Buscar no site

Vacinação contra a dengue começa em fevereiro, em 521 municípios

Ainda não há previsão de vacina para a região de Assis

Redação AssisCity

  • 25/01/24
  • 14:00
  • Atualizado há 13 semanas

O Ministério da Saúde informou que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. Até o momento, não há previsão para que a vacina seja administrada na região de Assis.

A lista completa está disponível aqui.

De acordo com o governo federal, as regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.

A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

SITUAÇÃO DA DENGUE EM ASSIS

Na cidade de Assis, até o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SMS) no dia 23 de janeiro, haviam 86 casos ativos da doença no município desde o início de 2024.

No último final de semana, a SMS realizou um multirão no Parque Colinas com o objetivo de eliminar focos do mosquito e conscientizar a população sobre a dengue. O bairro foi o escolhido por concentrar o maior número de casos na cidade.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais