Buscar no site

"No trânsito, escolha a vida" é tema da Semana Nacional de Trânsito 2023

Campanha é promovida anualmente pelo Observatório Nacional de Segurança Viária entre os dias 18 e 25 de setembro

Assessoria de Comunicação

  • 19/09/23
  • 17:00
  • Atualizado há 31 semanas

Nesta segunda-feira, dia 18, teve início a Semana Nacional de Trânsito 2023. Neste ano, o tema "No trânsito, escolha a vida" foi o escolhido para ser o cerne das Campanhas Educativas de Trânsito, proposto pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e que pretende dar sequência às ações realizadas no mês de maio, durante o Movimento Maio Amarelo.

Observatório Nacional de Segurança Viária/Divulgação -
"No trânsito, escolha a vida" é tema da Semana Nacional de Trânsito 2023 - FOTO: Observatório Nacional de Segurança Viária/Divulgação

Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, em seu artigo 326, a Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais humano e seguro.O cuidado com os mais vulneráveis, a acessibilidade e sustentabilidade são as ideias centrais direcionando as campanhas educativas durante o ano todo.

Ao longo destes dias, é promovido por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro. Deve ser o momento em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovam ações de educação e conscientização para a segurança viária. A campanha tem caráter intensivo, estendendo-se, inclusive, às escolas e universidades.

André Ferreira, instrutor de Trânsito e Observador Certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária, destaca que um trânsito seguro é uma responsabilidade de todos. "O trânsito ocupa um espaço fundamental, permitindo que todos possam trabalhar, estudar, ter seu lazer e desempenhar as demais atividades cotidianas. O trânsito é mais que mero compartilhamento de vias públicas, trata-se de um exercício cotidiano de cidadania", frisou

Observatório Nacional de Segurança Viária/Divulgação - Todos os materiais da Semana Nacional de Trânsito 2023 estão disponíveis para download - FOTO: Observatório Nacional de Segurança Viária/Divulgação
Todos os materiais da Semana Nacional de Trânsito 2023 estão disponíveis para download - FOTO: Observatório Nacional de Segurança Viária/Divulgação

Por esse motivo, a Segurança Viária deve ser um bem comum buscado por todos os agentes governamentais e pela sociedade civil organizada, na intenção não apenas de preservar vidas, mas de disciplinar o comportamento coletivo no trânsito. Nesse contexto, a Segurança no Trânsito só pode ser alcançada por meio de três pilares complementares: a Educação, a Engenharia e o Esforço Legal.

Para Ferreira, é importante destacar também que se esforçar para manter um trânsito seguro é um trabalho diário. "Salvar vidas, diminuir sinistros, educar para o trânsito, devem ser ações a serem contínuas e não só na Semana Nacional de Trânsito. Os esforços devem ser todos os dias, ano a ano", finalizou.

Todos os materiais da Semana Nacional de Trânsito 2023 estão disponíveis para download neste link. Assim como em anos anteriores, o OBSERVATÓRIO disponibiliza uma campanha de educação para o trânsito, gratuita e em conjunto com a CNT, Sest Senat, a Senatran e o Ministério dos Transportes.

Receba nossas notícias em primeira mão!