Buscar no site

Neurologista assisense fala sobre distúrbios do sono e formas de prevenção

Apneia do sono e insônia são os mais comuns entre a população

Redação AssisCity

  • 13/01/24
  • 08:00
  • Atualizado há 15 semanas

Noites mal dormidas têm se tornado uma preocupação crescente na sociedade moderna. Para esclarecer as principais causas dos distúrbios do sono, conversamos com o neurologista Pedro Medalha, da cidade de Assis. O médico compartilhou informações sobre insônia e apneia do sono, oferecendo orientações para diagnóstico, tratamento e prevenção dessas condições.

Pedro Medalha ressalta a importância de entender as diferenças entre a insônia e a apneia do sono. "A insônia geralmente está relacionada à dificuldade em adormecer ou manter o sono, enquanto a apneia do sono envolve pausas na respiração durante a noite. Ambas são preocupantes e merecem atenção médica."

Arquivo Pessoal - Pedro Medalha é médico neurologista em Assis - Foto: Arquivo Pessoal
Pedro Medalha é médico neurologista em Assis - Foto: Arquivo Pessoal

Diagnóstico Preciso:

O neurologista enfatiza a necessidade de um diagnóstico preciso para orientar o tratamento adequado. "É crucial procurar ajuda profissional se os problemas de sono persistirem. A realização de estudos do sono, como a polissonografia, podem analisar os padrões de sono e auxiliar no diagnóstico."

Caminhos para a Cura:

Quando questionado sobre opções de tratamento, Medalha destaca abordagens variadas. "O tratamento da insônia pode envolver terapias cognitivo-comportamentais, enquanto a apneia do sono muitas vezes responde bem a mudanças no estilo de vida, como perda de peso e utilização de aparelhos CPAP."

Prevenção como Prioridade:

O neurologista orienta ainda para a prevenção dos distúrbios do sono. "Manter uma rotina de sono regular, criar um ambiente propício ao descanso e evitar estimulantes antes de dormir são práticas essenciais. Além disso, a manutenção de um peso saudável e a prática regular de exercícios podem ajudar significativamente."

A busca por uma noite de sono reparador não apenas melhora a qualidade de vida, mas também contribui para a prevenção de condições de saúde mais graves. "Dormir bem é fundamental para a saúde global, e qualquer dificuldade nesse aspecto merece atenção médica para um tratamento adequado", finaliza o médico.

Receba nossas notícias em primeira mão!