23 de Setembro de 2021
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Igreja Católica Anglicana em plena comunhão com a Igreja Veteros Católica Apostólica (velhos católicos)

COLUNISTA - Padre Anglicano Vagner Antônio Nunes

O que se tornou conhecido, ao longo dos séculos, como 'Velho Católico' existe desde AD. 730 e tem sido uma Igreja autônoma por decreto papal desde 1145, posteriormente ratificado pelo Conselho Lateranense de 1215; faz, portanto, parte da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. É totalmente católica, mas não romana, totalmente ortodoxa, mas não oriental. Somos Ortodoxos na Crença, Católicos na prática e Vetero na adoração.

Somos Católicos com sucessão apostólica legítima e os sete sacramentos válidos perante a igreja.....

O clero da Igreja Veterocatólica faz uso do rito latino (Romano) e reza pelos bispos do mundo inteiro, como também pelo bispo de Roma. A Igreja Veterocatólica é ecumênica em espírito e convida todos a uma vida em Cristo em uma pastoral íntima com Deus, atenta aos anseios e as necessidade do povo.

A Igreja Veterocatólica é uma das muitas igrejas autocéfalas (autogovernadas) dentro da tradição da Antiga Igreja Católica, foi estabelecida para ministrar na tradição sagrada e sacramental de nossa herança católica, oferecendo uma abordagem mais pessoal, pastoral e progressiva ideologia do que as formas maiores e mais conhecidas de catolicismo. (Católica Romana, Ortodoxa, Anglo-Católica.) Somos uma Igreja peregrina, consciente de nosso tempo e lugar, viajando como uma comunidade em um mundo em constante mudança. Para este fim, a Declaração de Missão de nossa igreja reflete nosso compromisso em proclamar a compaixão por todos, a igual dignidade de todos e a possibilidade de todas as pessoas conhecerem e amarem a Deus e ao próximo de uma maneira única.

De que maneira somos católicos?

Como membros da Igreja "Una, Santa, Católica e Apostólica", preservamos a Sucessão Apostólica de Bispo válida e inquestionável que deriva de Roma através do episcopado histórico da Velha Igreja Católica, estabelecido após o Concílio Vaticano I em 1870, outras linhas de sucessão estendem-se da Igreja Ortodoxa Africana derivada da Antiga Sé de São Pedro em Antioquia, bem como através do Patriarcado Caldeu, a Ordem da Reunião Corporativa e A Igreja Joanita dos Cristãos Primitivos. Além disso, as linhas também vêm da Sé de Santo Agostinho em Cantuária e da Igreja Filipina Independente.

Como cristãos católicos, celebramos os sete sacramentos da Igreja e aderimos aos fundamentos da doutrina e prática católica, conforme expressa nos credos tradicionais da Igreja Católica, em várias declarações e nas formulações doutrinárias dos Concílios Ecumênicos e especialmente incluindo o Vaticano II. No entanto, também ouvimos a Palavra de Deus respondendo aos movimentos do mundo de hoje e procuramos ver a ação e o chamado do Espírito na vida das pessoas ao nosso redor.A Velha Igreja Católica foi fundada por bispos na época do Concílio Vaticano I em 1870, que não podiam aceitar o dogma da infalibilidade papal. Embora não acreditamos que o sucessor de Pedro seja infalível, reconhecemos o primado do Ofício petrino e prestamos o devido respeito ao Bispo de Roma, bem como à sua autoridade quando fala em união com os Bispos Católicos.

A primazia (não a supremacia) do Santo Padre (Papa) é o foco dos Velhos Católicos.A Igreja Veterocatólica é governada pela Colégio dos Bispos, presidido pelo Arcebispo Primaz Presidente tendo sucessão apostólica válida, praticamos nossa fé, liturgia e tradição sagrada (legitimidade) e sendo devidamente registrada de acordo com as respectivas leis brasileira com nosso nome e identidade como "Igreja Veterocatólica (Velha Igreja Católica), e ou/ Igreja Católica Apostólica em todos os países e lugares onde estamos (legalizados) nós podemos oferecer os sete sacramentos às pessoas que desejarem recebê-los.

Somos uma igreja missionária buscamos levar a palavra de Deus a todos independente de sua opção de vida na qual escolheu pois acolhemos o ser humano em si não a sua opção de escolha, pois perante aos olhos de Deus somos todos iguais...

Seguimos o mandamento de jesus que é o amor a bondade onde ele diz amai-vos uns aos outros como eu vos amei (João 13.34).

Estamos começando nossos trabalho em Assis, viemos para somar com aqueles que trabalham na evangelização pois jesus disse Ide por todo mundo e pregai o evangelho a todas as criaturas( marcos 16.15)...

Deus abençoe a todos contem com nossas orações e apoio...

Padre Vagner
Divulgação
Padre Anglicano Vagner Antônio Nunes
Padre Anglicano Vagner Antônio Nunes
+ VEJA TAMBEM