Buscar no site

Educação prorroga prazo final de escolhas de cursos do Provão Paulista para domingo

Estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio precisam acessar o portal de escolha até domingo (24) às 23h59

Assessoria de Comunicação

  • 22/12/23
  • 17:00
  • Atualizado há 18 semanas

Alunos que prestaram em 2023 a primeira edição do Provão Paulista Seriado, iniciativa da Secretaria da Educação que garante ingresso direto nos cursos superiores das universidades e faculdades, têm até domingo, dia 24 de dezembro, às 23h59, para optarem pelos cursos superiores de preferência. O prazo foi prorrogado pela Educação. O estudante que não selecionar os cursos não poderá concorrer às 15.369 vagas do Provão Paulista.

A escolha é semelhante à que acontece nos principais vestibulares do país. São essas escolhas que permitirão à Vunesp - responsável pela elaboração e aplicação da prova - e às universidades e faculdades parceiras da Educação no Provão a aprovação e classificação dos candidatos. O resultado será divulgado pela Seduc-SP no dia 26 de janeiro de 2024.

USP Imagens - Educação prorroga prazo final de escolhas de cursos do Provão Paulista para domingo - FOTO: USP Imagens
Educação prorroga prazo final de escolhas de cursos do Provão Paulista para domingo - FOTO: USP Imagens

Cada estudante pode optar por até 11 cursos diferentes. Nesta primeira edição, o Provão Paulista disponibilizará vagas no ensino superior a partir de parceria inédita da Seduc-SP e a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Para o processo de escolha, os alunos matriculados nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal do Provão Paulista por meio do endereço https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/ com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.

O estudante poderá selecionar entre uma e 11 opções nos três grupos — o primeiro da USP, Unicamp e Unesp, o segundo das Fatecs e o terceiro, da Univesp. Não é obrigatória a escolha de todas as opções e em todos os grupos. Isso fica a critério do estudante.

As opções são distribuídas da seguinte forma:

Escolha de três vagas no grupo da USP, Unesp e Unicamp para o primeiro semestre. Cada estudante pode escolher até três cursos, em duas dessas universidades. Por exemplo, dois cursos na USP — em qualquer campus — e um na Unesp. Ou dois cursos na Unesp e um na Unicamp. Não é possível escolher um curso em cada uma dessas três universidades, conforme regras do edital nº 1 de 2023 do Provão Paulista;

Após escolhidas as três opções no primeiro grupo, o estudante pode escolher até cinco opções nas Fatecs para o primeiro semestre;

Por fim, escolha de até três cursos da Univesp, neste caso para o segundo semestre de 2024.

Para confirmar as opções, é preciso que cada aluno confirme suas escolhas no portal. Elas estarão registradas no perfil de cada estudante.

Receba nossas notícias em primeira mão!