Buscar no site

Enfermagem da Fema tem ampla atuação na comunidade

Profissional da Enfermagem tem um campo de atuação que vai além da tradicional assistência

Assessoria FEMA

  • 12/12/16
  • 16:00
  • Atualizado há 384 semanas

No ano em que completou 10 anos, a Enfermagem na Fema se firmou como referência na cidade de Assis e região. A qualidade empregada pela graduação é reconhecida inclusive por profissionais que já atuam no mercado.

Para a professora Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora do curso, essa qualificação vem da junção entre aulas teóricas e práticas e de um trabalho que resgata nos alunos a essência da profissão: o gesto de cuidar.

A principal característica do curso é promover uma execução prática do conteúdo apresentado em sala de aula, desde o início da graduação.

"Nosso curso é 100% presencial, ao contrário de algumas instituições. São aulas teóricas e práticas e com dois anos de estágio em campos reais. É um aprendizado de qualidade. Alunos de Ourinhos, de Marilia, de outras cidades, nos procuraram exatamente por esse modelo de ensino em que o profissional sai capacitado para o mercado de trabalho", ressalta a docente.

Para isso, a graduação conta com profissionais e especialistas em suas áreas de atuação. "Estimulamos nosso corpo docente a buscar novos conhecimentos. Em breve, vamos ampliar para 70% o número de professores doutores no nosso curso".

Estrutura e Extensão

A estrutura do curso oferece dois laboratórios. No espaço exclusivo, uma área física de 130 m² está equipada com materiais para as técnicas em Enfermagem destinadas às disciplinas teórico-práticas. O segundo laboratório é o de Práticas em Ciências da Saúde Professor Ulysses Telles Guariba Netto, inaugurado este ano com a chegada da Medicina, com tecnologia de ponta e robôs-simuladores.

Um dos diferenciais da graduação é sua constante atuação junto a comunidade, em atividades de extensão desenvolvidas, por exemplo, na Liga do Trauma e na Clínica da Enfermagem.

A clínica coloca o aluno em situação de prática com pacientes das comunidades. "Eu acompanho os estudantes, em dupla, no atendimento domiciliar a pacientes de Assis. Também fazemos o acompanhamento de funcionários da própria fundação. É bom para o aluno, para a comunidade e para os funcionários", diz a coordenadora.

Por sua vez, a liga atua principalmente na capacitação e prevenção. O grupo, formado por estudantes e professores, desenvolve treinamentos e palestras e participa de plantões da urgência e emergência pré-hospitalar. Criada em 2015, a equipe já fez ações em Assis, Florínea, Ibirarema, Ourinhos, Palmital e Tarumã.

Mercado de trabalho

O profissional da Enfermagem tem um campo de atuação que vai além da tradicional assistência. Pode-se trabalhar como gestor de serviço de saúde, auditor, na educação, na pesquisa. O que deve orientar a carreira, contudo, é o objetivo final que sempre deve ser o benefício que se leva ao paciente, seja uma pessoa, família ou coletividade, lembra Rosângela Gonçalves.

"Os alunos de Enfermagem da Fema são privilegiados pela qualidade do curso oferecido. E isso a gente percebe com o reconhecimento do mercado. Estamos colhendo os frutos dessa intensa dedicação".

Professora Rosângela Gonçalves da Silva

Receba nossas notícias em primeira mão!