Buscar no site

Aos 66 anos, morre ex-prefeito de Tupã Manoel Gaspar

Prefeito Municipal anunciou que irá decretar luto oficial no município.

Redação TupãCity

  • 17/06/21
  • 19:00
  • Atualizado há 149 semanas

Faleceu no início da noite desta quinta-feira (17) o ex-prefeito de Tupã e empresário Manoel Ferreira de Souza Gaspar. Ele estava internado em Barretos em coma induzido. Desde de 2018, Gaspar enfrentava uma luta contra o câncer.

Ainda não há informações sobre velório e nem sepultamento. Em suas redes sociais, o prefeito de Tupã Caio Aoqui lamentou a morte do ex-prefeito e afirmou que será decretado luto oficial no município;

Manoel Gaspar foi o primeiro cidadão nascido em Tupã a se tornar prefeito da nossa cidade e acabou se tornando exemplo e inspiração para muitos.

"Ele foi fundamental no início da minha vida pública. Manoel Gaspar foi eleito para seu terceiro mandato como prefeito na mesma eleição em que fui eleito vereador mais jovem de Tupã. Com muita humildade e generosidade, me ensinou sobre a política e sobre a vida várias lições que carrego comigo até hoje", destacou o prefeito.

Ele ainda completa: "Em sua homenagem, estamos decretando luto oficial no município. Mas Manoel Gaspar merece mais, muito mais. Em meu nome e em nome de todos os tupãenses, o nosso reconhecimento e a nossa gratidão eterna a um homem que não só sonhou e desejou uma cidade melhor, mas ajudou a construí-la!", conclui.

Manoel Gaspar foi Prefeito de Tupã, sendo o maior prefeito eleito, com três gestões.
Manoel Gaspar foi Prefeito de Tupã, sendo o maior prefeito eleito, com três gestões.

Legado

Manoel Gaspar foi Prefeito de Tupã, sendo o maior prefeito eleito, com três gestões, nos anos de 1997/2000, 2001/2004 e 2013/2016. No Poder Executivo, deixou um grande legado, como a conquista do título de Estância Turística, a instalação da unidade educacional da UNESP, do Instituto Federal e do Centro Paula Souza, a construção de quatro escolas municipais, a readequação e ampliação da Creche Irene Resina, a readequação da creche Jardim Aritana, entre outras.

Além disso, como prefeito possibilitou a instalação do Poupatempo, a vinda da Justiça Federal, a criação de projetos educacionais e assistenciais, como o Projeto Crescer, o Projeto Migrante, e a criação do terceiro distrito industrial.

Na área ambiental, Gaspar foi responsável pela implantação do Projeto Reciclar é Legal e do Aterro Sanitário. Em parceria com a Sabesp, tornou Tupã uma das primeiras cidades do Brasil com 100% de esgoto coletado e tratado e 100% de asfalto.

Empresário

Nascido em 1955, Manoel Ferreira de Souza Gaspar é descende de família portuguesa da região de Leiria. Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas de Tupã (FACCAT), na turma de 1976, o empresário iniciou seu legado no setor privado aos 14 anos.

Em meados do ano 1997, construiu o Posto de Gasolina na Avenida Marilia, iniciando as atividades do primeiro posto da Rede de Postos Vanuire, atualmente composta por cinco unidades no município, gerando emprego e renda para nossa cidade.

Também é cofundador do Grupo Unipetro em Tupã, contando com 20 empresas fornecedoras de óleo diesel, óleos combustíveis, querosene e lubrificantes; estando atualmente com unidades por todo o Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Minas Gerais.

Aos Familiares e amigos nossos mais sinceros Sentimentos

Receba nossas notícias em primeira mão!