Buscar no site

DOC e TEC serão descontinuados após popularização do Pix

Transferências via DOC e TEC deixarão de ser oferecidas pelos bancos a partir de 15 de janeiro

Redação AssisCity

  • 11/01/24
  • 14:00
  • Atualizado há 15 semanas

O fim das transferências via DOC e TEC está próximo. Após dia 15 de janeiro, todas as instituições associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) deixarão de oferecer esses recursos.

De acordo com levantamento da Febraban, em 2023, transações via DOC somaram 59 milhões de operações, apenas 3,7% do total de 63,07 bilhões de operações realizadas.

O DOC foi introduzido no sistema bancário brasileiro em 1993 pelo Banco Central. Trata-se de um meio de transferência utilizado para valores até R$ 4.999,99. As transações via DOC geralmente levam um dia útil para serem efetivadas e estão limitadas a uma conta por vez.

Já a TEC, introduzida no mesmo ano como uma alternativa ágil ao DOC, mantém o mesmo limite de valor. Porém, diferente do DOC, as transferências via TEC são concluídas até o final do dia em que a ordem foi dada. Além disso, essa modalidade também permite operações simultâneas de transferência para diferentes contas.

Ambos os sistemas tinham o objetivo de facilitar transferências entre as instituições financeiras, buscando maior agilidade e eficiência nas transações bancárias. Entretanto, com a evolução tecnológica, a sociedade desenvolveu novas necessidades. Isso fez com que, ao longo dos anos, as modalidades perdessem espaço no mercado para outros meios de pagamento, como o Pix.

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central em 2020. O serviço permite que os usuários enviem e recebam dinheiro de forma instantânea e 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Em 2022, o Pix já havia alcançado a marca de 1 bilhão de transações. Em 2023, esse número saltou para 3,3 bilhões de transações, um crescimento de 230%.

O crescimento do Pix se deve a uma série de fatores, como sua praticidade, agilidade e segurança. O serviço também é gratuito para a maioria dos usuários.

Com o fim do DOC e TEC, o Pix se torna a principal opção para transferências bancárias no Brasil. O serviço é oferecido por todas as instituições financeiras e pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas.

Receba nossas notícias em primeira mão!