Buscar no site

Por que ter um portfólio diversificado de investimentos?

COLUNISTA - Mariana Hauer

Divulgação - Mariana Hauer

  • 18/05/22
  • 10:00
  • Atualizado há 101 semanas

Após a nossa formação de reserva de emergência, quando começamos a construir nosso patrimônio, é natural que você escute que "você precisa diversificar os seus investimentos". Mas, nem sempre, fica muito claro o motivo pelo qual isso é verdade.

A diversificação de investimentos é uma das estratégias mais simples e mais eficientes para lidar com erros humanos e também com incertezas. Quando escolhemos nossos investimentos, geralmente, temos em mente um cenário econômico esperado para o curto, médio e longo prazo. Mas a verdade é que os cenários mudam o tempo todo. Vamos pensar em alguns pontos:

(1) risco de concentração: se você tem seus investimentos concentrados em um ativo e acerta, você ganhará bastante dinheiro. No entanto, se o cenário que você apostou não se concretizar, você perderá muito dinheiro.

Divulgação - Mariana Hauer, assessora de investimentos - Foto: Divulgação
Mariana Hauer, assessora de investimentos - Foto: Divulgação

(2) Diversificação em momentos de crise: em momentos em que ocorrem o efeito manada, que os ativos perdem o referencial de preço, imagine que você, mesmo que não esteja na manada, pode ser muito prejudicado se todos os outros investidores daquele ativo resolvem resgatar no pior momento.

(3) Correlação negativa: este termo estatístico nada mais é do que dizer que diferentes tipos de ativo se comportam de formas diferentes - e muitas vezes contrárias - em diferentes cenários. Ou seja, esses ativos não andam juntos, o que ajuda a mitigar o risco da sua carteira.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também