De acordo com Cássio Luige, Especialista em ENEM e Professor de História em cursinhos de pré-vestibulares na cidade Belo Horizonte, o desempenho no exame pode garantir acessos a:
• Vagas em universidades públicas de todo o paÃs pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
• Bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni);
• Financiamento de mensalidades pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
• Vagas em particulares, que usam o Enem como vestibular;
• Bolsas de estudo nas particulares, conforme o desempenho.
NOVIDADE
"A grande novidade é que as notas obtidas nas provas aplicadas na 1ª, 2ª e 3ª Série do Ensino Médio formarão uma pontuação final que poderá ser usada pelos estudantes para pleitear vagas em universidades públicas do paÃs. Desta forma, o conjunto de provas realizadas ao longo dos três anos, o estudante terá a chance de ingressar diretamente nas universidades sem a necessidade de realizar o ENEM tradicional", explica o professor Cássio Luige.
O Enem será aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro (prova impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro (prova digital). A data original, em novembro, foi adiada devido à pandemia do coronavÃrus.
Em 2019, dos 2.041.136 ingressos em cursos de graduação presenciais, 32% (668.647) foram selecionados via Enem, de acordo com o Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Entre eles, 275.042 entraram em universidades públicas e 393.605 na rede privada.