09 de Agosto de 2022
20º/30º
Notícias - Destaque

FEMA abre inscrições para a 23ª Semana de Química

O evento será do dia 15 ao dia 19 de agosto de 2022 e as inscrições podem ser feitas pelo site da FEMA; 19ª Mostra de Trabalhos Científicos da instituição acontecerá simultaneamente

O curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) promove, do dia 15 ao dia 19 de agosto de 2022, a 23ª edição da Semana de Química. Este ano, o evento será totalmente presencial e terá como tema "Ciências para o Desenvolvimento Sustentável". Trabalhos para apresentação na 19ª Mostra de Trabalhos Científicos da FEMA também já podem ser submetidos pelo site até o dia 8 de agosto de 2022.

Realizado anualmente pelo curso, a Semana Acadêmica de Química é um evento que tem como objetivo promover a interação de alunos e professores com convidados especialistas nas áreas de conhecimento da química, com intuito de enriquecer a formação dos alunos e ampliar seus horizontes profissionais para o mercado de trabalho, assim como despertar e estimular seus desejos de aprimoramento nas diversas áreas de atuação do químico.

Segundo a coordenadora do curso de Química da FEMA, Dra. Mary Leiva de Faria, a escolha do tema deste ano está relacionada ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, adotada pela Conferência Geral da UNESCO no ano passado com o intuito de homenagear e divulgar o papel fundamental das mais diversas áreas da Ciência. "De geração em geração, as ciências básicas constroem o conjunto de conhecimentos que as próximas gerações podem usar para resolver problemas sobre os quais não sabemos lidar hoje. Neste aspecto, a Química contribui efetivamente para um mundo sustentável e a divulgação destes benefícios para o progresso científico devem ser rápidas e amplamente compartilhadas", comentou.

Na abertura da semana, dia 15, será realizada a palestra ministrada pelo Dr. Regildo Márcio Gonçalves da Silva, com o tema "Síntese Verde - A Sustentabilidade na obtenção de compostos naturais", às 20h no anfiteatro da FEMA. Na terça-feira, dia 16, a palestra será sobre Transformação e biotransformação de resíduos lignocelulósicos em materiais funcionais para a recuperação e melhoria do ambiente e agricultura, ministrada pelo Dr. André Luiz Martinez de Oliveira no Anfiteatro da FEMA, às 20h.

No dia 17 de agosto, às 14h no Laboratório Solos & Plantas, será ministrado um minicurso para alunos do 3º e 4º anos do curso de Química sobre Análise de Metais por espectrometria de Emissão Atômica com Plasma Induzido por Micro-ondas, com o Dr. Tiago Bervelieri Madeira. No mesmo dia, às 20h no anfiteatro da FEMA, a Dra. Lucineia dos Santos ministra uma palestra sobre Bioprospecção Farmacológica de Resíduos.

Na quinta-feira, dia 18, será apresentada uma palestra, sobre Privilégios e Preconceitos: reflexões para o trabalho com a diversidade na escola, pela Doutoranda Stelamary Aparecida Despincieri Laham, no Anfiteatro da FEMA, também às 20h. O encerramento da 23ª Semana de Química será na sexta, dia 19 de agosto, com a 19ª Mostra de Trabalhos Científicos, às 18:30 no Hall do Anfiteatro da FEMA. E, a partir das 20h, o Me. André Campos Colares Botelho apresentará a palestra "Técnicas de gestão de projetos para sustentabilidade". Outras informações sobre a programação, basta acessar o site através do link.

Para a professora Dra Patrícia Cavani, da Comissão Organizadora do evento, ampliar o conhecimento dos alunos nestas áreas é fundamental e a FEMA tem um papel fundamental na formação de cidadãos que possam gerar agentes de mudança na sociedade. "Com uma população mundial de mais de 7 bilhões de pessoas e recursos naturais limitados, nós, como indivíduos e sociedades, precisamos aprender a viver juntos de forma sustentável. Precisamos agir de forma responsável com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações futuras para a vida das pessoas e para o Planeta. A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) contribui para mudar a forma como as pessoas pensam e agem para alcançarmos um futuro sustentável", comentou a professora.

19ª Mostra de Trabalhos Científicos

Poderão submeter trabalhos na 19ª Mostra de Trabalhos Científicos da FEMA, alunos e ex-alunos da instituição e de outras instituições de ensino, inclusive escolas técnicas - desde que o trabalho se relacione com a área de química. O prazo máximo para envio de trabalhos é 23h59 do dia 8 de agosto de 2022, exclusivamente pela internet, através do e-mail [email protected]

Todos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas de apresentação, receberão um e-mail com a carta de aceite, até o dia 9 de agosto de 2022. Os trabalhos aceitos serão apresentados ao público no encerramento da 23ª Semana Acadêmica de Química, no dia 19 de agosto, em formato de banner. As orientações para a submissão de trabalhos podem ser encontradas no link, na aba Normas para Submissão de Trabalhos Científicos.

Inscrições

Para se inscrever na 23ª Semana de Química, basta acessar o site e preencher o cadastro. Se você é aluno de Química Industrial ou de qualquer outro curso da FEMA, faça a sua inscrição pela Área de Alunos do Portal Acadêmico. A 23ª Semana Acadêmica de Química da FEMA é uma realização da coordenadoria do curso de Química Industrial da FEMA com o apoio da CROL Ciência Cosmética, Maxximo's, Laboratório Solos & Plantas, Colégio Ipê, Bebidas Conquista e Casa di Conti.
Assessoria de comunicação - FEMA
+ VEJA TAMBEM