Se você está começando no ciclismo, saiba que os mais experientes no esporte têm métodos peculiares de conquistar novos parceiro(a)s de pedalada. Os argumentos mais utilizados e que são o mantra dos ciclistas experientes para nos abduzir, meros pebas, formam o combo "Vai ser de boa!", "Vamos que eu te espero!", "Vai ser um pedal rápido!" e "Tem subida, mas é tranquilo!".
Qualquer modalidade do ciclismo conta com imprevistos. Um pneu furado, uma corrente quebrada, uma compra de terreno (não uma ação imobiliária, mas um tombo), uma parada para sanar a fome ou a sede ou uma sessão de fotos fazem parte da atividade. Portanto, uma maneira de evitar estresse em casa é avisar a/o namorada (o), esposa/marido que vai demorar.
Neste quesito também se encaixa mais uma mentira do ciclista experiente, a famosa "Eu conheço a trilha!". Quando ouvir isso, pode saber que você vai rodar uns bons quilômetros sem ninguém no grupo ter a mínima noção de onde vocês estão. Admitir que errou o caminho? Jamais. Melhor dizer que para o pedal durar um pouco mais, resolveu pegar um "caminho alternativo".

Então, se você está começando no pedal, seja muito bem-vindo(a). Mas fique atento(a) a essas e muitas outras frases e histórias que têm como objetivo apenas te convencer àquele pedal em grupo. Não podemos nos esquecer das famosas pérolas "O ritmo vai ser tranquilo!", "Só tem descida!", "Essa é a última subida!", "Daqui em diante é só reta!", "Daqui a pouco a gente chega!" "Por aqui tem um atalho!", "A trilha é tranquila, até fulano fez!", etc e tal.
O peba de hoje será um pouco mais experiente no futuro. Caberá a nós trazermos novos pebas para o rolê. E, com certeza, usaremos muitas destas frases aqui descritas para convencer a nova companhia a encarar a famosa trilha dos finais de semana.
Mas, mesmo com todas essas "omissões da verdade", o ciclismo (em especial o Mountain Bike) continuará sendo um esporte muito inclusivo. Mais e mais praticantes surgem a cada dia. E, com certeza, a grande maioria deles aderiu ao esporte após ouvir de algum amigo "Vai ser de Boa", "Tem subida, mas é tranquilo", etc.
Se você cair em uma dessas "verdades omitidas", nos vemos nas trilhas por aí.