XXX. Acredito que terei esse dinheiro em meu poder, minha fé é tão forte que posso ver esse dinheiro diante dos meus olhos, posso toca-lo com minhas mãos. Tenho um plano para ter esse dinheiro e vou seguir quando ele for recebido.

Dia 16 – Blinde a sua autoestima: a era da competição findou! O tempo de você acreditar que é menos do que alguém também. Você é única(o) e muito especial! Autoestima não é ego, é valorizar o grandioso presente que Deus lhe deu: A VIDA.

Dia 17 - Elimine Distrações: você está focada(o) na transformação, praticando exercícios, realizando alinhamentos e, de repente, se distrai e fica horas e mais horas no celular. Elimine essas pequenas distrações. Comece a refletir: quantas atividades produtivas, significativas e transformadoras caberiam nesse tempo?

Dia 18 - Qual seu sonho, meta, objetivo? O conceito de felicidade é diferente para cada um de nós. Por isso, em termos de energia, é necessário ter clareza e definição do que desejamos. Tire os seus sonhos da nuvem das ideias e mova ele para o papel, dessa forma o Universo atua com rapidez para eles sejam materializados.

Dia 19 – Tabela de Finanças: pegue um caderno ou uma folha de papel e comece a organizar as suas pendências, uma a uma, sem medo e sem ansiedade. Tente manter o coração sereno, tranquilo e confiante. Agradeça cada vez que quitar uma dívida e honre a quem está devendo.

Dia 20 - Um presente: você é único e especial! Se deseja o melhor, emane essa energia! Você não é merecedora(o) de "qualquer coisa”. A vida é agora! Convido-te a preparar uma mesa bonita com uma comidinha que você adora, vestir-se como se hoje fosse a ocasião super especial e dizer para si mesma(o): EU MEREÇO!

Dia 21 - Gratidão Transforma: faça um "potinho da gratidão”. A cada motivo para ser grata(o) no seu dia escreva em um bilhetinho e coloque em um pote. Dá até para deixar esse pote no cantinho "SÓ SEU”. Ao término de um ano abra-o. Tenho certeza que o próximo ano será mais inspirador e você será imensamente grato pelo ano que passou.

Saiba como proteger seu pet do barulho dos fogos

Donos de cães a gatos podem tomar algumas providências para manter os animais tranquilos e evitar inconvenientes

Apesar das leis sancionadas em algumas cidades brasileiras, que tem por objetivo proibir a queima de fogos, especialmente rojões, o uso dos elementos pirotécnicos ainda é comum em grande parte dos estados. Para muitas pessoas, os shows de luzes simbolizam alegria e diversão, mas, para grande parte dos animais, o barulho traz muita agitação, incômodos e ansiedade, já que o ouvido dos cães e gatos é mais sensível quando comparado ao dos humanos.

Segundo a veterinária Adriana Souza dos Santos, clínica geral da AmahVet, algumas técnicas como o adestramento ou o uso de terapêuticos - como os florais - podem ajudar a aliviar esse estresse. "Para isso, no entanto, é recomendado uma consulta com um profissional que indicará o melhor tratamento para cada animal”, explica a veterinária, acrescentando ainda que o efeito pode não ser imediato e que é preciso se programar com antecedência caso os episódios de ansiedade no animal sejam recorrentes nesta época.

Para aliviar o desconforto na noite de réveillon, a especialista separou algumas dicas:

1. Coloque o animal de estimação no cômodo da casa que tenha menos barulho momentos antes da queima de fogos e lembre-se de o libertar assim que o barulho cessar;

2. Quem tem gato deve tomar maior cuidado com espaços entre os móveis, sofás articulados, baús, ou qualquer espaço onde o felino possa ficar preso ao tentar se esconder, já que é algo que costumam fazer em situações de insegurança;

3. Verifique se não há rotas de fuga no local onde o pet ficará;

4. Não deixe o cão ou gato preso em correntes ou trancado em caixas de transporte, pois eles podem entrar em pânico e se machucarem ao tentar se libertar;

5. Mantenha portas e janelas fechadas até que a queima de fogos termine, isso ajuda a evitar que o animal fuja ou se perca;

6. Quem mora em apartamento deve verificar se as telas de proteção não estão danificadas. O ideal é fazer isso dias antes, para dar tempo de fazer os reparos caso necessário;

7. Com delicadeza, coloque algodão parafinado (hidrófobo) no ouvido do seu pet somente minutos antes do barulho e retire quando terminar a comemoração;

8. Existem também fones de ouvido e protetores de orelha próprios para cachorros;

9. Há um método canadense que consiste em atar o cão com um pano para que a circulação sanguínea do corpo do animal seja estimulada, diminuindo, assim, as tensões e a irritabilidade. Informe-se com o veterinário sobre como fazer isso sem machucar o seu bichinho;

10. Por fim, coloque uma música suave e faça companhia ao pet, pois isso transmite segurança e ameniza o susto com os ruídos.
Bem-Estar

Alimentação funcional, meditação e yoga ajudam na saúde da terceira idade

A medicina integrativa alia diversas abordagens terapêuticas como forma de garantir a saúde contínua do paciente

Com foco na qualidade de vida e bem estar das pessoas, a medicina integrativa, que alia as diversas abordagens terapêuticas como forma de garantir a saúde contínua do paciente, vem sendo cada vez mais utilizadas junto aos idosos. Para a médica geriatra do Residencial Club Leger, Simone Henriques, este conceito ajuda a preencher uma lacuna que a medicina tradicional deixa de cobrir. Ela pretende incluir, dentre das atividades dos hóspedes do Residencial, a meditação e a prática de yoga.

O conceito vem sendo implantado junto aos hóspedes do Residencial Club Leger. Nesta primeira etapa, estão sendo introduzidos alimentos funcionais, ou seja, aqueles que ajudam a diminuir o colesterol e inflamações.

- A medicina integrativa tem o papel de aliar todas a terapias complementares no intuito de promover a qualidade de vida, e não apenas a doença em si. Caso a pessoa tenha alguma doença específica, a integrativa acaba auxiliando em todo o processo terapêutico, ajudando no controle das doenças crônicas. Temos, com isso, uma ação mais preventiva - explica a Dra. Simone Henriques.

Ela destaca que é comum as pessoas reclamarem de mal estar mesmo com os exames médicos não registrando qualquer problema. Neste caso, a medicina integrativa buscaria entender o estilo de vida do paciente, buscando o modelo de alimentação mais adequado, dados psicológicos e demais informações para evitar doenças futuras.

Tutora procura por cachorrinha com ferimentos desaparecida na Vila São Cristóvão em Assis

A cachorrinha atende pelo nome de Mel

Gabrielli de Lima Silva, tutora da cachorrinha Mel que desapareceu na Vila São Cristóvão em Assis, está a sua procura.

A cachorrinha da raça poodle desapareceu na noite do dia 25, na Rua João Hipólito, próximo ao Poupatempo.

‘Há alguns meses eu a resgatei da rua em situação crítica, cuidei dela e coloquei o nome de Mel. Ela está se tratando de uma ferida aberta no peito porque levou uma picada de aranha e estamos muito preocupados. Pedimos que se alguém tiver informações sobre ela, para que nos avise”, pede Gabrielli.

Quem tiver informações pode entrar em contato com Gabrielli pelo número de telefone (18) 99787-1325.

divulgação - Mel esta desaparecida desde a noite do dia 25
Mel esta desaparecida desde a noite do dia 25

Família procura cachorro perdido próximo à Escola Cleophania em Assis

Maradona, como é chamado, é cego e desapareceu no sábado à noite

Neste sábado, 26 de dezembro, o cachorrinho Maradona sumiu de sua residência na Rua Marcos S. Garcia, na Vila Carvalho em Assis.

A casa da família é próxima à Escola Cleophania e o dono do animal, Toninho, é proprietário de uma lanchonete em frente a Caixa Econômica Federal.

Divulgação - O cachorro atende por nome de Maradona
O cachorro atende por nome de Maradona


Segundo informado, o animalzinho já é velho, muito dócil, porém por conta de ser cego, não deixa ninguém pegá-lo no colo.

A família pede para que qualquer notícia do animal seja dada pelos números de telefones (18) 997923020 com Toninho, ou (18) 996336095 com Alex.
Bem-Estar

Cuidados com a pele no verão

Atenção à higienização, com uso de produtos adequados ao tipo de pele, é um dospassos importantes para mantê-la saudável na estação

O verão chegou! Mas, com a estação favorita de quem curte praia, piscina e atividades ao ar livre, chega também a necessidade de alguns cuidados especiais com a pele. Focar na proteção solar é algo que logo vem à mente, mas para manter a pele bonita e saudável, é importante não abandonar a rotina completa de skincare e, com as temperaturas mais altas, limpeza e hidratação também precisam de uma atenção maior.

Mais do que uma questão de aparência, não descuidar da pele é uma questão de saúde, de proteger bem o maior órgão do nosso corpo. "Nesse período, a exposição ao sol traz maiores riscos de queimaduras, ressecamento, envelhecimento, além de problemas mais graves, como o desenvolvimento de câncer de pele", alerta a dermatologista Dra. Adriana Isaac.

Para quem tem a pele mais oleosa, é possível notar um aumento dessa característica no verão. A Dra. Adriana conta que "isso acontece porque o calor dilata os poros do rosto, aumentando a produção de sebo, causando excesso de brilho e maior propensão à acne". Por isso, é recomendado lavar o rosto com frequência para retirar as impurezas e o suor que vão se acumulando ao longo do dia.

Para obter os melhores resultados da limpeza, os produtos e a rotina de uso devem ser recomendados conforme o tipo de pele. A linha Dermotivin®, desenvolvida pela Galderma, oferece higienizadores para todos os tipos, das secas e sensibilizadas até as oleosas e acneicas. Eles estão disponíveis nas versões em barra, líquido e espuma.

Como a pele também pode ficar mais ressecada no verão, a renovação é fundamental. Para isso, a esfoliação semanal é uma grande aliada, removendo as células mortas e deixando um aspecto mais leve. Uma opção é o Dermotivin Scrub, esfoliante para todos os tipos de pele, que ainda possui propriedades hidratantes e calmantes, evitando o ressecamento.
Bem-Estar

Verão gera alerta para combate à dengue e pragas, como ratos, baratas e cupins

Com as unidades de saúde próximas ao colapso, diante do aumento de casos de Covid-19, os cuidados no combate e as pragas de verão devem contar com uma maior atenção das autoridades e a população. O alerta é do vice-presidente da Aprag (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas), Sérgio Bocalini. Para ele, esta seria uma forma de evitar um possível caos nos hospitais, num período onde as pessoas estão mais expostas ao contato com o aedes aegypti, ratos, baratas, aracnídeos cupins etc.

- O verão traz essa preocupação todos os anos. O problema maior agora é que enfrentamos uma pandemia que voltou a crescer e vivemos uma situação de exaustão nos hospitais. Isso exigirá que tenhamos uma postura mais responsável com as pragas comuns neste período do ano - afirma o vice-presidente da Aprag.

Os roedores, segundo Bocalini, são outra praga que costuma ter maior presença neste período do ano. Com as chuvas, esses animais buscam proteção em áreas mais protegidas, como residências e estabelecimentos comerciais.

- Há um maior registro de ratazanas em casas, lojas comerciais ou áreas industriais. As fortes chuvas acabam contribuindo para esse acontecimento - explica.

Outro ponto de atenção é em relação aos cupins, que tendem a aumentar durante o período de maior calor. Recentemente, com o aumento da temperatura em pleno inverno, houve registro de revoadas de cupins em muitas cidades.

- A tendência é que haja crescimento a partir de agora de cupins invadindo casas e áreas de construção. Há uma preocupação com as estruturas prediais, que podem ser prejudicadas - explica o representante da Aprag.

Tutora procura por cachorra está desaparecida desde sábado

Briza desapareceu nas redondezas do Jardim Canadá

Débora está à procura de sua cachorra que sumiu na noite de sábado, 19 de dezembro, nas redondezas do Jardim Canadá em Assis.

A cachorra atende pelo nome de Briza e qualquer informação sobre o seu paradeiro pode ser passada pelo número de (18) 99795-6118.

Divulgação

Culinária

O ovo é alimento importante nas receitas de Natal

Katayama Alimentos destaca os benefícios do alimento e indica receitas saudáveis com o ovo para as festas de fim de ano

Os ovos sempre fizeram parte das tradicionais festas e comemorações das famílias brasileiras. Sejam nas famosas farofas que levam ovos cozidos, passando pelas variadas maioneses de legumes até as sobremesas que não podem faltar, como pudins, tortas doces e pavês. Agora então, nas festas de fim de ano, não é diferente. O ovo é um componente essencial nas receitas típicas do Natal e Ano Novo, além de ser usado para o preparo de ingredientes decorativos e saborosos, como os próprios fios de ovos.

Devemos lembrar que, além de ser um ingrediente indispensável em algumas receitas doces e salgadas, o ovo é uma excelente fonte de importantes nutrientes: proteína de alto valor biológico (fornecendo todos os aminoácidos essenciais), vitaminas (riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12), minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro), ômega3 e compostos ativos (luteína e zeaxantina).

Segundo Dra. Milena Cornacini, Nutricionista Clínica, Esportiva e Ortomolecular, Mestre e Doutora em Nutrição e Consultora Técnica da Katayama Alimentos, quando combinado com outros alimentos, o ovo não interfere na biodisponibilidade de outros nutrientes e pode ser harmonizado com demais alimentos em preparações de receitas doces e salgadas. "Mas, atenção: não devemos abusar! Equilíbrio alimentar é a chave para a saúde. O consumo de ovos deve seguir orientações individualizadas e consumir mais do que cinco ovos ao dia pode representar excesso para algumas pessoas, dependendo das necessidades nutricionais, e causar danos à saúde", adverte a nutricionista.

Receitas saudáveis
Como exemplo de inúmeros pratos saudáveis com ovos, a nutricionista indica duas receitas práticas e deliciosas – uma salgada e uma doce – para o Natal. Vamos experimentar?

- Cookie de chocolate amargo

2 ovos inteiros crus
185 g de farinha de amêndoas
140 g de chocolate 70%, em cubos
100 g de açúcar mascavo
80 ml de azeite de oliva extra virgem
1 colher das de chá de baunilha
½ colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo: Bater o açúcar com o azeite de oliva extra virgem, acrescentar os ovos, a baunilha, a farinha de amêndoas, o bicarbonato e por fim o chocolate 70%, picado. Deixar uma hora no freezer e assar por 13 minutos a 180°C.

- Salada de ovos com rúcula, tomate seco e uvas passas

5 ovos inteiros cozidos
½ pote de iogurte integral sem sabor
100 g de tomate seco
30 g de uvas passas
120 g de rúcula
1 limão (caldo)
1 colher de sobremesa de azeite de oliva extra virgem


​​Modo de preparo: Cozinhe os ovos e pique-os em quadradinho, misture o iogurte, o tomate seco picado, o caldo de limão, o azeite de oliva e a uva passa. Para finalizar, misture cuidadosamente a rúcula em fatias grossas. Acrescente sal e ervas finas (alecrim, manjericão, hortelã, salsinha e cebolinha). Sirva gelada.

Canal Ovo de Novo

No Canal Ovo de Novo no YouTube, criado pela Katayama Alimentos para oferecer conteúdo relevante ao consumidor por meio de receitas que usem o ovo, podem ser encontradas outras sugestões e inspirações, como salada de batatas com ovos, chocotone e até um lanche para aproveitar as sobras das festas, com costela, ovo frito e bacon. Confira todas as receitas inéditas de fim de ano em https://www.youtube.com/ovodenovo.

Cachorra desaparece em Assis durante visita de família de Caraguatatuba

Cachorrinha atende por nome de Amora

Uma família de Caraguatatuba que está em visita a Assis, para passar o Natal, procurou o Portal AssisCity para divulgar o desaparecimento de sua cachorrinha, que atende pelo nome de Amora.

A cachorrinha, da raça Yorkshire, tem 14 anos e faz uso do medicamento Gardenal duas vezes por dia, por sofrer de epilepsia.

A família informa que Amora fugiu da Rua Dom José Lázaro das Neves, no Centro de Assis.

"Amora é bem pequena, pesa uns dois quilos, está cega e não tomou remédio hoje cedo. Ela escapou por uma frestinha do portão. Precisamos encontrá-la porque ela está bem velhinha e precisa dos nossos cuidados, porque além da epilepsia ela ainda tem miomas na barriga", diz Pietra Junqueira, tutora da Amora.

Informações sobre a cachorrinha podem ser dadas pelo número de telefone (16) 98116-0442.

Tutora busca por cachorro desaparecido no Jardim Paraná em Assis

O animal atende por nome de Thor

Neste domingo, 20 de dezembro, por volta das 21h o cachorro Thor sumiu de sua residência no Jardim Paraná em Assis e sua tutora Andreza está a sua procura.

Thor têm três anos de idade, é marrom, com olhos cor de mel. "Ele é muito manso e meus filhos amam demais esse cachorro, por isso peço ajuda para encontrá-lo", pede Andreza.

Divulgação - Cachorro atende por nome de Thor
Cachorro atende por nome de Thor


Thor foi visto pela última vez próximo ao Terminal Rodoviário.

Para passar qualquer informação sobre o paradeiro de Thor basta entrar em contato pelo número de telefone (18) 99712-4744.

Tutores buscam por cachorra desparecida próximo ao Tênis Clube

Cachorrinha atende por nome de Nikita

Nesta quinta-feira, 17 de dezembro, a cachorrinha Nikita desapareceu de sua residência na Rua João Ramalho, 1153, próximo ao Tênis Clube em Assis.

Nikita já é idosa e precisa de cuidados especiais, por isso os tutores pedem para que qualquer notícia sobre a cachorrinha seja informada pelo número de telefone (18) 998137-5815.

Divulgação - Cachorrinha atende por nome de Nikita
Cachorrinha atende por nome de Nikita

Família busca por cachorrinha desaparecida no Parque Universitário em Assis

Cachorra atende pelo nome de Princesa

Nesta sexta-feira, 18 de dezembro, o tutor Antônio Carlos procurou a redação do Portal AssisCity para anunciar o desaparecimento de sua cachorrinha Princesa, que sumiu nas proximidades do Parque Universitário em Assis.

Antônio conta que Princesa desapareceu na quarta-feira, 16 de dezembro, por volta das 18h, enquanto saia para buscar sua esposa no trabalho.

"Preciso muito encontrá-la. Minha filha de 14 anos está chorando pelos cantos, somos muito apegados a ela", diz Antonio.

Divulgação - Família busca por cachorrinha desaparecida no Parque Universitário em Assis
Família busca por cachorrinha desaparecida no Parque Universitário em Assis


Para qualquer notícia ou informações sobre o paradeiro da cachorrinha basta entrar em contato com Antônio pelo número de telefone (18) 997749561.
Culinária

Leve e versátil, gin é uma ótima opção para brindar as festas de fim de ano

Para quem quer aprender como preparar algumas receitas simples e práticas, Maurício Kalvelage ensina o passo a passo

Ele conquistou o paladar dos brasileiros nos últimos anos e provou que não é apenas uma bebida passageira. Sim, estamos falando do gin, que apesar de parecer algo criado nos últimos tempos, sua origem é bem mais antiga do que se imagina. Tudo começou na Holanda, no século XVII (1650), quando o professor e médico Francisco de la Boie, conhecido como Sylvius, estava tentando achar um remédio diurético capaz de suavizar problemas renais. Sendo assim, decidiu misturar o zimbro ao destilado de cereais e criou o que posteriormente ficaria conhecido como gin.

Hoje é possível encontrar diversas opções da bebida, incluindo versões nacionais internacionalmente premiadas, como é o caso da Kalvelage London Dry Gin. Feito a partir de um destilado mundialmente premiado e produzido em Santa Catarina, na região do Vale Europeu, o Kalvelage London Dry Gin combina oito ervas aromáticas, com a riqueza de sabores brasileiros.

A receita é composta por zimbro, coentro, cardamomo, casca de laranja, rosas, melissa, cidrão, angélica e tem 43% de teor alcóolico. Um Autêntico London Dry Gin, tem em destaque o sabor do zimbro, juntamente com notas herbáceas e cítricas, especialmente o cardamomo.

"O London Dry é o gin mais consumido e mais famoso do mundo, e sua principal característica é o aroma e o sabor marcante do Zimbro, harmonizando com a complexidade criada pela seleção de botânicos, sendo permitido apenas a adição de água (para adequar o teor alcoólico) depois do processo de destilação.", explica Maurício Kalvelage, um dos fundadores da marca. O Kalvelage London Dry Gin é feito com 100% de cereais brasileiros e livre de açúcar e glúten. Logo na sua primeira competição, conquistou medalha de bronze no San Francisco World Spirits Competition em 2020.

Gin para todos os gostos

Tanto o verão como as festas de final de ano estão chegando, e o Gin pode ser uma boa opção para saborear durante esse período.

Para quem quer aprender como preparar algumas receitas simples e práticas, Maurício Kalvelage ensina o passo a passo, confira:

Gin & Tônica com chá de frutas vermelhas

Divulgação


Ingredientes

• 50ml de Kalvelage London Dry Gin;

• 1 Sachê de chá de frutas vermelhas;

• 150ml de água tônica

Modo de preparo

Em uma taça de 400ml coloque 50ml de Kalvelage London Dry Gin e o sachê de chá de frutas vermelhas. Espere por aproximadamente dois minutos para liberar os sabores e cor do chá. Complete a taça com gelo e finalize com 150ml de água tônica tradicional!

Gin & Tônica



Ingredientes

• 50ml de Kalvelage London Dry Gin;

• 2 fatias de limão siciliano;

• 150ml de água tônica

Modo de preparo

Complete uma taça de 400ml com gelo e adicione 50ml de Kalvelage London Dry Gin. Coloque as duas fatias de limão siciliano e finalize com 150ml de água tônica tradicional!
Bem-Estar

Abandone os produtos químicos - Dicas para colorir o cabelo naturalmente

Dermatologista natural explica como agentes naturais podem ser a solução para esconder fios brancos

O uso contínuo de tinturas químicas pode danificar gravemente os fios capilares com o passar do tempo. Porém, com a aparição de cabelos grisalhos, muitas pessoas passam sentir a necessidade de repetir o processo frequentemente para escondê-los. No entanto, de acordo com a dermatologista Dra. Luiza Archer, que prioriza produtos naturais e veganos existem alternativas eficazes (e mais baratas) para exibir um cabelo bonito e saudável sem fios grisalhos.

"É possível utilizar outras fontes para manter um efeito temporário da coloração, como os chás. As apostas são no chá preto e café para tons escuros; chá de canela e alecrim par tons avermelhados e chá de camomila para tons loiros", acrescenta Dra. Luiza (@draluizaarcher).

A preocupação com tinturas de cabelo regulares

O National Cancer Institute (NCI) afirma que mais de 5.000 diferentes produtos químicos são usados ​​em produtos de tintura de cabelo, alguns dos quais são considerados cancerígenos em animais. Embora os fabricantes tenham aprimorado os produtos de beleza para eliminar alguns dos produtos químicos mais perigosos usados ​​na década de 1970, a maioria ainda contém ingredientes menos que saborosos.

Produtos químicos encontrados em tintura de cabelo:

● Quaternium-15, que pode liberar formaldeído, um conhecido cancerígeno

● Etoxilatos de alquilfenol (APEs), que podem ser desreguladores hormonais

● A fenilenodiamina (PPD), que é irritante para a pele e as vias respiratórias e foi classificada na União Europeia como tóxica e perigosa para o meio ambiente

● O chumbo é um metal pesado que tem caráter bioacumulativo em nosso corpo e pode favorecer doenças digestivas, renais e neurológicas.

O NCI observa que alguns estudos descobriram que cabeleireiros e barbeiros correm um risco maior de câncer de bexiga, potencialmente por causa de corantes químicos. Outros estudos descobriram que o uso pessoal de corantes químicos pode aumentar potencialmente o risco de leucemia e linfoma não-Hodgkin, mas os resultados foram mistos.

Colorindo seu cabelo naturalmente

Sua beleza natural merece produtos naturais e acontece que podemos usar muitos ingredientes naturais para cuidar dos cabelos - alguns dos quais podemos encontrar em nossas cozinhas - para criar uma cor de cabelo. Depende da cor que você está procurando, da intensidade que deseja e de quanto tempo deseja gastar.

"Lembre-se de que os produtos com cores naturais não são iguais aos produtos com cores químicas", ressalta a dermatologista. Eles geralmente não duram tanto, você não será capaz de mudar completamente sua cor natural, e a cor pode ser um pouco diferente do que você imaginou. (Claro, isso também acontece com frequência no salão).

Pode levar algum tempo e experimentação para obter a cor que você está procurando, mas enquanto isso, você realmente estará fazendo algo bom para o seu cabelo.

Algumas dicas úteis de beleza:

Em primeiro lugar, se você não tem certeza de que é corajosa o suficiente para tentar os seguintes truques caseiros em toda a sua cabeleira, salve um pouco do próximo corte ou corte algumas mechas e teste uma pequena quantidade de tinta natural primeiro.

Em seguida, sempre enxágue a cor com vinagre de maçã para ajudar a cor a durar mais. Além de trazer um resultado saudável, o vinagre de maçã sela as cutículas do cabelo e proporciona muito brilho.

Tente enxaguar com uma solução de vinagre e água ou misture uma colher de sopa de vinagre de maçã com cerca de um copo de água em um borrifador e aplique depois de pintar o cabelo - não enxágue.

Ingredientes para colorir seu cabelo naturalmente

1. Café

O café funciona muito bem se você deseja escurecer, cobrir os cabelos grisalhos ou adicionar dimensão às madeixas escuras. Basta preparar um café forte (expresso funciona bem), deixe esfriar e misture uma xícara com algumas xícaras de condicionador sem enxágue e 2 colheres de sopa de pó de café.

Aplique nos cabelos limpos e deixe descansar por cerca de uma hora. Se você usar vinagre de maçã para enxaguar, isso ajudará a cor a durar mais. Pode ser necessário repetir o processo algumas vezes para ver resultados perceptíveis.

2. Chá

Como o café, o chá preto pode ajudá-lo a escurecer e a cobrir os cabelos grisalhos. Porém, se você tiver cabelos mais claros, existem outros tipos de chá que pode usar. Camomila, por exemplo, é recomendada para loiras, mas pode funcionar para ruivas.

Lembre-se de que o chá funciona melhor com sua cor natural. Você não conseguirá transformar o cabelo loiro em cabelo castanho ou preto. Mas o chá preto pode escurecer o cabelo loiro e a camomila pode iluminá-lo, especialmente se você se sentar ao sol enquanto o chá faz efeito no cabelo.

Quanto mais tempo você deixar o chá no cabelo, mais perceptível será a cor. Podem ser necessárias várias aplicações até alcançar a cor desejada.

Você quer fazer a receitinha em casa?

O segredo é tornar o chá altamente concentrado. Use 3-5 colheres de sopa da planta para duas xícaras de água (não funciona o sachê). Você pode aplicar o chá resfriado apenas no cabelo ou misturar com o condicionador (conforme indicado na receita do café).

Deixe no cabelo por pelo menos meia hora exposto ao sol, até o cabelo secar. Verifique sua cor para determinar qual intensidade você precisa.

É importante lembrar que o aconselhável é repetir o procedimento constantemente para ver mais resultados.

3. Ervas

Dependendo da cor que você está procurando, você pode usar uma variedade de ervas para alcançá-la. Aqui estão algumas sugestões, dependendo de qual é sua cor natural:

Cabelo ruivo: experimente calêndula, calêndula, roseira brava e hibisco para aprofundar o tom de vermelho ou adicionar alguns reflexos vermelhos. Os efeitos são cumulativos - se você continuar usando a tinta regularmente, notará mais cor. Ferva as flores em água por cerca de 30 minutos, coe, esfrie e borrife ou despeje no cabelo e deixe secar ao sol, se possível.

Cabelo moreno / escuro: alecrim, urtiga e sálvia são ótimas ervas para cabelos escuros. Cozinhe os três com água por 30 minutos, deixe esfriar, coe e borrife nos cabelos. Deixe descansar por cerca de uma hora. Você também pode usar o enxágue diariamente após o banho. Seja paciente - pode levar vários dias para notar a diferença.

Cabelo loiro: como mencionado acima, o chá de camomila funciona, mas você também pode tentar pétalas de calêndula, calêndula, açafrão e girassol.

Adicione chá preto às cores mais escuras acima para ajudar a cor a durar mais. Camomila funciona para cores mais claras.

4. Suco de beterraba e cenoura

Esses dois sucos podem adicionar tons vermelhos naturais à sua cor atual. Dependendo do qual tom que você deseja, você pode usar cada um sozinho ou misturá-los. Para um tom mais avermelhado, use mais suco de beterraba (louro morango, vermelho escuro ou ruivo). A cenoura produzirá um laranja avermelhado mais silencioso.

Este é fácil - basta aplicar cerca de uma xícara de suco em seu cabelo. Você também pode misturar um pouco de óleo de coco ou azeite de oliva para condicionar o cabelo seco ao mesmo tempo. Trabalhe bem, enrole o cabelo, coloque uma touca de banho e deixe por pelo menos uma hora. (Esses sucos mancham - use algo para proteger sua pele e roupas.) Enxágue o suco e sele com um spray de vinagre de cidra de maçã. Se a cor não for escura o suficiente, repita no dia seguinte.

5. Henna

Um dos ingredientes mais populares de tintura de cabelo natural, a hena é uma forma em pó das folhas que vêm da planta henna. Essas folhas têm um pigmento colorante natural e eficaz, usado há milhares de anos para tingir cabelos, unhas e pele.

A henna natural, por si só, cria uma cor vermelho-laranja, então se você vir produtos oferecendo outras cores produzidas com henna, perceba que os fabricantes misturaram com outros ingredientes para obter essas cores. Ruivas e morenas (procurando um pouco de ruivo) são os melhores candidatos para a cor de cabelo de henna. Tenha cuidado com este - os resultados podem ser mais laranja do que você gostaria, então você pode querer misturar um pouco de camomila com a pasta para domar a cor.

Para fazer sua própria tintura de cabelo de henna, misture cerca de uma xícara de pó de henna com 2 xícaras de água. Você também pode adicionar uma colher de sopa de vinagre para ajudar a liberar a cor. Deixe descansar por cerca de 4-6 horas até engrossar. Aplicar no cabelo e pentear.
Bem-Estar

Aumento de doenças ocupacionais preocupa especialistas

Longos períodos de isolamento e home office exigem adaptações de espaço e ambiente

O isolamento social imposto pela pandemia de Coronavírus e a adesão das empresas ao sistema home office ocasionaram um aumento das doenças ocupacionais, como Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), por conta da sobrecarga nas estruturas ósseas.

"Faz cerca de 9 meses que estamos em isolamento e muitas das pessoas que começaram a trabalhar em casa não tiveram nenhum acesso aos equipamentos adequados, como mesa e cadeira, durante este período”, explica o Dr. Leandro Gregorut, ortopedista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) indica que 46% das empresas brasileiras aderiram ao home office no auge da pandemia. A prática, aplicada com o objetivo de não disseminar o vírus, impactou cerca de 94% dos trabalhadores destas empresas, resultando positivamente em uma superação de resultados.

Porém, segundo o Dr. Leandro, muitas pessoas ainda não possuem um espaço adequado para suas funções diárias de trabalho. "As lesões, em sua maioria, podem ser causadas por movimentos repetitivos ou postura inadequada. Então, fazer ajustes e adaptações ao ambiente ajudam a evitá-las”, explica.

Melhora da postura

A recomendação do médico para melhorar a qualidade de vida das pessoas que ainda estão em home office é realizar, periodicamente, alongamentos e paradas.

"Tirar de 15 a 20 minutinhos do trabalho para movimentar-se ajudará as fibras do corpo a trabalharem. Além disso, as pausas também auxiliam no descanso dos olhos”, afirma o especialista.

Confira outras dicas do especialista no infográfico.

Sedentarismo

De acordo com artigo publicado pelo American Journal of Physiology, a inatividade física na quarentena aumentou o sedentarismo e, consequentemente, contribuiu para a deterioração da saúde das pessoas.

"Nos primeiros meses, muitos se restringiram, mas os exercícios físicos, mesmo feitos em casa, são fundamentais para promover o bem-estar”, afirma o médico.

Segundo o especialista, os treinos ajudam a diminuir a pressão arterial e o estresse do dia a dia, além de dificultar o acúmulo de placas de gordura nas artérias do cérebro e do coração, diminuindo as chances de um AVC ou um infarto, por exemplo.

Dr. Leandro recomenda a realização de abdominais, o movimento de sentar e levantar da cadeira, flexões e até uma caminhada pela casa, para as pessoas que trabalham muitas horas no computador.

"Para quem nunca fez atividades físicas constantes, estes exercícios ajudam no fortalecimento muscular”, finaliza.
Culinária

Nutricionista ensina receita de rabanada fit para o Natal

Sem açúcar e sem lactose, a receita é uma opção para quem quer manter a alimentação leve durante o período

As festas de final de ano são conhecidas pela mesa farta e receitas pesadas, porém não é necessário ter medo de quebrar a dieta. Segundo a nutricionista Dani Borges, com o preparo e a substituição certa é possível comer sem culpa e, ao mesmo tempo, manter a alimentação equilibrada.

"Não é preciso se privar de comer. Fazer substituições, optar pelo assado ao invés do frito e dos frescos e não dos embutidos são alguns dos cuidados que já tornam a ceia uma amiga da dieta. Além disso, é sempre possível adaptar receitas tradicionais", garante.

RABANADA FIT

Ingredientes para o pão:

1 ovo

1 colher (sopa) aveia em farelo ou em flocos finos

1 colher (chá) fermento em pó

1 colher (sopa) iogurte natural desnatado zero lactose ou iogurte grego

Ingredientes para empanar a rabanada:

1 ovo

Adoçante em pó a gosto

Canela em pó a gosto

100 ml de leite líquido desnatado zero lactose

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes do pão em um recipiente e mexa até que a mistura fique bem homogênea.

Em um pote que possa ir ao micro-ondas, coloque a massa e deixe no aparelho por 2 minutos. Não deixe o pão ficar duro demais, a consistência dele é macia.

Retire do micro-ondas e corte o pão no tamanho que preferir. Leve a uma frigideira antiaderente e deixe "selar" de 30 a 50 segundos de cada lado.

Em um recipiente adicione o ovo e bata bem. Em outra vasilha coloque o leite desnatado, acrescente o adoçante, a canela e misture. Molhe o pão no leite, depois no ovo e depois passe no adoçante e na canela. Grelhe o pão em uma frigideira antiaderente. Sirva!

Saúde animal: Pets picados por abelhas precisam de socorro imediato

Se o seu melhor amigo tiver histórico de alergias, há risco de sofrer choque anafilático

Fraqueza geral, dificuldade respiratória, inchaço ao redor da picada, frequência cardíaca alterada, diarreia, vômitos, tremores e extremidades frias são alguns dos sintomas que o ataque de abelhas pode causar em cães e gatos. Para os animais de estimação, especialmente os filhotes, caçar insetos é uma diversão. Por outro lado, para uma abelha, e também outros insetos, os movimentos de um cachorro podem apresentar perigo iminente. Aí que está o problema: a abelha só usa o ferrão quando se sente ameaçada.

A veterinária da Nutrire, Luana Sartori, responsável pela Monello Select, diz que todo cuidado é pouco quando se trata de picadas em geral. No entanto, as abelhas apresentam um risco ainda maior aos nossos animais de estimação. "Geralmente, os cachorros e gatos são picados no focinho, o que pode causar bastante dor, mas é provável que não haja grandes complicações. No entanto, se o animal morder o inseto, a inflamação pode se estender para regiões como a língua, a boca, a garganta ou pescoço, provocando obstrução das vias respiratórias superiores”, revela.

As abelhas fêmeas picam e deixam o ferrão na ferida. Caso não haja nenhum tipo de reação alérgica, ocorrerá um processo de inflamação em tom esbranquiçado e um círculo vermelho ao redor. "Você deve estar mais atento caso o seu animal doméstico tenha sido picado mais de uma vez, se eles forem alérgicos ao veneno do inseto ou se a picada ocorrer na boca", alerta.

Se o seu melhor amigo tiver histórico de alergias, há risco de sofrer choque anafilático, podendo levá-lo ao óbito. Além disso, se for atacado por um enxame, o risco de morte é extremamente alto, conforme explica a especialista. "Não tente tirar o ferrão por conta própria, pois qualquer manejo errado pode espalhar o veneno. Aplique gelo enrolado em uma toalha ou compressas frias enquanto leva o pet ao veterinário”, acrescenta.

Se você não perceber que o animal foi picado, saiba que a dor local é um dos primeiros sintomas, e que pode deixar o pet quieto e abatido. A ação do veneno é realmente muito dolorosa no ser humano, agora imagine no cãozinho. Lembre-se que algumas picadas de abelhas podem causar sintomas mais graves, como: fraqueza; respiração ofegante; tremores; vômitos e diarreia também podem ocorrer no caso do cachorro ser alérgico.

O quadro alérgico, que pode resultar em dificuldade para respirar, tende a se agravar se o cão não for devidamente medicado. "Além das abelhas, vespas e outros insetos também apresentam risco à vida do pet nos casos de reação alérgica”, conclui Luana. Não é recomendado utilizar receitas caseiras no local da picada, menos ainda de medicar o pet por conta própria.

Para evitar a picada de abelha no cão e todas as possíveis consequências disso, o recomendado é observar se existe enxame na área onde o cachorro brinca. Caso haja um agrupamento de abelhas no local, chame um profissional da área de apicultura para a retirada do mesmo.

Além disso, se houver muitas abelhas na praça ou onde o animal passeia, mude de local procurando uma área sem insetos. A prevenção é sempre o melhor remédio!
Culinária

Atum é uma opção saudável e combina com vários tipos de alimentos

Receitas fáceis e práticas para o dia a dia e que ajudam a não burlar a dieta

O consumo do ácido graxo essencial conhecido com Ômega 3 (W3) é apontado em diversos estudos epidemiológicos. Entre os benefícios, estão a proteção da saúde cardiovascular e cerebral; a redução de processos inflamatórios, por promover a atenuação da pressão arterial e do colesterol ruim; a prevenção de doenças cardíacas; o controle de diabetes tipo 2, pois ajuda a diminuir a concentração de glicose; o combate à obesidade por sua ação anti-inflamatória.

O Ômega 3 possui três tipos de ácidos graxos (ALA, EDA e DHA), conhecidos como essenciais e que não são produzidos pelo organismo. Este tipo de gordura é encontrado em alimentos de origem vegetal, como sementes de linhaça, chia e nozes, e em peixes de água salgada, fria e profunda (atum, salmão, sardinha, arenque, bacalhau, linguado e pescadinha).

"O atum conta com uma excelente quantidade de W3 e atua diretamente no processo inflamatório. O peixe é uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, de vitamina B3, relacionada à produção de energia no corpo, e de vitamina B12, que participa da formação das hemácias e do funcionamento do sistema nervoso central. A vitamina B6, também presente, auxilia no metabolismo das proteínas e gorduras, e a vitamina D está relacionada não somente à saúde dos ossos, mas também atua no sistema imunológico e neurológico. O atum também consiste num alimento rico em fósforo, magnésio, potássio e selênio, essenciais para o crescimento dos tecidos e ação antioxidante, protegendo as células contra danos provocados por radicais livres”, pontua Ivan Pepeliascov, nutricionista da Bodytech Company.

O nutricionista preparou quatro receitas saborosas. Escolha a sua preferida.

Fast Lentilha com Atum

Ingredientes

1 xícara (chá) de lentilha
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1/2 xícara (chá) de óleo de soja
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1 unidade de cenoura ralada
1 lata de atum sólido em óleo
sal a gosto
pimenta preta a gosto

Como fazer

1. Coloque a lentilha numa panela com 2 litros de água.

2. Leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos ou até que esteja macia.

3. Escorra e coloque numa vasilha.

4. Acrescente os demais ingredientes e misture bem.

5. Pode ser servida quente ou fria.

Informação nutricional: carboidratos: 39%, proteínas: 29%, gorduras: 32% - total de calorias: 461,97 kcal.

Macarrão com atum e salsão

Ingredientes

1 pacote de fusilli
1 lata de atum sólido em óleo
1/2 unidade de cebola picada
1/2 lata de milho em conserva
salsão a gosto
sal a gosto
3 colheres (sopa) de maionese light

Como fazer

Cozinhar a massa em bastante água salgada.
Escorrer e lavar em água fria.
Misturar o restante dos ingredientes até formar uma pasta homogênea.
Adicionar ao macarrão.
Guardar na geladeira, coberta com filme, até a hora de servir.
Informação nutricional: carboidratos: 74%, proteínas: 21%, gorduras: 5% - total de calorias: 392,57 kcal.

Integral de atum com milho

Ingredientes

1 unidade de cenoura ralada
1 lata de milho em conserva
1 lata de atum ralado em óleo
Requeijão zero a gosto
4 fatias de pão integral

Como fazer

Misture bem todos os ingredientes e acrescente a maionese até dar liga.
Sirva em pão integral.
Informação nutricional: carboidratos: 57%, proteínas: 24%, gorduras: 19% - total de calorias: 294,06 kcal.

Abobrinha com atum

Ingredientes

tomate maduro e firme, cortado em rodelas
2 dentes de alho amassados
2 unidades de cebola em rodelas
2 colheres (sopa) de azeite
2 latas de atum sólido em óleo escorridas
3 unidades de abobrinha
shoyu a gosto
1 colher (sopa) de salsinha
pimenta-do-reino em grãos moída a gosto

Como fazer

Corte as abobrinhas no sentido vertical (4 fatias cada uma).
Coloque para desidratar com 1 colher (sopa) de vinagre branco e 1 colher (café) de sal, por 10 a 15 minutos.
Escorra e divida em duas partes.
Numa frigideira grande, refogue no azeite o alho, metade da cebola, metade dos tomates fatiados, a pimenta.
Acrescente 1 colher (sobremesa) de shoyu.
Espalhe bem esse refogado para cobrir o fundo de um refratário.
Por cima arrume uma parte da abobrinha desidratada.
Regue com shoyu.
Espalhe uma lata de atum, o restante das cebolas e tomates em rodelas.
Cubra com a outra parte da abobrinha.
Coloque por cima delas a outra lata de atum.
Regue com azeite, salpique salsa e abafe-a com a tampa da frigideira, deixando cozinhar em fogo baixo até que fiquem sequinhas.
Informação nutricional: carboidratos: 26%, proteínas: 52%, gorduras: 21% - total de calorias: 164,31 kcal.

Família procura por cachorro desaparecido e oferece recompensa

O animal atende por nome de Paçoca

A família de Roberto Carlos de Oliveira está à procura de um cachorro desaparecido às 7h30 dessa sexta-feira, 11 de dezembro e oferece recompensa a quem encontra-lo.

O cachorro atende pelo nome de Paçoca e desapareceu da Rua Maestro Augusto Matias, na Vila Clementina, em Assis, nas proximidades do Fórum.

Quem encontrar o cachorro ou souber de seu paradeiro pode entrar em contato pelo número de telefone (18) 3323-6285.

Divulgação - Pipoca desapareceu nos proximidades do Fórum de Assis
Pipoca desapareceu nos proximidades do Fórum de Assis

Bem-Estar

Com a São Silvestre prorrogada, corridas virtuais são a nova realidade: como se preparar?

Fisioterapeuta destaca que postura, cronograma de treinos e descanso são essenciais para evitar risco de lesões durante o esporte

Saudades de uma corrida de rua com muita aglomeração, né, minha filha? Correr é uma ótima atividade cardiovascular e traz ótimos benefícios para a saúde. No entanto, desde que a pandemia se instalou entre nós, muitos eventos foram cancelados para evitar multidões e manter o distanciamento entre as pessoas, no início, até mesmo as corridas em carreira solo estavam sendo evitados. E nove meses depois, nem mesmo a São Silvestre, mais famosa e tradicional corrida de rua do Brasil ficou de fora, o grande evento que acontece sempre no 31 de dezembro precisou ser remarcado para julho do ano que vem.

Neste novo cenário, as corridas virtuais estão se tornando uma alternativa popular. Nessa modalidade o corredor pode correr em qualquer lugar, no seu próprio ritmo, ao ar livre ou dentro de casa, do jeito que preferir. "Nesse caso o próprio corredor escolhe onde será sua linha de chegada, dentro dos seus limites e da sua realidade. Minha principal dica é manter o corpo em movimento e se manter o mais longe possível do sedentarismo, sempre em contato com o seu médico e tomando todos os cuidados necessários” – destaca Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidades de Guarulhos.

De acordo com o especialista é importante que o corredor conheça suas limitações e não sobrecarregue demais o corpo. "A corrida, de maneira geral é um ótimo exercício, mas mesmo que você já treine há algum tempo é preciso estar preparado para este impacto que a corrida gera nos membros inferiores e em toda a musculatura corporal. Se você vai começar a correr ou se ficou um tempo parado, os cuidados devem ser redobrados” – O especialista em fisioterapia músculo esqueléticaexplica que um movimento errado, uma compensação que o corpo faz em determinado momento e até mesmo a maneira de movimentar pernas e braços interferem diretamente não só no resultado, mas também na saúde do corredor.

A chave é não exagerar. "Ninguém quer uma lesão por uso excessivo devido a um aumento repentino na quilometragem ou na intensidade. Por isso, é necessário se preparar, com treinos de força e mobilidade. Dessa forma é ideal que o corredor tenha um cronograma de exercícios”. E se você tá pensando em participar de uma corrida virtual, o Bernardo Sampaio separou algumas dicas que podem te ajudar a completar a corrida com resultados mais satisfatórios e o melhor, preservando o seu bem-estar. Confira:

1. Avaliação física

Antes de iniciar qualquer atividade física é necessário avaliar como está à saúde do seu corpo e para isso, fazer exames torna-se essencial, pois eles poderão detectar possíveis problemas para que no futuro as lesões possam ser evitadas. Por isso, fazer avaliações como a de pisada, é muito importante para a saúde do corredor, afinal o ato de correr causa impactos diretamente nas partes inferiores do corpo.

2.Exercícios de fortalecimento

O nosso corpo precisa estar devidamente preparado antes de iniciar atividades físicas como a corrida, afinal, não adianta sair por ai correndo como se não houvesse amanhã, pois o seu corpo necessita de um preparo muscular e articulado. Por isso, fazer exercícios de fortalecimento, de força e flexibilidade são fundamentais para evitar futuras lesões. É importante fazer treinos intensos e curtos, que podem melhorar a força máxima, permitindo ter um ritmo mais constante na prova.

3. Postura correta

Pode até parecer que não, mas a postura faz uma grande diferença na hora da corrida. Afinal,uma má postura pode ser inimiga número um de qualquer corredor, podendo gerar inúmeros problemas a longo prazo. Por isso, fazer uma análise cinemática com um fisioterapeuta é muito importante, pois essa avaliação detecta os movimentos da corrida de forma detalhada, apontando possíveis lesões referentes à postura e a intensidade através de uma tecnologia em 2D. Dessa maneira, são feitos os ajustes posturais e ergonômicos.

4.Organize seus treinos

É extremamente necessário fazer a progressão correta do seu treino, de preferência com o auxilio do seu treinador mesmo que virtualmente. Além disso, criar uma planilha direcionada a sua capacidade física e específica para a prova e treinar proporcionalmente com volume e intensidade nas horas certas são indispensáveis para um bom resultado.

5. Descanso

Descanse. Você não precisa levar o corpo à exaustão toda vez que for correr, por isso pegue leve e invista em treinos ocasionais para relaxar o corpo e se livrar do estresse. Antes da corrida tenha uma boa noite de sono, afinal dormir bem é fundamental para a recuperação metabólica e muscular. Sem descanso o corpo não recupera, cansaço é cumulativo e o risco de lesões e overtraining crescem.

Dia do Palhaço: Por que algumas pessoas têm tanto medo deles?

Algumas pessoas possuem destes personagens tão comuns.

Hoje é 10 de dezembro, data em que se celebra no Brasil o Dia do Palhaço. Personagens tão comuns na infância, conseguem despertar um sentimento forte de medo em crianças e até em alguns adultos. Tamanho receio diante daquelas figuras caricatas pode ser explicado com ajuda da ciência.

Segundo o neurocientista, filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu, tudo é fruto da forma como a nossa mente observa o personagem: "A figura do palhaço se enquadra no famoso ditado ‘lobo em forma de cordeiro’. Afinal, por não sabermos o que está por trás daquela máscara, o nosso cérebro reptiliano (aquele que é fruto de milhões de anos de evolução), ativa um sinal de alerta de perigo diante deles.”

Quando isso acontece, "além dos neurônios já terem armazenado as figuras que envolvam riscos reais, o corpo desperta a ansiedade, e, consequentemente, ativa a amígdala. Esta é uma região do cérebro que cuida dos instintos e das emoções, e ela traz este sentimento de preocupação e inicia uma série de pensamentos negativos para a pessoa”, explica.

No entanto, Abreu ressalta que não são todos os personagens tradicionais da infância que geram este sentimento nas pessoas: "Um exemplo disso é quando a pessoa alimenta uma figura engraçada e carinhosa, como o Papai Noel, e outra debochada, como o palhaço”. A imagem natalina, por exemplo, é algo de fácil identificação na mente humana, "pois mesmo a pessoa tendo a barba real ou postiça, por exemplo, o cérebro traz aquela ideia real de um bom velhinho. Além disso, a pessoa já tem essa informação guardada de que um idoso não vai fazer mal”, completa.

Mas, com o palhaço a história é um pouco diferente: "Neste caso, por serem personagens espalhafatosos, que gostam de zombar com as outras, com brincadeiras que não inspiram conforto e segurança, geralmente eles acabam amedrontando as crianças com essas atitudes e se tornam um símbolo de terror, por exemplo. Daí este medo tão grande deles”, reforça o neurocientista.

Além disso, Fabiano enfatiza que, "como o palhaço é um personagem ambíguo, esta insegurança está ali guardada na parte mais instintiva do cérebro”. Para reverter isso, é importante que as famílias reforcem a visão contrária do palhaço para que a criança não cresça com estes bloqueios na mente: "Mostre que aquela figura é engraçada, divertida e que ele vai trazer coisas boas para a criança”, recomenda. Depois disso, é só aproveitar o espetáculo e dar boas risadas com eles.



Atenção tutores: como evitar acidentes comuns em finais de ano

Veterinária alerta sobre risco de intoxicação com alimentos da ceia e ingestão de enfeites natalinos

Enfim o Natal se aproxima e é hora de iluminar a casa e caprichar na montagem da árvore. No entanto, quem tem pets em casa precisa tomar alguns cuidados na hora de escolher os enfeites e ficar atento ao que eles podem ingerir durante as festas e jantares. Segundo a veterinária Adriana dos Santos, clínica geral da AmahVet, o brilho de alguns itens de decoração natalina são muito atraentes para os animais, que podem querer brincar e acabar danificando os acessórios. O 'prejuízo' tende ser ainda maior dependendo do material utilizado na fabricação dos produtos. "As bolas de vidro, por exemplo, devem ser evitadas, pois os animais de estimação podem ingerir os fragmentos delas em caso de quebra", alerta a especialista.

Outro item que pode ser perigoso é o pisca-pisca. "Os fios elétricos devem ficar fora de alcance, pois o pet pode levar choque, se queimar e até se enforcar", adverte a veterinária. Velas na decoração também não são indicadas para quem tem gato ou cachorro, pois os animais podem derrubar, causando queimaduras e incêndios. "Na dúvida, opte por guirlandas ou objetos de pano ou pelúcia, almofadas e itens maiores que não possam ser engolidos ou derrubados, assim como evitar os que podem se quebrar facilmente", comenta.

Na hora da ceia, também é preciso ficar com os olhos bem abertos para evitar que os animais subam nas mesas ou bancadas e "roubem" comidas. "Atente-se para evitar que pequenos alimentos caiam no chão, facilitando o acesso dos pets. A uva, por exemplo, pode causar lesões renais e o caroço da cereja contém uma substância que, dentro do corpo, transforma-se em cianeto, um químico venenoso que pode causar intoxicação e prejudicar o transporte de oxigênio celular", explica Adriana. Cuidado também com pedaços de aves e peixes que foram assados ou cozidos, pois ao submeter os alimentos às altas temperaturas, os ossos e espinhas ficam quebradiços e se tornam pontudos, podendo perfurar o sistema digestivo do bichinho.