Os trabalhos apresentados pelo grupo foram relatos de experiência das atividades realizadas pelo PET-Assis, uma iniciativa da FEMA em parceria com a SMS, que tem como participantes alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina da FEMA e trabalhadores da SMS. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) de parceria interministerial saúde-educação tem como pressuposto a educação pelo trabalho com práticas colaborativas e visa induzir o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária e a participação social e seu objetivo é fomentar aprendizagem tutorial em áreas estratégicas do SUS para indução de mudanças nos processos de formação profissional.
Ao todo, 6 trabalhos científicos desenvolvidos pelos participantes do PET-Assis foram selecionados para apresentação por plataformas virtuais no seminário que tem como coordenadora geral do PET-Assis, Dra. Andreia Sanches Garcia.
O PET-Saúde Interprofissionalidade, parceria entre a FEMA através dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina e da SMS, por meio do núcleo de Educação Permanente possibilitou a inserção dos futuros profissionais dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina da FEMA na rede de serviço, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), agregando suas formações com olhares distintos e intervenções construídas em colaboração entre profissionais da saúde, estudantes, preceptores e tutores. As coordenadoras do programa na FEMA são as enfermeiras e professoras de Medicina, Vanessa Patrícia Fagundes e Lilian Dias dos Santos Alves, as duas tutoras são as coordenadoras dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, Fernanda Cenci de Queiroz e Maria Eulália Baleotti, respectivamente. Da SMS são preceptoras no programa a fisioterapeuta Camila de Moraes Delchiaro, a nutricionista Luciana Gonçalves Carvalho a enfermeira Aline Biondo Alcantara e a fonoaudióloga Emilena Fogaça Coelho de Souza.
