Buscar no site

Cuidados com nossos velhinhos e velhinhas

Magali Nascimento

  • 26/09/22
  • 09:00
  • Atualizado há 82 semanas

Olá.

Na coluna desta semana, quero falar sobre cuidados com idosos. Amanhã, 27 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Idoso, estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal, e que serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades. O dia 1º de outubro, também é marcado por ser o Dia Internacional da Terceira Idade.

Dados do Ministério da Saúde demonstram que, atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. E, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos, em 2015.

O envelhecimento da população tem impactos significativos na saúde, apontando para a importância da organização da rede de atenção à saúde para a oferta de cuidados específicos.

Todos sabemos que a melhor idade chega com muitas alterações físicas e psicológicas. São inúmeras situações causadoras de mudanças significativas na rotina dos idosos e das pessoas próximas.

divulgação - Magali Nascimento, podóloga - Foto: Divulgação
Magali Nascimento, podóloga - Foto: Divulgação

Todas as pessoas acima de 60 anos, independente das atividades que exercem, precisam de um olhar mais específico da sociedade e do poder público. Devemos nos atentar, e combater todo o tipo de discriminação, abusos físicos, psicológios, financeiros, negação de direitos básicos, abandono e toda e quaisquer formas de maus tratos com aqueles que cuidaram de nós. É dever de todos.

Cuidados com os idosos são especialmente necessários, quando se fala de saúde. Patologias como obesidade, doenças vasculares, arteriosclerose, diabetes, edemas (inchaço) e deformidades ósseas são comuns e, na maioria das vezes, apenas familiares são os responsáveis por tais cuidados.

O processo de envelhecimento também causa alterações nos pés, que podem apresentar afinamento e ressecamento da pele, engrossamento das unhas (onicogrifose) e onicomicose ou micoses. Idosos com diabetes precisam de atenção redobrada.

Cuidados com os pés dos mais velhos é a área de atuação da Podologia Geriátrica.

A podóloga começará podoprofilaxia e indicará o melhor tratamento, que pode ser corte correto das unhas, lixamento, desbastes de calos e calosidades, correções das unhas em garras com órteses e orientação sobre o uso de calçados e meias específicas para a rotina de cada paciente.

Nessas consultas, também poderão ser identificadas alterações na maneira de caminhar de cada pessoa, o que também é muito comum para esta fase da vida. Tais alterações podem causar reclusão, irritação, depressão e baixa autoestima. Sua podóloga sugerirá a busca de profissionais que auxiliem na locomoção e em seus aspectos psicológicos.

Outra coisa, sua podóloga vai falar sobre hidratação: ingerir água é fundamental, e não somente para idosos. Podologia não é apenas sobre pés, mas é sobre saúde. Hidratação também é saúde.

Vamos aproveitar as datas e refletir sobre como temos tratado nossos velhinhos e velhinhas. Eles merecem toda nossa gratidão e retribuição. Afinal, se chegamos até aqui, é porque alguém (eles e elas) não nos abandonaram lá atrás. Ingratidão é não fazermos nossa parte, agora, e lá na frente.

E, denuncie maus tratos ou abandono de idosos.

Pense nisso.

Beijo.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também