20 de Fevereiro de 2020
17º/33º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Penitenciária de Assis desenvolve projetos para reinserção social dos presos

No segundo semestre de 2019 foram realizados diversos projetos e que têm surtido efeito benéfico aos participantes

A Penitenciária de Assis realiza regularmente projetos voltados à reinserção social dos presos que comprem pena na Unidade. Os projetos são realizados por edições semestrais e têm surgido efeitos benéficos aos participantes. No segundo semestre de 2019 foram realizados os seguintes projetos:

Projeto Perspectivas – Projeto idealizado em 2008 pelo Agente de Segurança Penitenciária Mauro Sérgio Nunes (in memorian) e atualmente colocado em prática pelos funcionários do Centro de Trabalho e Educação da Unidade, Roseli Ferreira Ameduri e Fernando Augusto Carmo Leme Chu, com o apoio da estagiária da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel, Yasmin Dionisio Paes, além das graduandas de psicologia da UNESP Giovanna Lima Thomazella, Ana Carolina Gonçalves Barros e Luisa Carla Kubo Fontes, orientadas pelo Prof. Dr. Deivis Peres. O Projeto Perspectivas tem o objetivo de fazer com que os participantes tenham motivação para mudanças culturais e de paradigmas, fazendo com que sejam conscientes de seu dia a dia, de sua história, de sua realidade e de suas possibilidades de reintegração social. No segundo semestre de 2019 o Projeto realizou 56 horas de atividades, alcançando 565 atendimentos.

Divulgação - Projeto Perspectivas
Projeto Perspectivas


Divulgação - Projeto Perspectivas
Projeto Perspectivas


Projeto Diálogos – Projeto idealizado em 2015 pelo Prof. Dr. Deivis Peres, da UNESP de Assis, e pela psicóloga Elisa Maria Malacrida, da Penitenciária de Assis, sendo executado como Curso de Extensão da UNESP, por granduandos de Psicologia, com a orientação do Prof. Deivis e o apoio de Elisa e de Aparecida Conceição de Souza, Diretora do Centro de Reintegração Social e Atendimento à Saúde, da Unidade Prisional. No segundo semestre de 2019 foram realizados dois cursos: "Saúde Mental e Luta Antimanicomial” e "Literatura Marginal”. O primeiro teve como objetivo promover aos participantes o conhecimento sobre a história da loucura e discutir o adoecimento psíquico, e foi executado pelas graduandas Esther Vieira Andrade e Fernanda Ribeiro Dias. O segundo Curso teve como objetivo apresentar aos participantes o movimento da literatura marginal, como surgiu e seus principais autores, motivando os participantes a produzirem seus próprios textos e poesias, e foi executado pelas graduandas Carolina Menegassi, Giovana de Paula Teles e Thais Souza Fialho. O Projeto foi realizado em 48 horas de atividades, alcançando 564 atendimentos.

Divulgação - Projeto Diálogos - Saúde Mental
Projeto Diálogos - Saúde Mental


Projeto Filosofia Funcional – Projeto idealizado em 2017 pelo Agente de Segurança Penitenciária Mauro Sérgio Nunes (in memorian) e atualmente colocado em prática por graduandos de psicologia da UNESP, sob orientação do Prof. Dr. Deivis Peres, e com o apoio da psicóloga Elisa Maria Malacrida e da Diretora do Centro de Reintegração Social e Atendimento à Saúde Aparecida Conceição de Souza, ambas da Penitenciária de Assis. O objetivo do Projeto é conhecer, discutir e refletir sobre a filosofia, proporcionando aos participantes possibilidades de conhecimento sobre a realidade e de mudanças de paradigmas. No segundo semestre de 2019 o Projeto foi executado pelos graduandos Igor Gonçalves de Matos, Lucas de Miranda Aguilar e Andreza Cristina Ferreira, tendo 24 horas de atividades e alcançando 163 atendimentos.

Divulgação - Projeto Filosofia Funcional
Projeto Filosofia Funcional


Projeto Entrelinhas – Projeto idealizado em 2019 pela então estagiária de psicologia Cloé Siqueira Maschietto e atualmente executado pela psicóloga Elisa Maria Malacrida e pela Diretora do Centro de Reintegração Social e Atendimento à Saúde Aparecida Conceição de Souza. O Projeto tem como objetivo promover a percepção emocional e a discussão da realidade a partir da articulação da psicologia com a sétima arte – o cinema. O Projeto foi realizado em 28 horas de atividades, alcançando 228 atendimentos.

Grupo de Apoio Vida Nova – Projeto idealizado pelo Agente de Segurança Penitenciária Nivaldo dos Santos em 2012 e tem como objetivo promover a autoajuda para manutenção da abstinência ao uso de substâncias psicoativas e é executado pela Diretora do Centro de Reintegração Social e Atendimento à Saúde Aparecida Conceição de Souza e por Nivaldo dos Santos. O projeto foi realizado em 45 horas de atividades, com 492 atendimentos realizados.

Projeto Capelania Prisional – Projeto idealizado pelo Agente de Segurança Penitenciária Valdecir Nery Evangelista em 2016 e seu objetivo é promover orientação e assistência espiritual. O projeto é executado por Valdecir, tendo atividades desenvolvidas em conjunto com religiosos das igrejas cadastradas para a assistência religiosa. No segundo semestre de 2019 foi realizada a cerimônia de batismo, sendo batizados 09 participantes. A cerimônia teve a participação de 66 pessoas e foi conduzida por Valdecir e pelo pastor da Igreja Batista Wilson Roberto Nunes.

Divulgação - Projeto Capelania Prisional
Projeto Capelania Prisional


"Durante o segundo semestre de 2019 foram alcançados 2.078 atendimentos, os quais efetivamente fazem um papel importantíssimo no processo de mudança de vida dos atendidos", relata o Diretor Técnico III da Penitenciária de Assis, Dr. Mauro Luiz Lima, "a equipe que executa os projetos está de parabéns pelo empenho e dedicação no cumprimento da missão da SAP", conclui.

Divulgação
+ VEJA TAMBÉM