Buscar no site

Não sabe guardar segredo? Saiba o que isso revela sobre a sua maturidade

Trair a confiança de uma pessoa querida ou amiga revela muito mais sobre a própria psique do que se pode imaginar

bolsademulher.com/Foto: Divulgação

  • 25/07/16
  • 20:00
  • Atualizado há 404 semanas

Trair a confiança de uma pessoa querida ou amiga revela muito mais sobre a própria psique do que se pode imaginar. Apenas alguém com uma identidade madura e sólida é capaz de respeitar a privacidade dos outros. Talvez você já tenha se sentido traída porque alguém de sua confiança a quem confiou um segredo que não foi capaz de guardá-lo. Entenda o que acontece.

Maturidade e respeito

A capacidade de guardar segredos de outras pessoas ou de encontrar a pessoa certa para ouvir os seus próprios desabafos vem de um trabalho psicológico que começa nos primeiros anos de vida. Alguém incapaz de manter um segredo é uma pessoa imatura que ainda não sabe proteger sua privacidade. Lhe falta o poder psíquico que implica a contenção adequada dos pensamentos e sentimentos.

Quem não respeita a vida do outro também não sente respeito pela sua vida, embora não seja consciente disso. A relação que as pessoas mantêm com os outros têm muito a ver com o vínculo que têm organizado consigo. Aprendemos a manter segredos quando paramos de ter excesso de confiança em alguém (pai, mãe, irmãos).

A decisão de não compartilhar tudo é a primeira característica de independência de crianças e adolescentes. Porém, algumas pessoas são incapazes de manter um segredo. Elas se apropriam da vida dos outros, porque a delas está vazia. Há falta de uma psique madura e uma forte identidade, pois quando alguém lhe conta um segredo, compartilha com você uma intimidade que não lhe pertence.

Receba nossas notícias em primeira mão!