Buscar no site

Filosofias de um Rotariano

Redação Paraguacity

  • 03/08/10
  • 00:00
  • Atualizado há 716 semanas

Por Iris Vieira da Silva

O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários e fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões em 207 países do mundo. Ser Rotariano é adotar para si uma filosofia de vida baseada em companheirismo e na filosofia do servir.

O principal lema do Rotary "Mais se Beneficia Quem Melhor Serve", foi aprovado na Segunda Convenção do Rotary, que aconteceu em Portland, no Oregon, EUA, em agosto de 1911. A frase original, "Mais se Beneficia Quem Melhor Serve a seus Companheiros", foi dita pela primeira vez pelo rotariano de Chicago, Art Sheldon, em um discurso proferido em 1910. Na mesma época, Ben Collins, presidente do Rotary Club de Minneapolis, em Minesota, EUA, comentou que a melhor maneira de se organizar um Rotary Club seria através do lema adotado por seu clube, "Servir Porém Não a Si Próprio". Estes dois lemas, ligeiramente modificados para "Dar de Si Antes de Pensar Em Si" e "Melhor se Beneficia Quem Melhor Serve", foram adotados oficialmente pelo Rotary durante a Convenção de 1950, realizada em Detroit, Michigan, EUA. O Conselho de Legislação realizado em 1989, estabeleceu que a frase "Dar de Si antes de Pensar em Si" passaria a ser adotada como o principal lema do Rotary, uma vez que explica sucintamente a filosofia altruísta da prestação de serviços voluntários.

Outra filosofia adotada por rotarianos é a prova quádrupla, baseada em comportamentos é uma bussola para alcançar a ética diante das situações de nosso cotidiano. A Prova Quádrupla foi criada em 1932, pelo rotariano Herbert J. Taylor, que também foi Presidente do Rotary International. As quatro perguntas foram utilizadas como filosofia de trabalho pela Companhia do autor, que na época enfrentava uma grave crise. Os funcionários foram incentivados a utilizar o questionário em suas vidas profissionais e pessoais. A adoção desta postura levou a Empresa a sair de uma situação pré-falimentar. A mesma Prova Quádrupla foi adotada pelo Rotary International em 1943, é amplamente divulgada pelos Rotary Clubes no mundo, e tem como objetivo desenvolver e manter altos padrões de ética nas relações humanas.

A Prova Quádrupla:

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos.

1.É a VERDADE?

2.É JUSTO para todos os interessados?

3.Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?

4.Será BENÉFICO para todos os interessados?

(Fonte: ABC do Rotary, Cliff Dochterman)

Iris Vieira da Silva é psicólogo e responsável pelas relações públicas do Rotary Clube de Paraguaçu Paulista

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também