Buscar no site

4 Razões para acompanhamento nutricional individualizado

  • 01/12/10
  • 23:00
  • Atualizado há 699 semanas

Por Bruna Moreira da Silva

1-Estímulo: Hoje se sabe que nosso estilo de vida pode determinar a qualidade em que ela é vivida. A alimentação é um dos aspectos importantes que, realizada de maneira adequada, promove bem-estar e evita o aparecimento de algumas doenças. Um nutricionista capacitado irá aproveitar sua iniciativa e auxiliar no seu dia-a-dia a juntar as peças "comer de maneira saudável" e "prazer em comer".

2-Técnicas Adequadas: Não há milagres. Para mudar hábitos sem comprometer sua saúde, a melhor alternativa é procurar acompanhamento profissional. Você conhece alguém que emagreceu e conseguiu manter o peso com dietas restritivas ( dieta da sopa, dos carboidratos, shakes, publicadas em revistas ou na internet) ou seguindo orientações que foram realizadas para outras pessoas? O nutricionista faz estratégias planejadas de acordo com o quebra-cabeças que encontra. Avalia cada individuo para observar as necessidades, destacar pontos positivos na alimentação e identificar os aspectos a serem melhorados.

3-Avaliação dos resultados: Além de informação correta, é importante ter à disposição um profissional que esclareça suas dúvidas, que faça acompanhamento de marcadores (medidas antropométricas, exames bioquímicos), que forneça dicas práticas para a manutenção de hábitos alimentares saudáveis. Para manter as peças do quebra-cabeça unidas, pode ser necessário formular novas estratégias para atingir o objetivo.

4- Manutenção: Para sustentar os resultados obtidos, é preciso acompanhamento periódico, que revise e atualize os três passos anteriores. Além disso, podem surgir novas peças ao quebra-cabeça. Situações como prática intensa de atividade física, gestação, envelhecimento e aparecimento de doenças (pressão alta, diabetes, colesterol elevado) demandam recomendações específicas sobre alimentação.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também