09 de Abril de 2020
17º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Assis tem Comitê de Contingenciamento e Crise do Coronavírus para evitar disseminação da doença

A iniciativa foi tomada como uma forma de evitar a disseminação do vírus e assim reduzir os danos à toda população

Nesta terça-feira, 17 de março, autoridades e demais representantes participaram de uma reunião do Comitê de Contingenciamento e Crise do Coronavírus em Assis.

A iniciativa foi tomada diante do quadro de pandemia da doença, que atinge todo o mundo, como uma forma de evitar a disseminação do vírus e assim reduzir os danos à toda população.

De acordo com o prefeito José Fernandes, o Comitê visa à tomada de medidas estruturantes que devem ser tomadas já nos próximos dias.

AssisCity - O Comitê tomará medidas estruturantes que devem ser tomadas já nos próximos dias
O Comitê tomará medidas estruturantes que devem ser tomadas já nos próximos dias


"O Comitê foi reunido para que possamos fazer duras ações e bloquear o vírus. Estivemos com representantes da Santa Casa, AME, UPA, FEMA e Secretaria da Saúde, e o mais importante agora é tomarmos medidas para que possamos diminuir um problema futuro. Faremos uma reunião com os secretários, mas desde já estão proibidas as atividades esportivas no nosso município, assim como as atividades culturais, para evitar a concentração de pessoas. Esse é o momento de bloquear o contágio da doença para que possamos passar por esse momento difícil", afirma.

O prefeito também reforçou que fará um convite para que todos os prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) também possam aderir às medidas.

"Nessa semana estarei convidando todos os prefeitos do CIVAP para que as medidas sejam feitas de forma regionalizada. Vamos propor a assinatura de um documento conjunto para mitigar a pandemia, especialmente nesse momento de alta vulnerabilidade. A Rede Municipal de Ensino já suspendeu as aulas e também suspenderemos o funcionamento dos espaços como Ecolago e Ecoparque, que são maravilhosos, mas concentram muitas pessoas e é isso que queremos evitar agora. Contamos com o apoio de toda a população de Assis", salienta.

AssisCity - O Comitê é uma determinação legal e conta com representantes de vários segmentos, inclusive empresarial, público e privado
O Comitê é uma determinação legal e conta com representantes de vários segmentos, inclusive empresarial, público e privado


Segundo o secretário de Saúde, Adriano Romagnoli, a partir da reunião do Comitê sairá um decreto municipal com algumas determinações para a população assisense.

"O Comitê é uma determinação legal e contamos com representantes de vários segmentos, inclusive empresarial, público e privado. As determinações estão sendo tomadas com muito cuidado, para que possamos prevenir o contágio da doença o mais rápido possível. Na semana passada tivemos as orientações para grandes eventos e agora finalizaremos a documentação também dessa reunião que tivemos hoje", diz.

Romagnoli frisou a importância da população acompanhar as informações oficiais e que cada cidadão deve fazer a sua parte.

"A Secretaria de Saúde divulga diariamente os boletins epidemiológicos no site e é importante que a população faça sua parte também, especialmente em relação à informação. Algumas pessoas questionam a demora nos resultados dos exames, mas ressaltamos que o Instituto Adolfo Lutz é público, pertence à secretaria de estado e tem tido uma demanda muito grande. A comunicação dos resultados é disponibilizada para o governo e depois apara a Secretaria, sem intermediários na informação. Atualizamos os casos o mais rápido possível, mas a prevenção à doença é o mais importante nesse momento", salienta.

Segundo Telma Spera, provedora da Santa Casa de Assis, as autoridades municipais tomaram as medidas cabíveis no momento exato.

"Quero cumprimentar as autoridades, pois todas as vezes que temos um surto, uma epidemia ou, nesse caso, uma pandemia, nos atrasamos para tomar medidas e depois esse atraso tem preço muito alto. As autoridades de Assis tomaram medidas e orientações no momento exato, como evitar aglomerações e nos organizarmos para conter a doença. Agora é o momento da prevenção, que deve ser feita com calma, serenidade e organização. A Santa Casa é um hospital que se preparou, treinamos as equipes, conseguimos os insumos necessários, mas se fizermos a lição de casa agora, não teremos casos de internação. Agora é o momento de cultivar as relações familiares, conversar dentro da nossa casa com nossos familiares e é saudável para o momento. Temos que ter sabedoria, discernimento e obediência às autoridades públicas, pois venceremos mais esse desafio", reforça.

Já Eduardo Vella, diretor executivo da FEMA, salientou o trabalho de capacitação dos profissionais da UPA juntamente com a Secretaria de Saúde.

"A UPA é uma responsabilidade da FEMA e por isso chamamos a atenção da população para que fique atenta às orientações, como procurar o pronto-atendimento somente em casos emergenciais e respeitar o isolamento social. A partir desta quinta-feira, as equipes passarão por um treinamento juntamente com a rede municipal para saber como atender os possíveis casos de Coronavírus, além de cuidados com higiene pessoal e outras orientações. A FEMA está sempre à disposição da comunidade assisense e é necessário respeitar esse momento de contingência", finaliza.

Assista à reportagem da TV AssisCity durante a cobertura do Comitê:



Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM