Buscar no site

O que você faz para economizar energia? Confira os mitos e verdades sobre consumo eficiente de energia elétrica

Especialista em eficiência energética orienta sobre mudança de hábitos que fazem com que você e sua família evitem o desperdício de energia

Assessoria de Comunicação

  • 11/03/24
  • 10:00
  • Atualizado há 6 semanas

Estamos há algumas semanas do fim do verão, mas as temperaturas altas seguem predominantes na maioria das cidades da região. Como consequência do calor intenso, a rotina de consumo de energia também altera em muitas residências, o que faz com que faz muitas pessoas buscarem alternativas para segurar os gastos e não assustar com a conta no final do mês. Mas, você já parou para pensar o que é verdade e o que é mito nos hábitos para economizar energia?

Com a ajuda do coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, levantamos as principais dúvidas as pessoas sobre como economizar energia, de verdade. Confira as dicas:

- O local da geladeira interfere no meu consumo de energia?

VERDADE. "Os equipamentos que geram calor interferem no consumo de energia da geladeira, que vai gastar mais para manter a temperatura interna de refrigeração, principalmente se a pessoa ficar abrindo e fechando a porta da geladeira com muita frequência", esclarece Thiago.

Por isso, ao planejar a disposição dos móveis na sua cozinha, evite deixar fogão ou torre quente (espaço para forno elétrico e micro-ondas) ao lado da geladeira. E evite ainda colocar a geladeira na parede cujo sol bate pelo lado de fora na maior parte do dia. O calor excessivo da parede externa também vai demandar maior força de trabalho do motor da geladeira, fazendo com que consuma mais energia.

- Se eu colocar uma garrafa pet com água em cima do relógio medidor para "refrigerar", consigo economizar energia?

MITO. A garrafa de água sobre o relógio não tem efeito algum sobre o funcionamento do medidor. "É importante ressaltar que o consumo de energia é calculado conforme a frequência e tempo de uso dos equipamentos que a pessoa tem em casa. A geladeira, por exemplo, é um equipamento que não dá para desligar. Então, ela vai consumir energia o tempo todo. Já os aparelhos como a televisão, computador, fritadeira elétrica, por exemplo, consomem enquanto estão sendo usados. Por isso a importância de não deixar os equipamentos em stand-by, ou seja, desligue da tomada sempre após o uso, pois isso evita o desperdício de energia.

- Casas com instalações mais antigas podem ter um gasto maior de energia?

VERDADE. "Instalações inadequadas e sem revisões há muito tempo podem, de fato, gerar sobrecarga e aumentar o consumo, além do perigo. Nesses casos, é importante que um eletricista faça a revisão das instalações internas". Além disso, evite usar "benjamin", ou T, para ligar vários aparelhos. Esses dispositivos podem gerar sobrecarga e ainda provocar um curto-circuito e até incêndio.

- Lâmpadas de LED economizam mais que as fluorescentes, incandescentes ou halógenas?

VERDADE. As lâmpadas de LED que são mais eficientes e possuem maior durabilidade quando comparadas às fluorescentes, incandescentes ou halógenas. Além de economizar energia, você vai gastar menos com as trocas recorrentes de lâmpadas.

- Quanto mais barato o equipamento eletrônico, mais energia gasta?

MITO. Ao comprar qualquer equipamento eletrônico novo, prefira produtos com o Selo Procel categoria A. O selo foi criado para orientar o consumidor na hora da compra, facilitando a identificação dos equipamentos e eletrodomésticos que já foram devidamente testados e que, comprovadamente, são mais eficientes e consomem menos energia.

- Sensores de presença ajudam a economizar energia?

VERDADE. "Os sensores de desligamento automático, temporizadores de movimento, tomadas inteligentes e projetos de automatização que podem ser instalados em qualquer cômodo da casa, de fato, ajudam a economizar energia. Como são sistemas inteligentes, são capazes de evitar o desperdício de energia, uma vez que apagam as luzes de ambientes vazios e permitem programar o 'liga e desliga' dos eletrônicos da casa", garante Thiago.

- Ligar o ferro para passar rapidinho apenas uma peça de roupa evita que o aparelho fique ligado por muito tempo e, consequentemente, reduz o consumo de energia.

MITO. "Cada vez que você liga o ferro de passar, ele leva um tempo até atingir a temperatura ideal para passar, o que já está demandando energia. Agora, imagine você ligando o ferro todos os dias para passar uma ou duas peças de roupas. Isso não é economia, e sim, desperdício de energia", alerta Thiago.

Segundo ele, em se tratando de economia, a orientação é para que passe somente peças necessárias (evite passar roupas de usar em casa, de cama, de academia) e, junte o maior número de peças para passar tudo de uma vez.

Quer saber outras dicas para usar a energia na sua casa de forma eficiente? Acesse energisa.com.br.

Receba nossas notícias em primeira mão!